segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

ARACNE, FHC E A INVEJA


Ninguém propala sua inveja em relação a outro aos quatro cantos.

Ao contrário, com exceção dos ataques agudos de inveja, o invejoso disfarça como pode, pois, teme que sua inveja sirva como um atestado de inferioridade.

Por isso, o invejoso nega sua própria inveja.

Mas, algumas invejas são tão intensas que nem o porão mais escondido na alma consegue disfarçar.

É o caso da deusa Atena em relação à Aracne.

Aracne era uma tecelã talentosa. Todos admiravam sua habilidade.

Fiava com mãos mágicas e os elogios que recebia eram sempre intensos e verdadeiros.

Certo dia, ao buscar sua encomenda, um rico homem de negócios de passagem por aquelas bandas ficou tão encantado com o trabalho de Aracne que comentou “só Atena seria capaz de criar algo mais bonito que isso”.

Sabe como são as tecelãs... Aracne ficou indignada com a observação e disse que se pudesse desafiava Atena para um duelo de tecelagem para ver mesmo, ora bolas, quem era a melhor. 

Todos tentaram tirar isso da cabeça da guria, pois, as deusas gregas eram conhecidas pela sua irritabilidade e falta de espírito esportivo, quando perdiam, claro.

Mas, as palavras chegaram aos ouvidos da poderosa deusa que de repente, apareceu trazendo consigo dois teares para enfrentar o desafio.

Amigos de Aracne suaram frio, pois sabiam que aquilo não iria terminar bem. Mas Aracne, com a confiança que só a vaidade dá, permaneceu desafiadora.

As duas começaram a trabalhar dando o máximo possível no que faziam.

Muitas horas depois Atena olhou o que a rival fazia e teve que reconhecer que o talento da mortal era extraordinário e maior que o seu.

Mas, bem capaz que Atena aceitaria sair daquilo derrotada.

Mulheres... ou melhor, Deusas...

Bem, a esperta divindade passou a bajular a rival. Reconheceu que ela até tecia bem e poderia vir a ser muito boa mesmo.

“Amiga, tenho uma proposta pra te fazer”.

E propôs que as duas acabassem agora o desafio já que ela, Atena, era uma deusa muito ocupada e tinha compromissos urgentes no Olimpo, mas, que se a moça aceitasse deixar pra lá, no zero a zero, ela a transformaria na maior tecelã de todos os tempos, e que seria incomparável a qualquer outra.

Aracne, ingênua, aceitou e a temida deusa a transformou numa aranha (de onde vem aracnídeo).

É o caso também de FHC.

FHC que no tempo da ditadura era considerado uma estrela da esquerda, lá no conforto distante das lutas, e que sempre foi reconhecido como um intelectual, governou o Brasil por oito anos.

Seu governo foi frágil.

Seguindo a receita neoliberal, privatizou empresas públicas, e privatizou mal, sem nenhuma vantagem concreta ao país.

A inflação chegou a 70%, os salários congelaram (dos funcionários públicos literalmente congelaram) e a distância entre ricos e pobres só aumentou, como sabemos ser consequência das políticas neoliberais.

Não se criou nenhuma faculdade, nenhuma reforma estrutural no país em nenhum setor estratégico.

O pobre continuou pobre, e até mais pobre e essa população não guarda nenhuma saudade do “príncipe dos sociólogos”.

Quem elogia FHC e acredita nas suas explicações são seus correligionários e a mídia, mas FHC é vaidoso. O que ele queria mesmo era a admiração do povo.

Lula tem apenas o ensino fundamental.

Líder sindical sempre foi desdenhado por supostos erros de concordância e completa falta de lustro intelectual.

Lula também ficou oito anos no governo, mas, nesses oito anos promoveu políticas sociais de intensa repercussão entre os mais pobres.

O Fome Zero, o Bolsa Família, Luz Para Todos e os programas na área de ensino fazem de Lula um ídolo entre os miseráveis até de fora do Brasil.

FHC como bom invejoso não fala isso, nem jamais falará, mas lá dentro, caramba como deve doer a inveja!

Ele sabe quais serão os comentários nos livros futuros de história quando a mídia amiga não mais poder defende-lo. Sabe que, inevitavelmente os dois governos serão comparados. Ele sabe, e isso dói no intelectual vaidoso, mais até do que no político.

Se pudesse, ele faria como Atena, proporia pra Lula deixar pra lá as disputas e se tivesse poderes da grande deusa, transformaria Lula num sapo barbudo.

Mas, não pode.

Por isso, silenciosamente, está por trás de toda a sanha golpista dos últimos meses.

Não é por ideologia ou por motivos conceituais.

Porque assim como Atena, FHC também não sabe perder.

Pura inveja.



Prof. Péricles 

Nenhum comentário: