terça-feira, 27 de março de 2012

ISRAEL E OS DIREITOS HUMANOS


Em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias, Israel ocupou militarmente a Cisjordânia e Jerusalém oriental, territórios palestinos que se localizam na margem ocidental do rio Jordão e do Mar Morto. Desde então, o governo israelense colocou em prática uma política destinada a anexar a região a Israel. O projeto inclui a construção de um muro de quase 800 quilômetros de extensão e oito metros de altura, dentro da Palestina, com o objetivo de confiscar terras pertencentes a palestinos e erguer nelas colônias exclusivas para judeus.

O plano foi executado sem muita pressão internacional até 2004, quando o Tribunal Internacional de Justiça, órgão das Nações Unidas, considerou ilegais o confisco, o muro e as colônias, recomendando a destruição de tudo que fora construído, a devolução das terras aos palestinos e o pagamento de uma compensação financeira pelos prejuízos sofridos por eles.

Nada disso, porém, foi feito. Israel continuou erguendo o muro, as colônias, e tomando terras na Cisjordânia e em Jerusalém oriental. Entre 1967 e 2010 foram construídas 121 colônias, onde hoje vivem, ilegalmente, 600 mil judeus. Grande parte deles é ultranacionalista, considera que a Palestina pertence aos judeus e não aos palestinos e por isso procuram tirá-los de suas casas, atacando-os, roubando suas terras e fontes de água, destruindo suas plantações.

Diante da ofensiva israelense, o governo palestino decidiu ir à ONU, solicitar a formação de uma comissão internacional para investigar as atividades ilegais das colônias. A solicitação foi aprovada na quinta-feira, 22 de março, pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

As autoridades palestinas comemoraram. “Foi uma vitória não só nossa, mas também das leis internacionais”, saudou Saeb Erekat, da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), representante dos palestinos em todas as instâncias internacionais. “Pedimos ao governo de Israel que suspenda todas as atividades relativas às colônias e dê uma chance às negociações de paz”, acrescentou ele. A Palestina afirma que só retornará às negociações quando os israelenses cancelarem a expansão das colônias.

Na segunda-feira, 26 de março, Israel deu o troco. Por decisão de Avigdor Lieberman, ministro de Relações Exteriores, rompeu com o Conselho de Direitos Humanos da ONU e orientou o embaixador de Israel em Genebra a nem mesmo atender os telefonemas do chefe da comissão.

O primeiro ministro Benjamin Netanyhau chamou o Conselho de “hipócrita”. “A maioria dos países do Conselho é contra Israel”, declarou o ministro.

Ambos estão certos. Só se esquecem de dizer que, se Israel respeitasse a Declaração de Direitos Humanos e o direito internacional, ninguém o condenaria. A verdade é que o país desconsidera a legislação internacional, age como quer, faz o que bem entende e não admite críticas por isso. Por esse motivo já foi considerado, pela Turquia, o “moleque” do mundo, aquele que não respeita nada e ninguém.

Laura Dupuy Lasserre, embaixadora do Uruguai na ONU e atual presidente do Conselho de Direitos Humanos, considerou “bastante infeliz” a decisão de Israel.

Israel também anunciou que não permitirá a entrada, em seu território, das milhares de pessoas de todo o mundo que irão se reunir em suas fronteiras em 30 de março, Dia da Terra Palestina, para tentar chegar a Jerusalém. Iniciativa de organizações internacionais de peso, a Marcha Global para Jerusalém tem os objetivos declarados de protestar contra a ocupação militar da Palestina e contra o que o governo israelense vem fazendo na cidade, em especial na parte oriental, considerada a capital do futuro Estado da Palestina.

O governo israelense pediu aos países vizinhos que a contenham em seus territórios, impedindo-a de chegar às fronteiras. Os participantes vêm anunciando há meses, desde o início da organização do evento, que a manifestação é pacífica e que não existe a intenção de confrontar o exército israelense. Agora, com as autoridades sionistas proibindo-lhes a entrada em Israel, as milhares de pessoas da marcha terão de apelar ao plano B: chegar o mais perto possível de Jerusalém. Isso significa deter a caminhada nos limites de Israel com Jordânia, Líbano e Egito.

As consequências podem ser imprevisíveis.


Baby Siqueira Abrão
Correspondente no Oriente Médio


Nenhum comentário: