domingo, 12 de abril de 2015
INTOLERÂNCIA
Por Leonardo Boff
O assassinato dos chargistas franceses do Charlie Hebdo recentemente e a última eleição presidencial no Brasil trouxeram à luz um preconceito latente no mundo e na cultura brasileira: a intolerância.
A intolerância no Brasil é parte daquilo que Sergio Buarque de Holanda chama de “cordial” no sentido de ódio e preconceito, que vem do coração como a hospitalidade e simpatia. Em vez de cordial eu preferiria dizer que o povo brasileiro é passional.
O que se mostrou na última campanha eleitoral foi o “cordial-passional” tanto como ódio de classe (desprezo do pobre) como o de discriminação racial (nordestino e negro). Ser pobre, negro e nordestino implicava uma pecha negativa e aí o desejo absurdo de alguns de dividir o Brasil entre o Sul “rico” e o Nordeste “pobre”.
Esse ódio de classe se deriva do arquétipo da Casa Grande e da Senzala introjetada em altos setores sociais, bem expresso por uma madame rica de Salvador: ”os pobres não contentes com receber a bolsa família, querem ainda ter direitos”. Isso supõe a ideia de que se um dia foram escravos, deveriam continuar a fazer tudo de graça, como se não tivesse havido a abolição da escravatura.
Os homoafetivos e outros da LGBT são hostilizados até nos debates oficiais entre os candidatos, revelando uma intolerância “intolerável”.
Para entender um pouco mais profundamente a intolerância importa ir um pouco mais a fundo na questão. A realidade assim como nos é dada é contraditória em sua raiz; complexa, pois é convergência dos mais variados fatores; nela há caos originário e cosmos (ordem), há luzes e sombras, há o simbólico e o diabólico. Em si, não são defeitos de construção, mas a condição real de implenitude de tudo que existe no universo. Isso obriga a todos a conviver com as imperfeições e as diferenças. E a sermos tolerantes com os que não pensam e agem como nós.
Traduzindo numa linguagem mais direta: são polos opostos mas polos de uma mesma e única realidade dinâmica. Estas polaridades não podem ser suprimidas. Todo esforço de supressão termina no terror dos que presumem ter a verdade e a impõem aos demais. O excesso de verdade acaba sendo pior que o erro.
O que cada um (e a sociedade) deve sempre saber é distinguir um e outro polo e fazer a sua opção. O indicado é optar pelo polo de luz, do simbólico e do justo. Então o ser humano se revela um ser ético que se responsabiliza por seus atos e pelas consequências boas ou más que deles se derivam.
Alguém poderia pensar: mas então vale tudo? Não há mais diferença? Não se prega um vale tudo nem se borram as diferenças. Deve-se, sim, fazer distinções. O joio é joio e não trigo. O trigo é trigo, não joio. O torturador não pode ter o mesmo destino que sua vítima. O ser humano não pode igualar a ambos nem confundi-los. Deve discernir e optar pelo trigo, embora o joio continua existindo, mas sem ter a hegemonia.
Para fazer coexistir sem confundir estes dois princípios devemos alimentar em nós a tolerância. A tolerância é capacidade de manter, positivamente, a coexistência difícil e tensa dos dois polos, sabendo que eles se opõem mas que compõem a mesma e única realidade dinâmica. Impõe-se optar pelo polo luminoso e manter sob controle o sombrio.
O risco permanente é a intolerância. Ela reduz a realidade, pois assume apenas um polo e nega o outro. Coage a todos a assumir o seu polo e a anula o outro, como o faz de forma criminosa o Estado Islâmico e a Al Qaeda. O fundamentalismo e o dogmatismo tornam absoluta a sua verdade. Assim eles se condenam à intolerância e passam a não reconhecer e a respeitar a verdade do outro. O primeiro que fazem é suprimir a liberdade de opinião, o pluralismo e impor o pensamento único. Os atentados como o de Paris têm por base esta intolerância.
É imperioso evitar a tolerância passiva, aquela atitude de quem aceita a existência com o outro não porque o deseje e veja algum valor nisso, mas porque não o consegue evitar.
Há que se incentivar a tolerância ativa que consiste na coexistência, na atitude de quem positivamente convive com o outro porque tem respeito por ele e consegue ver os valores da diferença e assim pode se enriquecer.
A tolerância é antes de mais nada uma exigência ética. Ela representa o direito que cada pessoa possui de ser aquilo que é e de continuar a sê-lo. Esse direito foi expresso universalmente na regra de ouro “Não faças ao outro o que não queres que te façam a ti”. Ou formulado positivamente: ”Faça ao outro o que queres que te façam a ti”. Esse preceito é óbvio.
O núcleo de verdade contido na tolerância, no fundo, se resume nisso: cada pessoa tem direito de viver e de conviver no planeta Terra. Ela goza do direito de estar aqui com sua diferença específica em termos de visões de mundo, de crenças e de ideologias.
Essa é a grande dificuldade das sociedades europeias: a dificuldade de aceitar o outro, seja árabe, muçulmano ou turco e na sociedade brasileira, do afrodescendente, do nordestino e do indígena. As sociedades devem se organizar de tal maneira que todos possam, por direito, se sentir incluídos. Daí nasce a paz, que segundo a Carta da Terra, é” a plenitude criada por relações corretas consigo mesmo, com outras pessoas, com outras culturas, com outras vidas, com a Terra e com o Todo maior da qual somos parte”.
A natureza nos oferece a melhor lição: por mais diversos que sejam os seres, todos convivem, se interconectam e formam a complexidade do real e a esplêndida diversidade da vida.
sexta-feira, 10 de abril de 2015
CARTA PARA PAPAI NOEL
Olá Papai Noel.
Tá, eu sei que o natal é só em dezembro, mas, como eu quero pedir uma transformação e não apenas um brinquedo, achei que seria justo o senhor ter mais tempo, por isso estou escrevendo agora, em abril.
Papai Noel, queria muito realizar meu atual sonho.
Quero muito, muito, muito... que o senhor me transforme num alienado político.
Puxa Papai Noel, faz tanto tempo que não lhe peço nada. Acho que temos intimidade suficiente para pedir uma força, não é?
Quero muito ser daqueles coxinhas com ar assim de inteligente, sabe como é? Aquele jeitão assim “a mim ninguém engana”. Aquele Papai Noel, que cita Bolsonaro e Olavo de Carvalho...
Tipo assim, sempre foi covarde o suficiente pra ser um bom menino durante a ditadura e hoje chama quem não foi covarde de terrorista.
Pode fazer isso pra mim Papai Noel?
Só assim eu vou suportar ver a injustiça social crescendo no meu país enquanto eu penso que pobre só quer ter filho para ganhar bolsa-esmola.
Só assim eu vou pedir investimentos na educação mas vou criar um feitor de escravos em casa.
É que me dói muito Papai Noel passar por gente arrebentada, na sarjeta, as vezes, como vi hoje, a família inteira na sarjeta. Dói Papai Noel, dói demais, mas, se eu for um alienado político, vai passar. Capaz de até mudar de calçada pra não sujar meu tênis Nike.
E depois Papai Noel, que bonito ver um coxinha assistindo ao Jornal Nacional e ir dormir se achando bem informado. Me emociona e me dá inveja Papai Noel de tão meiga ignorância.
Já eu, as vezes vou dormir e fico pensando naquelas pessoas que eu sequer conheço mas cuja dor dói em mim, como os sem-terra, os sem teto, os sem sonhos...
Eu prefiro acreditar que sou esperto Papai Noel, prefiro mesmo. Mesmo sendo um idiota.
Assim dói menos confundir doente com bêbado, desempregado com vagabundo, menor abandonado como bandido.
Já pensou que legal poder falar indignado da corrupção alheia sem ter que pensar na sua?
Estou lhe pedindo tão pouco. Nem ouso pedir para virar um fascista, daqueles que em bando batem em gays. Isso já seria muito difícil pro senhor porque sei que o senhor também tem estômago, mas, pelo menos, Coxinha o senhor podia me transformar né?
Papai Noel, já pensou que legal olhar alguém e se sentir superior, já pensou?
Atualmente eu não consigo. Eu acho que negro, branco, amarelo, verde, são todos iguais. Até índio eu considero gente e me incomodo com suas dores.
Mas, aquele sorriso de canto de boca dos coxinhas quando olham pobre e se sentem classe média, olham negro e se sentem sinhozinhos... ah Papai Noel, eu invejo toda essa alienação.
A consciência pesa muito e é difícil de enganar. Ter responsabilidade sobre nossas vidas nos toma muito tempo, é muito melhor ver a RBS e deixar que pensem por mim.
A alienação me daria a desculpa de, simplesmente, ser estúpido e por isso, Deus perdoa.
Claro Papai Noel que de dia a gente esmaga crânio mas a noite vai na Igreja, claro. Não vou deixar de cumprir minhas obrigações cristãs... nenhum nazifascista deixou de ser um bom cristão.
Então Papai Noel? Topa? Vai me transformar?
Quero poder daqui a uma semana dizer que a Dilma tirou direitos dos trabalhadores sem lembrar em quem votou na terceirização. É demais isso! É um show! Defender a moral e os bons costumes enquanto ensino meu filho a pegar todas, porque homem que é homem come todas e cai fora... uau!
Marchar nas ruas sentindo o vento conservador e o apelo reacionário, lado a lado com racistas e homofóbicos, sem problema de consciência, porque, afinal, lutamos pela mesma causa... fala sério Papai Noel, não é pra qualquer um.
Desde já agradeço Papai Noel. Vou esperar ardorosamente o dia de natal.
Até lá, vou continuar sofrendo as dores dos outros e a ser chamado de comunista ou de petralha. De professor manipulador e outras coisas.
Não faz mal Papai Noel. Eu suporto.
O pior dos que não têm ética é ver nos outros o seu reflexo.
Tchau Papai Noel.
Prof. Péricles
terça-feira, 7 de abril de 2015
O JESUS HISTÓRICO
Tenho uma amiga que fica braba quando digo que não existe Jesus histórico.
Ela não entende, apesar de bem informada, que, quando dizemos isso não estamos afirmando que Jesus não existiu mas, apenas que, não existem documentações de base histórica sobre a vida de Jesus sendo que, em síntese, o que se sabe desse personagem que moldou o ocidente é através dos evangelhos, textos religiosos não históricos.
Apenas um historiador contemporâneo dos fatos registrou algo sobre Jesus, o historiador latino de ascendência judia Flávio Josefo, que nasceu no ano 37 (quatro anos depois da morte de Jesus) e morreu no ano 100. E mencionou de forma muito leve não nos deixando muitos elementos que pudessem ser comprovados.
Os próprios evangelhos canônicos (escolhidos pela Igreja) são de autoria não identificada e escritos num tempo bem além da morte de Jesus. Certamente não foram escritos pelos apóstolos Mateus, Marcos, Lucas e João.
Outros evangelhos, denominados apócrifos (não aceitos pela Igreja Católica), apresentam narrativas que, às vezes, confrontam as narrativas oficiais.
O ano de nascimento de Jesus, calculado pela Igreja, está incorreto.
O fato histórico usado como referência para a datação do nascimento é o primeiro recenseamento da população da Palestina, ordenado pelas autoridades romanas com o objetivo de regularizar a cobrança de impostos. Lucas diz em seu evangelho que Jesus nasceu na época do censo. Estudos mais recentes situam esse acontecimento entre os anos 8 e 6 a.C.
Segundo o evangelho de Mateus, o nascimento de seu mestre foi saudado por uma estrela (que guiou os reis magos). Consultados os mapas estelares verificasse que apenas um fenômeno foi forte o suficiente para causar impressão visual na Terra naquela época, a passagem de um cometa, no ano 6 antes de Cristo. E isso, ratifica a especulação dos estudiosos.
Era comum na época que, as pessoas se fixassem no local de nascimento para responderem ao tal censo e, por isso Maria e José, os pais de Jesus, teriam se deslocado de Nazaré, na Galileia (onde viviam) para Belém, na Judéia. Essa informação é contestada por historiadores que indicam que Jesus não nasceu na Judéia, mas na própria Galileia. Diziam os judeus preconceituosos (igual certos brasileiros se referindo aos nordestinos) que nada de bom vinha da Galileia o que, de certa forma, explica a rejeição no início da pregação de Jesus.
Para a Igreja Católica, Maria permaneceu virgem mesmo depois do nascimento de Jesus. A expressão irmãos e irmãs, empregada por Mateus e Marcos, designaria parentes mais distantes de Jesus, como seus primos. Essa opinião é contestada pelos protestantes, que acreditam que os irmãos que aparecem nos evangelhos eram irmãos mesmo. Eles são citados pelos nomes: Tiago, José, Simão e Judas. Tiago, conhecido como Tiago, o Maior, fez parte do círculo dos discípulos mais íntimos; após a morte de Jesus e a saída do apóstolo Pedro de Jerusalém, assumiria a chefia da Igreja.
A ação de Jesus transcorreu principalmente entre os pobres e marginalizados de seu tempo. A fértil região da Galileia, onde presumivelmente passou a maior parte de sua vida, abrigava uma população miserável, vista até com desconfiança pelos judeus conservadores (qualquer semelhança com o Brasil atual não é coincidência).
A espetacular descoberta das ruínas e dos manuscritos da comunidade dos essênios, ocorrida em 1947 na localidade de Qumran, às margens do mar Morto, no atual território de Israel, alimentou durante bom tempo a suposição de que Jesus pudesse ter pertencido a essa irmandade religiosa. Mas a crítica mais recente vem desmentindo também essa hipótese.
É provável que a ideologia dos essênios tenha influenciado o pensamento e a prática de Jesus, assim como da comunidade cristã primitiva. Mas as diferenças também são muito grandes. A maior delas é que, enquanto os essênios se afastavam do mundo injusto e corrompido para viver um ideal de pureza à espera do messias, Jesus mergulhava nesse mundo para transformá-lo.
Fato muito pouco conhecido do ocidente, mas, registrado pela história é que após a morte de João, o Evangelista (aquele que teria batizado Jesus nas águas do Rio Jordão) alguns dos seguidores desse pregador acreditaram que seu mestre fora traído por Jesus e daí fundaram uma religião, o mandeísmo de que há tênues vestígios ainda, no Irã e na Turquia.
O núcleo de sua mensagem de Jesus está no extraordinário Sermão da Montanha, de conteúdo marcadamente social, por isso mesmo, inquietante para as autoridades políticas e eclesiásticas.
Os modernos estudos críticos dos evangelhos vêm permitindo tratar da dimensão existencial de Jesus, antes encarada como tabu. Como mostra Leonardo Boff, em seu livro Jesus Cristo libertador, tudo que é autenticamente humano aparece em Jesus: alegria e ira, bondade e dureza, tristeza e tentação. No entanto, suposições como a de um eventual relacionamento amoroso com Maria Madalena não encontram nenhum apoio nos textos evangélicos.
Um dos pontos mais delicados na tentativa de reconstituir a dimensão histórica de Jesus são os milagres a ele atribuídos. É preciso ter claro que a separação que se faz hoje entre natural e sobrenatural praticamente não existia naqueles tempos. Os evangelhos dão numerosos testemunhos das curas operadas por Jesus. Em meio a um povo miserável e inculto, Jesus vai libertando as pessoas de seus males: a cegueira, a mudez, a surdez, a paralisia, a loucura.
Um dos milagres de Jesus, citado com mais detalhes por Lucas, é o da cura da mulher que sofria de hemorragia ininterrupta.
Aproximando-se por trás de Jesus, que caminhava entre o povo, ela tocou a extremidade de sua veste. Jesus perguntou então: "Quem me tocou?" Como todos negassem, Pedro disse: "Mestre, a multidão te comprime e te esmaga". Mas Jesus insistiu: "Alguém me tocou; eu senti uma força que saía de mim". Então a mulher se apresentou e Jesus lhe disse: "Minha filha, tua fé te curou; vai em paz". O que chama a atenção, no caso, é Jesus ter sentido "uma força que saía" dele algo que, em linguagem moderna, talvez pudesse ser chamado poderes paranormais ou mediúnicos.
Prof. Péricles
Leia também “Esse homem chamado Jesus” por José Tadeu Arantes
sábado, 4 de abril de 2015
A SEPULTURA DE JESUS
por Liszt Rangel
Quando se trata de sondar os mistérios que envolvem a morte de Jesus, qualquer pesquisador terá que responder a uma difícil pergunta: Onde ele teria sido sepultado?
Primeiramente, quero esclarecer que, atualmente, são três os lugares em Jerusalém que reivindicam o reconhecimento daquele que seria o local exato do sepultamento de Jesus.
O mais antigo e famoso é o que se encontra na intimidade da Igreja do Santo Sepulcro. Este é conhecido como o túmulo católico de Jesus. A localização do Santo Sepulcro se deu sob as ruínas do templo construído em homenagem à Vênus, quando da reconstrução feita em Jerusalém por ordem do imperador Adriano, no século II.
No século IV, ao se converter ao cristianismo, Helena, mãe do imperador Constantino, recebeu indicações de cristãos e judeus que ali seria o lugar da crucificação e ressurreição, encontrando-se também a suposta catacumba cedida por José de Arimateia para o sepultamento de Jesus. A megalomaníaca Helena acabou com qualquer possibilidade de preservação do material arqueológico, ao mandar construir sobre o local, uma colossal Igreja, como fez também em outras regiões apontadas como cenários do Cristianismo Primitivo.
Além de uma suposta pedra onde o corpo de Jesus teria sido deitado, em outra parte da Igreja, há nichos cavados na rocha que foram usados para abrigar sepulcros judaicos que datam do século I d.C, o que, para alguns estudiosos, são boas evidências arqueológicas que podem dar sustentação ao fato de que Jesus foi enterrado ali.
Por outro lado, a geografia do local não é muito coincidente com a da narrativa encontrada no evangelho atribuído a João. Entretanto, a Igreja do Santo Sepulcro recebe milhões de cristãos, incluindo doentes de vária ordem que para lá se dirigem na esperança de serem beneficiados de alguma forma. Ela foi dividida entre cristãos católicos romanos, sírios, gregos ortodoxos, etíopes e armênios.
Sobre a referida pedra que foi usada para a limpeza e preparação do corpo de Jesus, pessoas do mundo inteiro se curvam sobre ela para beijá-la, chorar, fazer orações, e esfregam fotos de pessoas doentes, enfim... Todas querem conseguir algo miraculoso através da fé, ou simplesmente desejam participar da terrível história da crucificação.
O outro lugar, conhecido como a tumba do jardim, é considerado como o sepulcro protestante de Jesus. Estive também neste agradável lugar, e após ter feito algumas entrevistas com administradores do local, deu para perceber que nem eles estão convictos de que aquele elevado rochoso teria abrigado o corpo de Jesus. O local é inspirador, e o silêncio, ao contrário da perturbação do Santo Sepulcro, motiva o recolhimento e a oração.
Geograficamente, trata-se de uma colina facilmente encontrada a 260m, saindo de Jerusalém pelo portão de Damasco, e está a uma altura de 15m, apresentando buracos nas rochas que trazem características semelhantes as de um crânio. Além disso, apresenta um jardim ao lado dos sepulcros, o que o torna muito parecido com o que é descrito no evangelho de João. O grupo do general britânico, Gordon, que descobriu o lugar, chegou a conclusão de que ali era também um local muito usado para apedrejamento pelos judeus. Posteriormente, em escavações realizadas, encontraram restos de ossos humanos e também pregos romanos, indicando um possível lugar de crucificação durante o período da dominação na Judeia. A tumba do Jardim ou colina do Gólgota por ficar fora dos muros de Jerusalém, recebe mais um crédito para ser aceita como o lugar da sepultura, porém os defensores do sepulcro católico, alegam que apesar da atual Igreja do Santo Sepulcro situar-se dentro da cidade de Jerusalém, na época em que Jesus morreu, aquele sepulcro também ficava fora dos muros da cidade.
O fato do sepultamento ter sido feito fora dos muros de Jerusalém, reflete a tradição judaica que obrigava que aqueles que foram considerados marginais não maculassem o terreno sagrado da cidade. Eis o porquê dos grupos protestantes e católicos defenderem a tese de que ambos os sepulcros estavam fora dos muros da cidade santa.
Em 1980, outra sepultura foi descoberta no bairro de Talpiot, nos arredores de Jerusalém. Em 2006, os estudos arqueológicos em torno dos dez ossuários encontrados em Talpiot, revelaram que eles são realmente do século I, e as inscrições trazem os nomes de Mariamne Mara, que seria Maria Madalena, Miriam, a possível Maria, mãe de Jesus, Yehoshú'a bar Yussef, reconhecido como Jesus filho de José, e os nomes de Yehuda bar Yehoshú'a, ou seja, Judas, filho de Jesus e Matya, que foi traduzido como Mateus.
Apesar da empolgação do jornalista judeu, Simcha Jacobovici, que exige para si a descoberta do túmulo de Jesus, os arqueólogos e historiadores de Israel não aceitam estes túmulos como sendo o da família de José. Segundo eles, esses nomes eram comuns em Jerusalém e além do mais a família de Jesus era da Galileia e não há motivos para que suas catacumbas fossem encontradas na Judeia.
Em verdade, até agora não há provas definitivas acerca do corpo de Jesus. Seu sumiço continua fazendo parte de mais um mistério que envolve a sua história. O que temos são prováveis locais com suas respectivas evidências históricas, e que são relacionadas com as narrativas dos evangelhos.
Para os cristãos, ele ascendeu aos céus com corpo e tudo, o que explicaria o desaparecimento de seus restos mortais. Esta crença torna-se mais um problema na fé dos cristãos, pois caso o corpo de Jesus venha a ser encontrado, isto abalará profundamente o Cristianismo, pois ele foi estruturado na morte e na ressurreição de Cristo.
IXTAB
Na mitologia Maia, Ixtab era uma mulher jovem e sedutora. Cabelos longos, olhos profundos como um poço sem fim. A única pintura em sua face belíssima era um círculo negro. Corpo delineado com a força do desejo irresistível.
Mais do que desejada, era temida.
Vivia permanentemente escondida no céu, enforcada por uma corda de estrelas e de lá saía apenas para buscar pelas mãos, alguém em busca do fim através do suicídio.
Ixtab era a Deusa do Suicídio.
Era adorada pelos familiares de um suicida, pois, acompanhava a alma dos que assim morriam até o outro lado da existência. Era ela que se encarregava de explicar ao recém chegado, onde ele estava. Ele estava no seu reino onde apenas os suicidas viam seu rosto, com o círculo negro na face, a lembrar que morte e nascimento não passam de estágios diferentes de um mesmo círculo e que, portanto, sua existência (e suas dores e angústias) continuavam.
No dia 24 (terça-feira) o jovem copiloto da Germanwings, Andreas Lubitz, esperou o comandante do voo Barcelona-Dusseldorf ir no banheiro, para trancar a cabine do Airbus A320 que pilotavam.
Desde os atentados terroristas de 2001 nos Estados Unidos, as portas das aeronaves foram redesenhadas e tornaram-se intransponíveis, não sendo possível que alguém possa entrar na cabine sem que seja aberta pelo lado de dentro.
Em seguida, Andreas empinou o nariz do avião para baixo e iniciou um mergulho suicida que entra para a história da aviação como um dos mais dramáticos eventos já registrados.
Todos os 150 passageiros e tripulantes morreram com o choque da aeronave nos Alpes franceses.
O que se passava na cabeça e na alma desse suicida de apenas 28 anos, jamais saberemos.
Sabemos apenas que, o piloto tentou arrombar a porta inclusive com auxílio de um machado e que, os passageiros estavam cientes do que estavam acontecendo.
O mergulho foi breve em tempo, mas eterno em agonia de tantos que, não queriam morrer mas se viram arrastados a morte pelas mãos de Andreas, que decidiu por eles.
As caixas pretas (eram duas) não registram mas, com certeza, ao lado da poltrona do copiloto estava aquela jovem, bela, com um círculo negro no rosto, sorrindo e incentivando o desatinado ato do alemão.
Será que conversaram? Falaram de amor, de nascer ou morrer?
Foi ela que o recolheu nos Alpes e alçou novo voo em direção a eternidade.
Terá sido amor pela jovem que apenas os suicidas enxergam?
Na mitologia Maia, a bela Ixtab atraía rapazes para uma floresta densa e sem saída. Enfeitiçava-os com suas curvas perfeitas e seu seio alvo como a neve. Depois que os meninos estavam completamente apaixonados, ela desaparecia no topo de céu deixando-os eternamente perdidos, vagando pela floresta noturna que reproduzia com a luz da lua imagens irreais que apenas mentes alucinadas poderiam compreender.
Na floresta dos suicidas um novo morador, vindo dos céus e carregando as costas 149 vítimas, deve estar vagando em busca de respostas para seu louco mergulho nas rochas.
Mas, no Reino de Ixtab, as respostas se arrastam com os séculos, enquanto o silêncio das almas murmura nos Alpes.
Prof. Péricles
quinta-feira, 2 de abril de 2015
TEOLOGIA E FILOSOFIA ESPÍRITA DA HISTÓRIA
Por Eugenio Lara
Na Idade Média, a filosofia era escrava da Teologia. Esse quadro mudou somente com o advento da modernidade e o progresso da ciência. Pensadores como Espinosa, Hegel e Nietzsche se debruçaram sobre o tema sem que houvesse estreita ligação de seus estudos com a religião, a Teologia. Eles eram filósofos e humanistas, não eram teólogos.
Pode-se sustentar também que o Espiritismo é uma Teodiceia, por ser deísta sem negar a existência do Mal, cujo surgimento se dá quando ocorre a derrogação das leis naturais no campo da moralidade. A personificação do Mal, na figura de um deus maligno, do demônio, Satanás, eterno opositor de Deus, não é aceito pela Doutrina Espírita. O Mal não vem de Deus, mas do exercício do livre-arbítrio. Amiúde, o que consideramos um mal, mostra-se como um bem, em longo prazo. Para o Espiritismo, em determinadas situações, e para nossa “desgraça”, o mal é um bem.
O fato de o Espiritismo possuir uma Teologia e uma Teodiceia, não significa que sua visão de mundo seja teológica, dogmática, calcada em preceitos religiosos ou em algum artigo de fé. O Cristianismo, por exemplo, nos conduz a uma Teologia enquanto que o Espiritismo, de modo diferenciado, nos leva a conceber uma Filosofia da História, melhor dizendo, a uma Filosofia Espírita da História.
Para o Cristianismo, a figura histórica de Jesus Cristo é o próprio Deus, o Verbo que se fez Carne, que se manifestou historicamente a fim de salvar o homem do pecado. O Cristianismo tem como objetivo primordial a salvação do homem. Isto é incontestável. Enquanto que o Espiritismo, em que pese a influência cristã, não é salvacionista porque sua finalidade é a evolução do homem, a evolução intelecto-moral, contínua e permanente.
No sentido estrito do termo, repetimos, o Espiritismo é sim uma modalidade de Teologia por se propor a estudar, a analisar e tentar conceituar Deus como causa primordial, enquanto Inteligência Suprema, com supostos atributos. Porém, isto não quer dizer que sua visão do processo histórico seja fundamentada em uma visão teológica. Trocando em miúdos, a concepção que o Espiritismo tem do processo histórico é teleológica, jamais teológica.
Ao descartarmos o teologismo cristão na análise dos fatos históricos, surgem outras questões. Seria essa concepção espírita da história — dedutível dos princípios nucleares do Espiritismo —, dialética? Seria ela libertária, holística, monista ou positivista? Essa dialética na análise histórica é platônica ou aristotélica, hegeliana ou marxista? É necessário avançar nessa discussão. Ficar de rabo preso com o Cristianismo pode satisfazer aos anseios religiosos de muitos confrades e se torna um prato cheio para o estudo de antropólogos e sociólogos não-espíritas.
No entanto, essa vinculação cristã funciona mais como um estorvo do que como alavanca ou um novo instrumental de análise.
Para Hegel, a história é a manifestação do Espírito Universal. Ele troca a Teologia pela metafísica. Ao invés da ação de Deus no processo histórico, o que temos é a manifestação desse Espírito Universal, como ação inteligente e determinante. Marx inverte essa equação e sustenta que o motor da história não é esse suposto Espírito hegeliano, mas a luta de classes, aplicando o método dialético de Hegel adaptado ao estudo da economia política. Se existisse um Espírito Universal, ele seria efeito e não causa.
Contudo, sem descartar os Modos de Produção, determinantes e decisivos na construção do processo social, a filosofia espírita acrescenta outro dado: a ação dos seres desencarnados através da encarnação e da medianimidade, a (re)encarnação e o processo evolutivo, no que o filósofo espírita argentino Humberto Mariotti denominou de Modos de Evolução. Daí ser risível, tanto quanto ridícula a ideia de que possa existir um Espiritismo Marxista. O mesmo se dá em relação a um suposto Espiritismo Hegeliano, mais ainda quanto à existência de um Espiritismo Teológico Cristão, deduzível do pensamento kardecista.
A grande diferença entre a Teologia Cristã e uma suposta Teologia Espírita reside no uso exclusivo da razão, da lógica e do bom senso como ferramentas de análise e reflexão. Ou seja, no Kardecismo o exercício teológico se dá no campo da cogitação filosófica, sem a presença detestável do dogmatismo religioso e sem o indesejável uso da fé como fator de apreensão da realidade. A Teologia Espírita também poderia ser considerada uma modalidade experimental do pensamento teológico, pois se fundamenta na empiria e na reflexão filosófica, sem espaço hegemônico para a revelação religiosa e a fé dogmática.
Eugenio Lara é autor dos livros em edição digital: Racismo e Espiritismo; Milenarismo e Espiritismo; Amélie Boudet, uma Mulher de Verdade - Ensaio Biográfico; Conceito Espírita de Evolução e Os Quatro Espíritos de Kardec.
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