segunda-feira, 30 de maio de 2011

RELIGIÕES CRISTÃS 01

As religiões cristãs fundamenta-se nos ensinamentos de Jesus Cristo contidos nos Evangelhos. Os Evangelhos não foram escritos por Jesus, mas, na tradição cristã, por seus mais próximos seguidores, os apóstolos.

A figura de Jesus, sua história e ensinamentos aconteceram no Oriente, mais especificamente, no Oriente Médio, atual Israel e Palestina.

Entretanto, seus enorme sucesso, que a faz uma das maiores religiões de todos os tempos se deve a Roma, pois foi o Império Romano que adotou o cristianismo e o preservou. Foi também em Roma que nasceu o clero, a Igreja oficial cristã e seus dogmas.

Mas não foi fácil.
Ao contrário do que lhe era peculiar, Roma, inicialmente, proibiu o culto cristão. Ao contrário, pelo menos três Imperadores promoveram uma deliberada perseguição aos adeptos do cristianismo.

Somente a partir do Édito de Milão (313) e do Édito de Tessalônica (380), o cristianismo foi permitido e depois, adotado como religião oficial do Império.

Depois da queda de Roma, em 476, a Igreja Cristã tornou-se a mais poderosa organização política e econômica de seu tempo, e o Papa (o supremo sacerdote, chefe da Igreja) a figura política mais importante do mundo ocidental.

Em 1054, ocorreu o Cisma, com a divisão da Igreja Cristã em duas: Igreja Católica Apostólica Romana (do Ocidente, subordinada ao Papa) e Igreja Cristã Ortodoxa (do Oriente, sem ligação hierárquica com o Papa).

A partir do século XVI, o imenso poder da Igreja Católica sofrerá perdas decisivas com os movimentos Protestantes. Esses movimentos Protestantes, de contestação às práticas corruptas da Igreja oficial, foram basicamente 3:


* IGREJA LUTERANA (1517): Criada pelo alemão Martinho Lutero, que defendia que a salvação se dava pela Fé e na livre Interpretação das escrituras;

* IGREJA ANGLICANA (1534): Criada pelo Rei inglês Henrique VIII, basicamente para ampliar seu poder diminuindo o do Papa, aceita ordenação de mulheres, o divórcio e a autoridade máxima do Rei, também na religião;
.
* IGREJA CALVINISTA (1536): Criada pelo suíço João Calvino que viveu ainda na França, na Holanda, e na Bélgica. O Calvinismo defende a predestinação das almas justificando a situação financeira, seja de conforto ou de miséria, como sinais evidentes de uma vida futura no céu ou no Inferno. É claro que a burguesia adorou as definições calvinistas.

Nenhum comentário: