quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
HERÓI AMERICANO
Entre 1999 e 2009, o então oficial do pelotão Charlie, terceiro grupo da força Seal da Marinha norte-americana, construiu para si uma temida reputação como o atirador mais letal da história da corporação.
Oficialmente, o Pentágono registra 150 mortes no seu nome – o que em si já representa um recorde em relação ao anterior, de 109, até então mantido por um atirador durante a Guerra do Vietnã.
Entretanto, Kyle afirma que sua contagem é maior. Só na segunda batalha de Fallujah, no fim de 2004, diz, tirou a vida de 40 inimigos.
"Adorei o que fiz. Ainda adoro. Se as circunstâncias fossem diferentes – se minha família não precisasse de mim – eu voltaria em um piscar de olhos", escreve o atirador. "Não estou mentindo nem exagerando quando digo que foi divertido."
Sua companhia Charlie foi uma das primeiras a desembarcar na Península de al-Faw no início da chamada Operação Liberdade, iniciada em 20 de março de 2003 pelo então presidente dos EUA, George W. Bush.
No fim daquele mês, na área de Nasiyria, os oficiais Seal aguardavam em um povoado iraquiano a chegada dos marines, fuzileiros navais estadunidenses, que se aproximavam.
No topo de um edifício, Kyle conta que ele e outros integrantes de seu pelotão tinham como objetivo oferecer cobertura aos fuzileiros.
Quase todos os moradores se trancaram em suas casas, de onde assistiam a tudo por detrás das cortinas. Apenas uma mulher e uma ou outra criança se movimentavam na rua.
Quando os marines se encontravam a certa distância, a mulher tirou um objeto amarelado de sua bolsa e caminhou em direção aos militares. "É uma granada! Uma granada chinesa", disse o chefe de Kyle. "Atire." Ao vê-lo hesitar, o chefe repetiu: "Atire!"
Kyle puxou o gatilho duas vezes, a "primeira e única vez" em que matou uma pessoa no Iraque que não fosse homem e combatente.
"Era meu dever. Não me arrependo", escreve. "Meus tiros salvaram vários norte-americanos cujas vidas claramente valiam mais que o daquela mulher de alma distorcida. Posso me colocar diante de Deus com uma consciência limpa em relação ao meu trabalho."
Na 2ª Guerra Mundial, atiradores de elite eram considerados assassinos em série. O recordista mundial de mortes é um atirador finlandês que naquele conflito tirou 475 vidas russas durante a invasão da Finlândia pela então União Soviética.
O militar diz que sua fama de matador mais eficiente da história das Forças não é de grande importância. "O número não é importante para mim. Apenas queria ter matado mais gente. Não para poder me gabar, mas porque acho que o mundo é um lugar melhor sem selvagens à solta tirando vidas norte-americanas."
Reformado de sua função em 2009, ele hoje vive no Texas, onde é diretor de uma empresa que presta serviços para as Forças Armadas dos EUA, treinando atiradores de elite. É este tipo de pessoa que a política belicista dos Estados Unidos criou.
Com BBC
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
NOVA PRESIDENTA DA PETROBRÁS NASCEU EM UMA FAVELA
A nova presidenta da Petrobrás, Maria da Graça Foster, nasceu numa favela.
Sua infância foi vivida no Morro do Adeus, no Rio de Janeiro, que hoje integra o Complexo do Alemão.
Até os 12 anos, ela catou papel e lata na rua para custear os estudos, como narrou recentemente em entrevista ao jornal Valor.
Há mais de três década na Petrobrás Graça sucederá a José Sérgio Gabrielli, que dirigiu a estatal no ciclo mais importante desde sua criação, nos anos 50.
A mulher que assume esse patrimônio histórico sabe onde o Brasil grita e precisa ser ouvido.
O Brasil pobre hoje grita em ‘Pinheirinho’, por exemplo, a ocupação de quase seis mil pessoas, violentamente despejada neste domingo em São José dos Campos (SP). No momento em que a truculência do dinheiro e o menosprezo conservador pelos excluídos produz uma tríplice aliança entre o poder judicial paulista, o governo do Estado e a administração tucana de São José dos Campos, é valioso saber que dentro do governo existem olhos e ouvidos que sabem onde o Brasil grita.
Reverter o arrasa-terra em ‘Pinheirinho’ seria a melhor forma de o governo Dilma transformar a nomeação de Graça Foster mais do que numa boa notícia: um símbolo de seu mandato, em defesa das meninas pobres que ainda catam papel e lata nas ruas do país.
(Carta Maior; 3ª feira; 24/01/ 2012)
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
O MUNDO DE PÉRICLES (01)
Dessa vez não era nenhum tipo de encenação. Seus gestos dramáticos eram realmente fruto de sua angústia vinda da face oculta do coração e não ensaiados como gostariam de supor seus detratores.
O público, tanto os admiradores como os inimigos, estava verdadeiramente hipnotizado, magnetizado sem poder desviar os olhos e a atenção daquele homem que falava na tribuna.
Péricles, o nobre, o mais brilhante político e militar de Atenas (a Nova York de sua época) bradava usando todo seu talento para defender... uma prostituta.
Aspásia, a prostituta, estava presente. E sua presença próxima a Péricles era algo que causava a mais exasperante curiosidade e admiração.
Aspásia de Mileto era a mais bela das prostitutas de Atenas. Para ser aceita no sindicato das prostitutas (sim, as prostitutas tinham sindicato, aliás, um dos mais organizados) a jovem ateniense tinha que ser linda, atualizada, boa ouvinte e boa de papo, além de boa de cama, pois não era pra qualquer uma transar profissionalmente com os homens mais inteligentes do mundo, pelo menos, do seu mundo.
Além de mais bela, Aspásia era também considerada a mais inteligente das prostitutas. Líder do sindicato durante a famosa greve sexual que acabara com as Guerras Médicas na sua primeira fase. Oficialmente, apenas conselheira e conversadora do grande orador.
Desde que Péricles se divorciara, formava com Aspásia o mais conhecido dos casais secretos de Atenas. O amor entre os dois era tão intenso, tão verdadeiro, que, provocava todo tipo de comentários e inveja. Ao contrário dos homens famosos e poderosos de seu tempo que consideravam fraqueza a demonstração de afeto, Péricles jamais negou que amava Aspásia.
O amor provoca ódios e o próprio filho de Péricles, Xantipo,ridicularizava a relação atacando o próprio pai por ser 26 anos mais velho que a amada.
Depois de atacarem Fídias e o filósofo Anaxágoras, seus melhores amigos, acusados de ateísmo, agora, as forças políticas adversárias de Péricles atacavam Aspásia, acusando-a de corromper as mulheres de Atenas com suas idéias de liberdade e de igualdade, inclusive, se rebelando contra a proibição das mulheres votarem na Eclésia. Se condenada, Aspásia seria, no mínimo, expulsa de Atenas para sempre.
Agora, todos assistiam o grande orador defendendo a amada com o talento que só Péricles tinha e só Péricles teve em todo o dourado século V a.C que mais tarde a história chamaria de “o século de Péricles”.
Foi então, ninguém sabe exatamente quando, mas juram que entre uma frase que falava de amor, que Péricles fez o impensável. O inimaginável. O inacreditável. Aquilo que jamais nenhum outro homem ousara fazer na tribuna exposta dos oradores...
Péricles chorou.
Seu choro foi profundo, vindo de alguma parte perdida da alma. Emergiu pela garganta impulsionado pela revolta dos inocentes e pelo hálito ardente dos apaixonados e materializou-se num som de inconfundível dor.
Diante dos mais cultos personagens de seu tempo. Diante de generais, sábios e políticos. Diante dos populares que apinhados assistiam o discurso, Péricles chorou. As lágrimas substituíram os argumentos.
Chorou de amor e de inconformidade com o espetáculo armado. De amor paternal ferido pelo deboche do próprio filho. Um choro de indolência, de cansaço, de rebeldia adolescente e do mais adulto e maduro amor que só um homem na casa dos cinquenta pode sentir.
Houve alguns segundos do mais absoluto silêncio que aquela assembléia jamais assistiu.
E, enquanto Aspásia também se entregava ao mais profundo pranto a Assembléia explodiu.
Viva Péricles! Viva Aspásia! Chega de acusações!
Péricles, o povo chora contigo!
Liberdade para Aspásia!
Dizem que até Xampito, o filho revoltado, abraçou o pai.
Aspásia foi absolvida. Os dois voltaram juntos para casa, aplaudidos de pé ao cruzarem a saída da grande praça.
O grande orador grego acabara de provar que as vezes, a verdade não precisa de palavras.
Prof. Péricles
O público, tanto os admiradores como os inimigos, estava verdadeiramente hipnotizado, magnetizado sem poder desviar os olhos e a atenção daquele homem que falava na tribuna.
Péricles, o nobre, o mais brilhante político e militar de Atenas (a Nova York de sua época) bradava usando todo seu talento para defender... uma prostituta.
Aspásia, a prostituta, estava presente. E sua presença próxima a Péricles era algo que causava a mais exasperante curiosidade e admiração.
Aspásia de Mileto era a mais bela das prostitutas de Atenas. Para ser aceita no sindicato das prostitutas (sim, as prostitutas tinham sindicato, aliás, um dos mais organizados) a jovem ateniense tinha que ser linda, atualizada, boa ouvinte e boa de papo, além de boa de cama, pois não era pra qualquer uma transar profissionalmente com os homens mais inteligentes do mundo, pelo menos, do seu mundo.
Além de mais bela, Aspásia era também considerada a mais inteligente das prostitutas. Líder do sindicato durante a famosa greve sexual que acabara com as Guerras Médicas na sua primeira fase. Oficialmente, apenas conselheira e conversadora do grande orador.
Desde que Péricles se divorciara, formava com Aspásia o mais conhecido dos casais secretos de Atenas. O amor entre os dois era tão intenso, tão verdadeiro, que, provocava todo tipo de comentários e inveja. Ao contrário dos homens famosos e poderosos de seu tempo que consideravam fraqueza a demonstração de afeto, Péricles jamais negou que amava Aspásia.
O amor provoca ódios e o próprio filho de Péricles, Xantipo,ridicularizava a relação atacando o próprio pai por ser 26 anos mais velho que a amada.
Depois de atacarem Fídias e o filósofo Anaxágoras, seus melhores amigos, acusados de ateísmo, agora, as forças políticas adversárias de Péricles atacavam Aspásia, acusando-a de corromper as mulheres de Atenas com suas idéias de liberdade e de igualdade, inclusive, se rebelando contra a proibição das mulheres votarem na Eclésia. Se condenada, Aspásia seria, no mínimo, expulsa de Atenas para sempre.
Agora, todos assistiam o grande orador defendendo a amada com o talento que só Péricles tinha e só Péricles teve em todo o dourado século V a.C que mais tarde a história chamaria de “o século de Péricles”.
Foi então, ninguém sabe exatamente quando, mas juram que entre uma frase que falava de amor, que Péricles fez o impensável. O inimaginável. O inacreditável. Aquilo que jamais nenhum outro homem ousara fazer na tribuna exposta dos oradores...
Péricles chorou.
Seu choro foi profundo, vindo de alguma parte perdida da alma. Emergiu pela garganta impulsionado pela revolta dos inocentes e pelo hálito ardente dos apaixonados e materializou-se num som de inconfundível dor.
Diante dos mais cultos personagens de seu tempo. Diante de generais, sábios e políticos. Diante dos populares que apinhados assistiam o discurso, Péricles chorou. As lágrimas substituíram os argumentos.
Chorou de amor e de inconformidade com o espetáculo armado. De amor paternal ferido pelo deboche do próprio filho. Um choro de indolência, de cansaço, de rebeldia adolescente e do mais adulto e maduro amor que só um homem na casa dos cinquenta pode sentir.
Houve alguns segundos do mais absoluto silêncio que aquela assembléia jamais assistiu.
E, enquanto Aspásia também se entregava ao mais profundo pranto a Assembléia explodiu.
Viva Péricles! Viva Aspásia! Chega de acusações!
Péricles, o povo chora contigo!
Liberdade para Aspásia!
Dizem que até Xampito, o filho revoltado, abraçou o pai.
Aspásia foi absolvida. Os dois voltaram juntos para casa, aplaudidos de pé ao cruzarem a saída da grande praça.
O grande orador grego acabara de provar que as vezes, a verdade não precisa de palavras.
Prof. Péricles
domingo, 22 de janeiro de 2012
FHC E SUAS FRASES BRILHANTES
Preste atenção nessa frase:
"Não vamos prometer o que não dá para fazer. Não é para transformar todo mundo em rico. Nem sei se vale à pena, porque a vida de rico, em geral, é muito chata"
Ela foi escolhida pelo "Book of All-Time Stupidest: Top 10 Lists" de Ross e Kathryn Petras como uma das maiores bobagens ditas em todos os tempos por um político.
Para nosso “orgulho” seu autor é um brasileiro. Ele, o Príncipe dos Sociólogos, o Intelectual, Fernando Henrique Cardoso, também conhecido por FHC.
Sejamos justos, vaidoso como é, e sempre em busca de reconhecimento internacional, deve ter sido a glória.
Fernando Henrique Cardoso, considerado nos tempos da ditadura militar como um intelectual de esquerda. Na abertura política tornou-se um dos cardeais do PSDB, o partido “dos tucanos” que acabaria encarnando a doutrina neoliberal no Brasil.
Em 1994 era Ministro das Relações Exteriores do governo Itamar Franco quando foi, cuidadosamente deslocado para o Ministério da Fazenda, isso porque, seria lançado o Plano Real, e como ele seria lançado candidato a presidente, era importante ser visto como o criador da coisa.
Montado no Plano Real foi eleito Presidente. Ainda encostado na segurança econômica do Plano e após uma campanha intensa no Congresso (que mudou a própria Constituição) foi reeleito.
Atualmente FHC perambula nos corredores da vida partidária e ainda é uma voz forte no seu partido.
Em homenagem aos saudosistas e para provar que a frase vencedora de nosso ex-presidente não é uma brilhante frase isolada (dessas que nenhum metalúrgico consegue repetir), listamos a seguir outras “pérolas” do nosso “Príncipe”.
- "Não existe esse fenômeno de gente morrendo de fome no Brasil." (2002, comentando a situação social do país.)
"Logo que eu iniciei o governo, eu disse que era fácil governar o Brasil. Talvez tivesse que refazer o que disse. Não dá mais para viver em um país tropical." (2002, gripado, ao receber o presidente do Timor Leste.)
"São uns ignorantes. (1998, irritado com os críticos de sua aula inaugural na faculdade do Hospital Sarah Kubitschek.)
"São vagabundos". (1998, sobre os brasileiros que se aposentam com menos de 50 anos.)
"O Rio é uma maravilha. Falam em crise e esse pessoal todo na praia!"(1999, para o governador Anthony Garotinho, sobrevoando a Praia de Copacabana.)
"Se a pessoa não consegue produzir, coitada, vai ser professor."(2001, sobre a angústia dos pesquisadores bolsistas.)
"Tem muito pobre. Não tem outra conclusão, tem muito pobre." ( 2002, reconhecendo que, apesar dos avanços na área social, ainda há muito o que fazer.)
"Essa coisa de ser brasileiro é quase uma obrigação."
"Que ninguém se engane...não vai haver nenhum espetáculo de crescimento, nada que se compare à China ou à Índia. Continuaremos nessa falta de entusiasmo, nesse desânimo."
"Parada militar no Brasil é pobre pra burro. Brasileiro não sabe marchar. Eles sambam … A cada bandeira de regimento a gente tinha que levantar, era um senta levanta infindável. Em setembro venta muito em Brasília e o cabelo fica ao contrário."
Agência Brasil/Revista Piauí e Prof. Péricles
"Não vamos prometer o que não dá para fazer. Não é para transformar todo mundo em rico. Nem sei se vale à pena, porque a vida de rico, em geral, é muito chata"
Ela foi escolhida pelo "Book of All-Time Stupidest: Top 10 Lists" de Ross e Kathryn Petras como uma das maiores bobagens ditas em todos os tempos por um político.
Para nosso “orgulho” seu autor é um brasileiro. Ele, o Príncipe dos Sociólogos, o Intelectual, Fernando Henrique Cardoso, também conhecido por FHC.
Sejamos justos, vaidoso como é, e sempre em busca de reconhecimento internacional, deve ter sido a glória.
Fernando Henrique Cardoso, considerado nos tempos da ditadura militar como um intelectual de esquerda. Na abertura política tornou-se um dos cardeais do PSDB, o partido “dos tucanos” que acabaria encarnando a doutrina neoliberal no Brasil.
Em 1994 era Ministro das Relações Exteriores do governo Itamar Franco quando foi, cuidadosamente deslocado para o Ministério da Fazenda, isso porque, seria lançado o Plano Real, e como ele seria lançado candidato a presidente, era importante ser visto como o criador da coisa.
Montado no Plano Real foi eleito Presidente. Ainda encostado na segurança econômica do Plano e após uma campanha intensa no Congresso (que mudou a própria Constituição) foi reeleito.
Atualmente FHC perambula nos corredores da vida partidária e ainda é uma voz forte no seu partido.
Em homenagem aos saudosistas e para provar que a frase vencedora de nosso ex-presidente não é uma brilhante frase isolada (dessas que nenhum metalúrgico consegue repetir), listamos a seguir outras “pérolas” do nosso “Príncipe”.
- "Não existe esse fenômeno de gente morrendo de fome no Brasil." (2002, comentando a situação social do país.)
"Logo que eu iniciei o governo, eu disse que era fácil governar o Brasil. Talvez tivesse que refazer o que disse. Não dá mais para viver em um país tropical." (2002, gripado, ao receber o presidente do Timor Leste.)
"São uns ignorantes. (1998, irritado com os críticos de sua aula inaugural na faculdade do Hospital Sarah Kubitschek.)
"São vagabundos". (1998, sobre os brasileiros que se aposentam com menos de 50 anos.)
"O Rio é uma maravilha. Falam em crise e esse pessoal todo na praia!"(1999, para o governador Anthony Garotinho, sobrevoando a Praia de Copacabana.)
"Se a pessoa não consegue produzir, coitada, vai ser professor."(2001, sobre a angústia dos pesquisadores bolsistas.)
"Tem muito pobre. Não tem outra conclusão, tem muito pobre." ( 2002, reconhecendo que, apesar dos avanços na área social, ainda há muito o que fazer.)
"Essa coisa de ser brasileiro é quase uma obrigação."
"Que ninguém se engane...não vai haver nenhum espetáculo de crescimento, nada que se compare à China ou à Índia. Continuaremos nessa falta de entusiasmo, nesse desânimo."
"Parada militar no Brasil é pobre pra burro. Brasileiro não sabe marchar. Eles sambam … A cada bandeira de regimento a gente tinha que levantar, era um senta levanta infindável. Em setembro venta muito em Brasília e o cabelo fica ao contrário."
Agência Brasil/Revista Piauí e Prof. Péricles
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
PEQUENO HISTÓRICO DAS DROGAS
Sendo o homem um ser gregário e entendendo o consumo das drogas como uma necessidade para preencher vazios, fácil é a conclusão que, a incapacidade humana em criar uma sociedade justa, sem excluídos, pode ser apontada como uma das principais causas do uso abusivo de drogas.
Há 7 mil anos atrás o homem já consumia o álcool, seja como cerveja (Egito) ou como vinho (Europa meridional) conhecido como a “dádiva de todos os deuses”.
Há mais de 6 mil anos os Sumerianos utilizavam a papoula (uma flor de onde se extrai o ópio) como a “planta da alegria”, que traduzia o contato com os deuses.
Quase na mesma época o povo Cita queimava a maconha (cânhamo) em pedras aquecidas e inalavam os vapores dentro de suas barracas ou tendas.
Já em nossa era, aproximadamente no ano 1500, o cactus peyote (de substância alucinógena) era utilizado em cerimônias religiosas na América, enquanto o ópio (base da morfina e da heroína) era cultivado livremente por camponeses, como fonte de alívio de sua realidade sofredora. Na mesma época os espanhóis utilizavam as drogas alucinógenas como uma forma de auto-castigo, pois, para este povo (os espanhóis) droga significa “demônio”.
O consumo de ópio foi fartamente incentivado na Guerra Civil Americana (1860-1865), utilizado também para fornecer alívio à dolorosa vida dos soldados.
Nesse mesmo século (XIX) os ingleses utilizam a proibição do consumo do ópio por parte do governo chinês para declarar guerra a esse povo, invadir o país, e, claro, liberar o consumo da droga aos chineses (embora fosse proibido na Inglaterra).
Na década de 20, depois da I Guerra Mundial (onde, aliás, o consumo de morfina foi indiscriminado), os Estados Unidos instalam a “Lei Seca”, simplesmente proibindo o consumo de bebidas alcoólicas no país. O consumo não só continuou existindo como ainda gerou um mercado negro que faturou, em estimativas moderadas, cerca de 200 bilhões de dólares, controlado por gangster como o famigerado Al Capone.
Na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) prosperou o consumo de anfetaminas para combater a fadiga, não só entre militares, como também entre a população civil.
Barbitúricos/hipnóticos, como por exemplo, o Gardenal, tiveram seu auge a partir dos anos 50. “Viva Melhor Com A Química” era o apelo de marketing usado pelos laboratórios.
Já a década de 60 conheceu o apogeu do LSD (ácidolicérgico). Muitos defenderam em debates televisivos o seu consumo para, entre outros benefícios, possibilitar a entrada da mente em novas dimensões da realidade (mais ou menos como se imaginava o peyote).
Também na década de 60, mas principalmente na década de 70, ocorreu uma vertiginosa proliferação do uso da cocaína e de drogas sintéticas (além do LCD) como o Ecstasy.
Atualmente, derivados de cocaína, como o crack e a merla são as drogas predominantes, mas, percebe-se um crescimento muito significativo da produção e consumo das drogas sintéticas (feitas em laboratório).
O maior produtor mundial de ópio é o Afeganistão, de cocaína a Colômbia e a Bolívia, de maconha o Paraguai e drogas sintéticas os países desenvolvidos como os Estados Unidos.
Prof. Péricles
Há 7 mil anos atrás o homem já consumia o álcool, seja como cerveja (Egito) ou como vinho (Europa meridional) conhecido como a “dádiva de todos os deuses”.
Há mais de 6 mil anos os Sumerianos utilizavam a papoula (uma flor de onde se extrai o ópio) como a “planta da alegria”, que traduzia o contato com os deuses.
Quase na mesma época o povo Cita queimava a maconha (cânhamo) em pedras aquecidas e inalavam os vapores dentro de suas barracas ou tendas.
Já em nossa era, aproximadamente no ano 1500, o cactus peyote (de substância alucinógena) era utilizado em cerimônias religiosas na América, enquanto o ópio (base da morfina e da heroína) era cultivado livremente por camponeses, como fonte de alívio de sua realidade sofredora. Na mesma época os espanhóis utilizavam as drogas alucinógenas como uma forma de auto-castigo, pois, para este povo (os espanhóis) droga significa “demônio”.
O consumo de ópio foi fartamente incentivado na Guerra Civil Americana (1860-1865), utilizado também para fornecer alívio à dolorosa vida dos soldados.
Nesse mesmo século (XIX) os ingleses utilizam a proibição do consumo do ópio por parte do governo chinês para declarar guerra a esse povo, invadir o país, e, claro, liberar o consumo da droga aos chineses (embora fosse proibido na Inglaterra).
Na década de 20, depois da I Guerra Mundial (onde, aliás, o consumo de morfina foi indiscriminado), os Estados Unidos instalam a “Lei Seca”, simplesmente proibindo o consumo de bebidas alcoólicas no país. O consumo não só continuou existindo como ainda gerou um mercado negro que faturou, em estimativas moderadas, cerca de 200 bilhões de dólares, controlado por gangster como o famigerado Al Capone.
Na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) prosperou o consumo de anfetaminas para combater a fadiga, não só entre militares, como também entre a população civil.
Barbitúricos/hipnóticos, como por exemplo, o Gardenal, tiveram seu auge a partir dos anos 50. “Viva Melhor Com A Química” era o apelo de marketing usado pelos laboratórios.
Já a década de 60 conheceu o apogeu do LSD (ácidolicérgico). Muitos defenderam em debates televisivos o seu consumo para, entre outros benefícios, possibilitar a entrada da mente em novas dimensões da realidade (mais ou menos como se imaginava o peyote).
Também na década de 60, mas principalmente na década de 70, ocorreu uma vertiginosa proliferação do uso da cocaína e de drogas sintéticas (além do LCD) como o Ecstasy.
Atualmente, derivados de cocaína, como o crack e a merla são as drogas predominantes, mas, percebe-se um crescimento muito significativo da produção e consumo das drogas sintéticas (feitas em laboratório).
O maior produtor mundial de ópio é o Afeganistão, de cocaína a Colômbia e a Bolívia, de maconha o Paraguai e drogas sintéticas os países desenvolvidos como os Estados Unidos.
Prof. Péricles
domingo, 15 de janeiro de 2012
MERCADO DE VAIDADES
Talvez você já conheça a história:
Há alguns anos atrás nas Olimpíadas Especiais de Seatle, nove participantes, todos com deficiência mental ou física, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos.
Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar. Todos, com exceção de um garoto, que tropeçou no asfalto, caiu rolando e começou a chorar.
Os oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Então eles viraram e voltaram. Todos eles.
Uma das meninas com Síndrome de Down, ajoelhou, deu um beijo no menino e disse:
- Pronto, agora vai sarar.
E todos os nove competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada.
O estádio inteiro se levantou e os aplausos duraram muitos minutos. E as pessoas que estavam ali, naquele dia, continuam repetindo a história até hoje.
Talvez os atletas fossem deficientes mentais.
Mas, com certeza não eram deficientes de sensibilidade.
Por quê? Porque, lá no fundo, todos nós sabemos que o que importa nesta vida é mais do que ganhar sozinho.
O que importa nesta vida é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir o passo e mudar de curso.
Precisamos, com urgência, usar o direito à rebeldia e à subversão diante do sistema que criou a lenda do "primeiro", do "único", da idéia de que fora do primeiro lugar não existe vida.
Tudo no capitalismo envolve a cultura de ser o vencedor, de ser o máximo. Ter as melhores jóias, o melhor emprego, o carro mais avançado, a mulher (vista como objeto) mais bela. Ostentar pois a ostentação implica em ter posse e em provocar respeito.
Uma vida em que ter é infinitamente mais importante do que ser.
Todos os passos do capitalismo levam à comparação, ao culto do vencedor e da exclusão do perdedor.
É belo ser um vencedor. É feio, decrepto, ser um perdedor.
Logo na infância aprendemos isso.
Tudo o que nos dizem possui uma forte conotação de elogio ou de censura. Aprendemos que temos que ser os melhores. Logo buscamos agradar para receber a recompensa/elogio. Essa "coleção" do que pensam de nós forma o que chamamos de ego. Nos tortura a censura, o ato envergonhado. Em pouco tempo vivemos em função das opiniões dos outros sobre nós e não sobre o que realmente queremos acreditamos que somos ou gostaríamos de ser.
