sábado, 5 de abril de 2014

145 ANOS DE SAUDADES


Ele nasceu em 3 de outubro de 1804 e morreu (desencarnou, como ensinou) há 145 anos, em 31 de março de 1869.

Professor, pedagogo, tradutor, cientista e pensador em vários ramos do conhecimento, Hippolyte Léon Denizard Rivail, nosso querido Allan Kardec, deixou um rastro de luz a partir da codificação brilhante que fez dos ensinamentos dos espíritos.

Em homenagem aos 145 anos de saudades, entrevistamos o sábio de Lyon, com perguntas que receberam respostas dadas a mais de um século e permanecem extraordinariamente atualizadas.

Confiram...


Blog) Depois de tanto tempo de mutismo, de repente, no século XIX, os espíritos entregaram todos os segredos ao senhor. Por quê?

AK - Os Espíritos disseram que era chegada à hora dos tempos marcados pela Providência para uma manifestação universal e que, sendo eles os ministros de Deus e os agentes de sua vontade, tinham por missão instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.

Blog) Em poucas palavras, o professor Poderia nos dizer por que devemos acreditar em Deus e nos espíritos?

AK - Simples. Todo efeito tem uma causa. Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. O poder da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito.

Blog) Mas existem tantas pessoas diferentes na Terra. Gente boa misturada com gente perversa, inclusive de boa condição social e intelectual. Temos visto muita crueldade no mundo. O que o senhor pensa disso?

AK - Para mim, um homem é um homem, isto apenas! Meço seu valor por seus atos, por seus sentimentos, nunca por sua posição social. Pertença ele às mais altas camadas da sociedade, se age mal, se é egoísta e negligente de sua dignidade, é, a meus olhos, inferior ao trabalhador que procede corretamente, e eu aperto mais cordialmente a mão de um homem humilde, cujo coração estou a ouvir, do que a de um potentado cujo peito emudeceu.

Blog) Assistimos atualmente, a proliferação de religiões. Muita fé fervorosa e...

AK - (interrompe com um sorriso)Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente à razão, em todas as épocas da Humanidade.

Blog) Sim, mas todas essas religiões defendem sua fé e dizem que podem levar os fiéis a salvação e felicidade e...

AK) Fora da caridade não há salvação, além do mais, a felicidade depende das qualidades próprias do indivíduo e não do agrupamento religioso.

Blog) Desculpe-me querido professor, mas por que essa exploração sobre a credulidade das pessoas acontece? Por que os bons espíritos não os ajudam?

AK) Os espíritos protetores nos ajudam sim, com os seus conselhos, através da voz da consciência, que fazem falar em nosso íntimo - mas como nem sempre lhes damos a necessária importância...

Blog) Existe alguma maneira segura de se dar bem depois da morte?

AK (risos, de certo pela ingenuidade da minha pergunta) O homem é o árbitro constante de sua própria sorte. Ele pode aliviar o seu suplício ou prolongá-lo indefinidamente. Sua felicidade ou sua desgraça dependem da sua vontade de fazer o bem.

Blog) quer dizer que...

AK - quer dizer que a nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros.

Blog) Mas, vamos combinar que nos dias atuais está cada vez mais difícil não partir pro tudo ou nada, o Senhor não acha?

AK - O fardo é proporcional às forças, como a recompensa será proporcional à resignação e à coragem. Tudo é um efeito de causa e conseqüência.

Blog) Muita gente ainda tem muito medo de fantasmas. O senhor que conheceu tantos médiuns e assistiu tantas sessões, pode nos dizer se existem fantasmas?

AK - Existem muitos. Por exemplo, a inveja e o ciúme.
Com a inveja e o ciúme, não há calma nem repouso para aquele que está atacado desse mal: os objetos de sua cobiça, de seu ódio, de seu despeito, se levantam diante dele como fantasmas que não lhe dão nenhuma trégua e o perseguem até no sono.

Blog) O professor Rivail, curte algum tipo de entretenimento quando não está envolvido em seus trabalhos intelectuais?

AK - Gosto de música. A Música exerce salutar influência sobre a alma e a alma que a concebe também exerce influência sobre a Música.

Blog) qual, entre tantas frases imortalizadas na obra espírita, é a sua frase preferida?

AK - Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Blog) Só aqui, entre nós, como podemos fazer para atrair amigos espirituais, espíritos de luz, enfim, boas companhias do lado de lá e nos afastar dos barra pesada?

AK - Os bons espíritos simpatizam com os homens de bem, ou suscetíveis de se melhorar. Os espíritos inferiores, com os homens viciosos ou que podem viciar-se. Os afins se atraem. Então, a escolha é nossa.

Blog) Para encerrar, o professor poderia nos deixar sua mensagem final?

AK - Nunca, nunca mesmo, façam aos outros o que não quereríeis que vos fosse feito, mas fazei-lhe, ao contrário, todo o bem que está em vosso poder fazer-lhe.

Obs. Todas as respostas foram montadas a partir de frases reais proferidas e/ou escritas por Allan Kardec.


Prof. Péricles

Nenhum comentário: