quarta-feira, 7 de março de 2012

CUBA – VOCÊ SABIA?

Quando se trata de Cuba muita gente, torce o nariz, afirma detestar Fidel e a Revolução.
Claro que o direito de opinião é legítimo e democrático, porém, muitos o fazem baseados apenas no que a mídia oficial comenta, e no folclore que ao longo de 50 anos, se criou sobre a ilha, sua revolução e seu líder.

Cuba, próxima dos Estados Unidos como Osório de Porto Alegre (90 Km) é um fato nunca aceito pelos Estados Unidos, acostumados a ver na América Latina, o seu quintal.

Com o intuito de trazer fatos e dados ignorados pela mídia oficial, listamos abaixo algumas informações, que bem poderiam intitular de

“CUBA - VOCÊ SABIA?”

1) que o povo cubano vem suportando um bloqueio econômico, comercial e financeiro por parte dos Estados Unidos desde o ano de 1961, como medida de guerra que castiga toda empresa que negocia com Cuba e que tal embargo/bloqueio não está legitimado pelas Nações Unidas?

- e que os danos causados por esse bloqueio a uma pequena ilha produtora de meia dúzia de produtos primários antes da revolução foi estimado em 53 bilhões de euros entre 1961 a 2008? O Brasil resistiria a um semestre de embargo do mundo?

2) que o povo cubano celebra eleições a cada cinco anos, nos âmbitos municipal, estadual e federal e que na mesma não concorrem os partidos políticos, nem tampouco o Partido Comunista?

3) que o povo cubano aprovou uma Constituição democrática de caráter socialista, no ano de 1976 com voto favorável de 97% do eleitorado, que reconhece e garante os direitos fundamentais amparados da Declaração Universal dos Direitos Humanos?

4) que Cuba ocupa o posto número 50 em Desenvolvimento Humano (IDH), posição, portanto, superior ao Brasil?

5) que Cuba é, segundo a UNICEF, o único país da América Latina que erradicou a desnutrição infantil e exibe a Esperança de Vida mais alta do chamado Terceiro Mundo (78 anos) e a taxa de mortalidade infantil mais baixa da América Latina e Caribe? (4,7 por cada mil nascidos vivos, inclusive mais baixa daquela apresentada pelos Estados Unidos)?

6) que Cuba erradicou o analfabetismo em 1961, somente dois anos depois da revolução e que atualmente através do programa de alfabetização de adultos “Yo, si puedo” permitiu que em escassos dois anos, países como a Venezuela, Nicarágua e Bolívia ficassem livres do analfabetismo?

7) que Cuba é o país do mundo que aloca mais médicos na Campanha das Nações Unidas contra a AIDS com mais de três mil médicos, quando os Estados Unidos e a União Européia juntos aportam apenas um mil? O mesmo acontece com os 2.500 médicos cubanos enviados para cobrir o terremoto do Paquistão em 2005 e na qual foram salvas mais de 1.500 pessoas e curado centenas de milhares mais. Sabiam vocês que Cuba tem o melhor handicap médico por habitante do mundo e quem afirma isso é a OMS?

8) que na batalha de “Cuito Cuanavale” em Angola em 1987, graças às tropas cubanas, foi derrotado o exército da África do Sul apoiado pelos Estados Unidos e Israel e com isso se obteve a independência total de Angola, Namíbia e Zimbawe e ao mesmo tempo dado um golpe mortal no regime racista da África do Sul – o que permitiu o desmoronamento poucos anos depois desse regime e a libertação de Nelson Mandela?

9) que os Estados Unidos proíbem seus cidadãos viajar para Cuba e quem o fizer se sujeitarão a penas de 10 anos de prisão?

10) que Cuba tem um dos melhores sistemas sanitários e educativos do mundo de caráter público, gratuito, universal, reconhecido pelas Nações Unidas – da qual beneficiam inclusive cidadãos estadunidenses de baixa renda, e que chegam a Cuba tanto para estudar como para serem medicados e que correm riscos no retorno ao seu país de sofrerem represálias de autoridades governamentais?

11) que em Cuba os adultos maiores de idade realizam voluntariamente tarefas sociais de interesses comunitários e devido a isso em Cuba não existem anciões que vivem sós?

12) que em Cuba existe 65 escolas de arte, se editam 80 milhões de livros ao ano e são rodadas 5 ou 6 filmes anualmente e que existem 11 mil instalações esportivas gratuitas, sendo uma potência mundial no esporte, com 24 medalhas em Pequim e 27 em Atenas?

13) que Cuba é o único país da América que dá as mulheres grávidas um ano de licença, com recebimento de salário integral e no retorno ao trabalho há garantias de que essa pessoa não perderá o emprego? E se a criança necessitar cuidados especiais, a mãe pode tirar outra licença e o salário dela irá para o pai se assim o casal concordar?

14) que cada cidadão cubano tem o direito de ser atendido sem despensas para si em operações cirúrgicas de alto custo como doenças do coração, homodiálise, AIDS, transplantes de órgãos e outros.

15) que todos os serviços básicos oferecidos a população como água, luz, gás telefone, cesta básica, transporte público, pagamento de aluguéis para moradia e outros são subsidiados pelo governo, portanto as famílias pagarão preços reduzidos pelo uso dos mesmos e que tal fato pode ser considerado como sendo salário indireto aos trabalhadores.


"É isso que eles não podem nos perdoar, que tenhamos feito uma revolução socialista debaixo dos seus narizes (...) Esta é a revolução socialista e democrática dos humildes, com os humildes e para os humildes"

Fidel Castro

Nenhum comentário: