sexta-feira, 10 de abril de 2015

CARTA PARA PAPAI NOEL



Olá Papai Noel.

Tá, eu sei que o natal é só em dezembro, mas, como eu quero pedir uma transformação e não apenas um brinquedo, achei que seria justo o senhor ter mais tempo, por isso estou escrevendo agora, em abril.

Papai Noel, queria muito realizar meu atual sonho.

Quero muito, muito, muito... que o senhor me transforme num alienado político.

Puxa Papai Noel, faz tanto tempo que não lhe peço nada. Acho que temos intimidade suficiente para pedir uma força, não é?

Quero muito ser daqueles coxinhas com ar assim de inteligente, sabe como é? Aquele jeitão assim “a mim ninguém engana”. Aquele Papai Noel, que cita Bolsonaro e Olavo de Carvalho...

Tipo assim, sempre foi covarde o suficiente pra ser um bom menino durante a ditadura e hoje chama quem não foi covarde de terrorista.

Pode fazer isso pra mim Papai Noel?

Só assim eu vou suportar ver a injustiça social crescendo no meu país enquanto eu penso que pobre só quer ter filho para ganhar bolsa-esmola.

Só assim eu vou pedir investimentos na educação mas vou criar um feitor de escravos em casa.

É que me dói muito Papai Noel passar por gente arrebentada, na sarjeta, as vezes, como vi hoje, a família inteira na sarjeta. Dói Papai Noel, dói demais, mas, se eu for um alienado político, vai passar. Capaz de até mudar de calçada pra não sujar meu tênis Nike.

E depois Papai Noel, que bonito ver um coxinha assistindo ao Jornal Nacional e ir dormir se achando bem informado. Me emociona e me dá inveja Papai Noel de tão meiga ignorância.

Já eu, as vezes vou dormir e fico pensando naquelas pessoas que eu sequer conheço mas cuja dor dói em mim, como os sem-terra, os sem teto, os sem sonhos...

Eu prefiro acreditar que sou esperto Papai Noel, prefiro mesmo. Mesmo sendo um idiota.

Assim dói menos confundir doente com bêbado, desempregado com vagabundo, menor abandonado como bandido.

Já pensou que legal poder falar indignado da corrupção alheia sem ter que pensar na sua?
Estou lhe pedindo tão pouco. Nem ouso pedir para virar um fascista, daqueles que em bando batem em gays. Isso já seria muito difícil pro senhor porque sei que o senhor também tem estômago, mas, pelo menos, Coxinha o senhor podia me transformar né?

Papai Noel, já pensou que legal olhar alguém e se sentir superior, já pensou?

Atualmente eu não consigo. Eu acho que negro, branco, amarelo, verde, são todos iguais. Até índio eu considero gente e me incomodo com suas dores.

Mas, aquele sorriso de canto de boca dos coxinhas quando olham pobre e se sentem classe média, olham negro e se sentem sinhozinhos... ah Papai Noel, eu invejo toda essa alienação.

A consciência pesa muito e é difícil de enganar. Ter responsabilidade sobre nossas vidas nos toma muito tempo, é muito melhor ver a RBS e deixar que pensem por mim.

A alienação me daria a desculpa de, simplesmente, ser estúpido e por isso, Deus perdoa.

Claro Papai Noel que de dia a gente esmaga crânio mas a noite vai na Igreja, claro. Não vou deixar de cumprir minhas obrigações cristãs... nenhum nazifascista deixou de ser um bom cristão.

Então Papai Noel? Topa? Vai me transformar?

Quero poder daqui a uma semana dizer que a Dilma tirou direitos dos trabalhadores sem lembrar em quem votou na terceirização. É demais isso! É um show! Defender a moral e os bons costumes enquanto ensino meu filho a pegar todas, porque homem que é homem come todas e cai fora... uau!

Marchar nas ruas sentindo o vento conservador e o apelo reacionário, lado a lado com racistas e homofóbicos, sem problema de consciência, porque, afinal, lutamos pela mesma causa... fala sério Papai Noel, não é pra qualquer um.

Desde já agradeço Papai Noel. Vou esperar ardorosamente o dia de natal.

Até lá, vou continuar sofrendo as dores dos outros e a ser chamado de comunista ou de petralha. De professor manipulador e outras coisas.

Não faz mal Papai Noel. Eu suporto.

O pior dos que não têm ética é ver nos outros o seu reflexo.

Tchau Papai Noel.



Prof. Péricles

Nenhum comentário: