segunda-feira, 4 de julho de 2016

SAÚDE, MUITA OPINIÃO POUCA INFORMAÇÃO



Uma mentira repetida inúmeras vezes acaba se tornando uma verdade, dizia Goebels naquilo que já se tornou um jargão popular.

E de mentiras nossos dias estão cheios.

Uma das lorotas preferidas é a de que a saúde nunca foi tão ruim e abandonada quanto nos governos Lula-Dilma.

Até parece que antes do PT o país vivia situação de saúde invejável e perfeita, onde todo brasileiro era assistido em suas necessidades.


O “SUS não funciona” já virou mantra golpista.

Como toda mentira, por mais repetida que seja, não resiste a uma boa memória, listamos abaixo, sete (em homenagem aos mentirosos) fatos concretos, criados pelos governos posteriores ao neoliberalismo no Brasil, ou seja, de 2003 para cá.

1- Criação do Samu - Em 2003 Lula criou o Serviço de Atendimento Médico de Urgência, o SAMU. Lula distribuiu 2.312 ambulâncias para 789 municípios e Dilma distribuiu mais 2.180 ambulâncias a 1000 municípios. Hoje o Samu atende 72% do território nacional.

2- Vacina Contra o HPV - No governo Dilma a vacina contra o HPV passou a ser distribuída gratuitamente pelo SUS. Na rede particular a vacina custa cerca de R$ 1.500,00. O HPV é o vírus que é responsável por 90% dos casos de câncer do colo do útero.

3- Criação de 121 Novos Cursos de Medicina - Lula e Dilma criaram 121 novos cursos de medicina em Universidades Federais. Para se ter uma comparação, Aécio Neves, em oito anos como governador, não criou nenhum em Minas. FHC também não criou nenhum quando foi presidente.

4- Lei do Câncer - Sancionada por Dilma a lei do câncer entrou em vigor em maio de 2013 e estabelece um prazo máximo de 60 dias para que pessoas com câncer iniciem o tratamento pelo SUS. Nesse período, que conta a partir da confirmação do diagnóstico e da inclusão dessas informações no prontuário médico, os pacientes devem passar por cirurgia ou iniciar as sessões de químio ou radioterapia, conforme a indicação de cada caso.

5- Mais Médicos - Até agosto de 2014, 14.462 médicos já estavam trabalhando em postos de saúde na periferia e em cidades pequenas, onde faltavam médicos. Mais de 50 milhões de brasileiros que não tinham acesso a um médico gratuito passaram a ter.

6 – Farmácia Popular - Criado em 2004, programa conta com uma rede própria (governamental) de 534 farmácias, e uma rede conveniada de 12.499 drogarias privadas que oferecem medicamentos com 90% de desconto. O governo arca com os custos do remédio e a população paga apenas 10% do preço. A farmácia do povo também derrubou o alto preço dos medicamentos em farmácias particulares que passaram a ter uma concorrente cobrando preços baixíssimos.

7 – Programa Saúde Não Tem Preço - Criado por Dilma, o programa oferece remédios gratuitos a pessoas que sofrem diversas doenças consideradas raras ou crônicas, como insuficiência renal crônica, hepatite viral B e C, osteoporose, problemas de crescimento, mal de Alzheimer, mal de Parkinson, mal de Gaucher, diabetes e hipertensão. Remédios caríssimos passaram a ser distribuídos gratuitamente pelo governo. Mais de 33 milhões de brasileiros são beneficiados.

Ao longo de séculos o pobre brasileiro acostumou a crer não ter direito ao atendimento de saúde, sendo isso, uma coisa de gente rica.

Esse estigma, muito mais difícil de ser superado do que se possa crer, se soma a desinformação e à informação comprometida, gerando uma “ignorância dirigida” cujo objetivo parece ser claro, acabar com a saúde pública e gratuita entregando um mercado de milhões de brasileiros, capaz de alimentar lucros astronômicos à iniciativa privada.

Falta muito a ser feito para que a saúde pública no Brasil seja de fato boa. No entanto não podemos ignorar os avanços que tivemos entre 2003 e 2014 e nem esquecer de como era a situação da saúde pública antes do governo de Lula.





Prof. Péricles
Obs. Os dados numéricos apresentados foram coletados pelo Dr. Franklin Alves, em excelente texto.



Um comentário:

Antônio Carlos disse...

o problema é conseguir convencer as pessoas que essas informações são verdadeiras. Ou se cria um meio de comunicação independente do existente para passar informações concretas ou sempre estaremos vivendo entre pessoas que se deixam levar pela emoção dirigida dos grande meios de comunicação que certamente tem interesse em desinformar.