segunda-feira, 1 de agosto de 2016

EM DEFESA DO GERÚNDIO E DA "IDÉIA"


O professor de história escreve no quadro quando é interrompido por uma aluna.

- Professor, a palavra ideia não tem mais acento.

- Hã?

- A palavra ideia não é mais acentuada.

- Como assim? Quer dizer que eu não tenho mais idéia e sim idêia?

- Não professor, continua ideia mas agora sem acento segundo as novas normas gramaticais.

- Mas, espera um pouco... a idéia é minha ou é tua? A minha idéia tem acento, assim ó, bem destacada, um acento em diagonal, bem forte e acima do “e” e sempre terá acento enquanto ela for minha.

- Mas...

- Não tem mas. Na verdade, esse é o motivo de toda confusão do mundo, acabo de descobrir...

- ???

- Claro, sou de uma geração que tinha idéias, e até ideais, que não é a mesma coisa, sabia? Nossas idéias eram assim mesmo, abertas, chamavam a atenção... hoje as idêias são fechadas, acanhadas, comuns... você lê um texto inteiro e não se destaca nenhuma idéia pois as ideias se misturam, se escondem nas outras palavras que não ousam ter acento... nossas idéias ousavam, transgrediam...

- Professor... quer que chamemos o diretor?

- Diretor não tem acento. Governo não tem acento. Ditadura também não. Os controladores não sonham, não ousam... mas o lúdico ousa. Proparoxítonas têm acento. Ou não tem mais?

- Sim, proparoxítonas continuam acentuadas, mas...

- E o gerúndio?

- Que tem o gerúndio professor?

- Ele ainda existe? Banca que corrige redações não gosta de gerúndios, mas o gerúndio é o verbo mais brasileiro sabia? Poderia até se chamar Genivaldo, mas se chama Gerúndio.

- Calma professor, nós já pedimos socorro...

- Nós não estamos a fazer, estamos a rir nem estamos a chorar, estamos fazendo, estamos rindo, estamos chorando (e muito) entendeu? O Gerúndio é brasileiro, é perfeito em sua descrição. O gerúndio é ação, é ativo. O gerúndio não precisa de outro para se completar, ele é completo. Ele é solteiro e feliz e não esses verbos casados e tristes.

- Olha professor, o médico chegando...

- Viu... você viu que frase linda... uma proparoxítona acompanhada de um gerúndio... isso é Brasil, você não faz idéia. Viva as idéias com acentos, viva o gerúndio... abaixo a ditadura da falsidade...

- Que falsidade professor?

- Claro, dizer idéia e escrever ideia é o que? É pensar uma coisa e fazer outra. É falsidade.

- Viva a liberdade!!

E a aula acabou.




Prof. Péricles

Nenhum comentário: