quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

UM REBELDE E INCONFORMADO NATAL


Depois de um ano tenso, chegamos, inevitavelmente ao natal.

Interessante que, nas festas natalinas, se reproduzem de forma muito clara, as contradições de uma sociedade singular como a nossa.

E os comportamentos revelam, direta ou indiretamente, essas contradições.

Permeadas pela atmosfera envolvente da tradição, a elite busca vestir o manto da humildade e agir como se todos fôssemos, realmente, iguais.

A mesma mão que durante o ano empurrou pra baixo, agora busca ser portadora de um afago social.

Se isso não é sensacional entre os mais ricos, é extraordinariamente marcante na classe média, particularmente, a classe média mais conservadora.

As mesmas vozes que bradaram hinos de ódio e de discriminação, os mesmos indivíduos que nas redes sociais disseminaram mensagens homofóbicas, misógenas, racistas, agora posam de Papai Noel, trazendo presente para os pequeninos.

Por via do “espírito natalino” esses mesmos agentes do conservadorismo recriam atitudes que invertem a lógica de seus discursos que defende a exclusão e o preconceito.

Mas, deixemos pra lá, cada um encontre em si mesmo suas justificativas. Hipocrisia ou coerência, são questões que ultrapassam a formalidade do ensino e dependem muito mais do caráter do que de conhecimento.

O Blog manifesta sua alegria e esperança, nesse natal.

Alegria porque, apesar de toda a massacrante campanha midiática, apesar do uso covarde do poder de explorar a alienação política, apesar da união de forças poderosas que envolvem até parte do judiciário e da polícia de nosso país, apesar de tudo, conseguimos chegar ao natal com a normalidade da ordem política preservada, a presidenta eleita por mais de 54 milhões de votos no pleno exercício de seu cargo e o funcionamento das instituições preservado.

Esperança de que, depois de um ano inteiro perdido, o governo de Dilma Roussef possa retomar o caminho traçado pelas aspirações progressistas mais à esquerda.

A fundamental mudança do ministro da Fazenda já assinala por boas notícias.

O Blog deseja que nesse natal em todos os lares brasileiros, seja nas mansões e nas favelas, entre brancos, negros, índios e todas as etinias, entre todos os gêneros, entre crianças e crianças grandes que são os adultos, predomine a paz, e que, em algum momento, a reflexão em busca de justiça, social e política, seja exercida em todos os lares das mais variadas maneiras.

Esperamos que o verdadeiro papai Noel, não essa figura vermelha, preta e branca criada a partir de uma campanha publicitária da Coca-Cola em 1931, mas, o verdadeiro, aquele que sobrevive na pureza das crianças conquiste espaço em todos os corações.

Que a cristandade relembre o Jesus ídolo das massas de desvalidos cuja memória não nos leva à troca de bens, mas a comunhão de bens.

Esse Jesus que não exige contrapartida econômica, mas comprometimento com os mais sofridos.

Um Jesus rebelde e revolucionário, anarquista e subversivo, morto sob tortura por ordem dos poderosos e que, ao longo da história vem sendo, repetidamente, morto por quem detém o poder.

Que esse Jesus perseguido, mas que jamais desistiu, inspire todos os movimentos que visam a fraternidade, não aquela fraternidade meramente formal a partir de uma bela palavra, mas a fraternidade verdadeira, que brota no desejo de inclusão e respeito a todas as necessidades e diversidades humanas.

Uma fraternidade que ecoa em gestos simples, como, por exemplo, escolher nas urnas as propostas que busquem a igualdade e que defendam os interesses dos mais pobres.

Por tudo isso, desejamos a você, amigo visitante, não um natal tranquilo dos alienados, mas um natal rebelde dos que não se acomodam nem se conformam com as injustiças.

O Blog deseja um feliz, rebelde e inconformado natal àqueles que sonham com a justiça, a inclusão e a igualdade em todos os dias do ano e não apenas no natal.

Um grande abraço para aqueles que sabem que o mundo vai mais além do que seu umbigo e que não perderam a capacidade de se indignar.


 Feliz Natal!




Prof. Péricles

Nenhum comentário: