terça-feira, 6 de agosto de 2013

OS 10 PIORES GOVERNANTES DO BRASIL


Jânio e a Indecisão

Caramba, são tantos os candidatos que fica difícil fazer uma seleção. Assim não dá.
Mas, a partir de muito esforço, aspirinas e horas com o analista, criamos, a pedido de nossos alunos, a lista dos 10 maiores bolas foras da história administrativa do Brasil.

A lista é pessoal, portanto, sujeita às críticas e sugestões. Os nomes estão apresentados por ordem cronológica e não de incompetência, pois aí já seria uma missão impossível...

OS 10 PIORES GOVERNANTES DO BRASIL

1. Duarte da Costa: Segundo Governador-Geral do Brasil pode ser considerado exemplo de incompetência administrativa. Em sua administração que foi de 1553 a 1558 provocou tanto os índios que estes, pela primeira e última vez, se uniram contra os portugueses. Os franceses invadiram a Baia da Guanabara e se não bastasse, seu filho e o primeiro bispo do Brasil D. Pero Fernandes Sardinha, brigaram em público provocando o maior barraco. O bispo morreu de forma misteriosa.

2. D. Pedro I: conseguiu o milagre de, em apenas 9 anos tornar-se de herói nacional em vilão detestado por quase todos. Fechou a Constituinte e impôs uma Constituição nos moldes dos maiores ditadores. Reprimiu um movimento com extrema brutalidade (Confederação do Equador) exigindo a execução de um padim adorado pelos nordestino (Frei Caneca). Perdeu a Cisplatina (Uruguai) numa guerra quase sem batalhas e provavelmente, mandou matar um jornalista que pegava no seu pé (Líbero Badaró). Ainda achou tempo para se envolver com toda a mulherada da corte e da senzala tendo mais de 50 filhos bastardos, segundo pesquisas.

3. Mal. Deodoro da Fonseca: Proclamou a República só para impedir que o cara que lhe roubara a namorada, o senador Pinheiro Machado, o fizesse. Colocou um amigo inteligente, mas que não sabia nada de economia, Rui Barbosa, como Ministro da Fazenda e por causa disso o Brasil sofreu a crise econômica do Encilhamento. Sem paciência. Puxou a velha espada e tentou fechar o Congresso, mas foi vaiado pelos companheiros, ameaçado pela Marinha e renunciou.

4. Hermes da Fonseca: Presidente do Brasil de 1910 a 1914. Gaúcho de São Gabriel mas odiava o Rio Grande do Sul quase tanto quanto o Rio Grande do Sul o desprezava. Inventou artifício jurídico para colocar interventores nos estados em que não gostava dos governadores e chamou isso de “Política de Salvação Nacional”. O que conseguiu foi uma crise enorme, uma revolta de um padre muito doido (Padre Cícero) no Ceará e, acabrunhado, teve que voltar atrás e pedir perdão.

5. Washington Luis: de nome bem brasileiro foi presidente do Brasil de 1926 a 1930. O Brasil havia mudado, a crise da bolsa de NY em 1929 acabara de vez com o café brasileiro, o povo, o exército, o mundo, queria mudanças e mesmo assim insistiu com as fraudes para manter a República Velha. Quase jogou o país numa Guerra Civil e acabou, humilhantemente sendo convencido a vazar do poder e se exilar na Europa.

6. Eurico Gaspar Dutra: Presidente de janeiro de 1946 a janeiro de 1951. Esse militar simpatizante do fascismo integralista conseguiu em um só governo jogar fora todas as divisas acumuladas por Vargas no período da 2ª Guerra Mundial. Eleito com apoio dos donos de cassinos, proibiu os jogos de azar no país. Aderiu decididamente ao bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos na Guerra Fria e o país tornou-se subserviente à essa nação estrangeira.

7. Juscelino Kubitschek de Oliveira. Endeusado pela direita brasileira, JK governou o Brasil de 1956 a 1961. Ofereceu um plano de metas que não cumpriu. Abriu as fronteiras do país para o capital internacional e as transnacionais. Acabou com as ferrovias em nome das rodovias que representavam a “modernidade”. Criou uma bomba-relógio inflacionária que explodiria no governo dos outros. Perto da corrupção para a construção de Brasília o que dizem que rola de corrupção nas obras da Copa é brincadeira de criança.

8. Jânio Quadros: dispensa maiores comentários. Eleito Presidente com uma plataforma conservadora que prometia o combate à corrupção, que seria varrida do país, e adorado por milhões de brasileiros, Jânio ficou apenas 7 meses no cargo (de janeiro a agosto de 1961), renunciando sem nenhuma explicação plausível. A crise gerada por sua renúncia não provocou uma Guerra Civil, mas bateu no poste (a Campanha da Legalidade). Conseguiu de forma inédita, desagradar os conservadores (se reaproximou da URSS, condecorou Guevara) e os liberais.

9. Os Governos Militares: devem ser vistos em bloco, pois, os próprios generais que adotaram o título de presidente reconheciam ser apenas soldados do regime no cargo. Os governos militares criaram crises financeiras notáveis, inflação em patamares inéditos na América do Sul e aumentaram de forma avassaladora as desigualdades sociais. Entretanto, usando artifícios mirabolantes como o “Milagre Brasileiro” tentaram convencer a nação que o Titanic ainda flutuava. Além disso, especialmente entre 1969 e 1974, desenvolveram a mais criminosa repressão já vista no Brasil e a isso chamaram de “Guerra”.

10. Fernando Collor de Melo: Entre 1990 e 1992 representou a chegada do neoliberalismo no poder. Iniciou as privatizações, algumas, nunca devidamente esclarecidas, e foi derrubado de forma humilhante por um processo de impeachment.

Eu sei, eu sei que está faltando muita gente, mas ela só comportava dez. Quem discordar da lista esteja a vontade para enviar seus comentários à esse Blog. Faça você também a sua lista.

Prof. Péricles


6 comentários:

Anônimo disse...

Se um dia fizer para governadores de Estados. Por favor acrescente o Faraó de Minas Gerais. Obrigado!

OSEIAS disse...

O PIOR DOS PIORES: DUTRA

Anônimo disse...

Acho que existiu presidentes piores que JK . ex: José Sarney .

Anônimo disse...

Discordo de Dom Pedro I. Como governante ele proclamou a independência do Brasil, manteve a integridade territorial do Brasil contra várias tentativas de secessão e sua constituição durou 65 anos garantindo a estabilidade política do país no século XIX.

Anônimo disse...

Cade a Dilma?

Anônimo disse...

Na minha opinião José Sarnei foi o pior deles pois com o seu congelamento de preços o país ficou com uma enorme falta de suprimentos.(Obrigado)