Em pouco tempo a nossa vaidade torna-se nosso guia.
Os elogios são substituídos por melhores salários, pelo título de doutor.
Fazemos o que causa mais admiração aos outros, o que provoca mais “inveja” aos outros. Vivemos segundo os outros. Temos que ser melhores. Temos que ter mais.
O capitalismo criou a egolatria.
Assim como no mercado as empresas competem e, buscam conquistar o mercado e garantir consumidores. Assim como o consumo determina os investimentos e por isso novos antigripais possuem muito mais recursos para pesquisa do que remédios para o mal de Aizeimer, nós reproduzimos toda essa louca concorrência em nossas vidas, determinando a nossa individualidade.
Dar as mãos, só se houver “publicidade”.
Ceder o primeiro lugar... jamais.
Por isso o gesto das Olimpíadas Especiais de Seatle causou tanta comoção.
Por isso ela é lembrada até hoje...
Porque definitivamente o que os jovens fizeram foi, revolucionário.
Foi subversivo à ordem capitalista e contrário aos ditames da vaidade capitalista.
Prof. Péricles
Há alguns anos atrás nas Olimpíadas Especiais de Seatle, nove participantes, todos com deficiência mental ou física, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos.
Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar. Todos, com exceção de um garoto, que tropeçou no asfalto, caiu rolando e começou a chorar.
Os oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Então eles viraram e voltaram. Todos eles.
Uma das meninas com Síndrome de Down, ajoelhou, deu um beijo no menino e disse:
- Pronto, agora vai sarar.
E todos os nove competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada.
O estádio inteiro se levantou e os aplausos duraram muitos minutos. E as pessoas que estavam ali, naquele dia, continuam repetindo a história até hoje.
Talvez os atletas fossem deficientes mentais.
Mas, com certeza não eram deficientes de sensibilidade.
Por quê? Porque, lá no fundo, todos nós sabemos que o que importa nesta vida é mais do que ganhar sozinho.
O que importa nesta vida é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir o passo e mudar de curso.
Precisamos, com urgência, usar o direito à rebeldia e à subversão diante do sistema que criou a lenda do "primeiro", do "único", da idéia de que fora do primeiro lugar não existe vida.
Tudo no capitalismo envolve a cultura de ser o vencedor, de ser o máximo. Ter as melhores jóias, o melhor emprego, o carro mais avançado, a mulher (vista como objeto) mais bela. Ostentar pois a ostentação implica em ter posse e em provocar respeito.
Uma vida em que ter é infinitamente mais importante do que ser.
Todos os passos do capitalismo levam à comparação, ao culto do vencedor e da exclusão do perdedor.
É belo ser um vencedor. É feio, decrepto, ser um perdedor.
Logo na infância aprendemos isso.
Tudo o que nos dizem possui uma forte conotação de elogio ou de censura. Aprendemos que temos que ser os melhores. Logo buscamos agradar para receber a recompensa/elogio. Essa "coleção" do que pensam de nós forma o que chamamos de ego. Nos tortura a censura, o ato envergonhado. Em pouco tempo vivemos em função das opiniões dos outros sobre nós e não sobre o que realmente queremos acreditamos que somos ou gostaríamos de ser.
Em pouco tempo a nossa vaidade torna-se nosso guia.
Os elogios são substituídos por melhores salários, pelo título de doutor.
Fazemos o que causa mais admiração aos outros, o que provoca mais “inveja” aos outros. Vivemos segundo os outros. Temos que ser melhores. Temos que ter mais.
O capitalismo criou a egolatria.
Assim como no mercado as empresas competem e, buscam conquistar o mercado e garantir consumidores. Assim como o consumo determina os investimentos e por isso novos antigripais possuem muito mais recursos para pesquisa do que remédios para o mal de Aizeimer, nós reproduzimos toda essa louca concorrência em nossas vidas, determinando a nossa individualidade.
Dar as mãos, só se houver “publicidade”.
Ceder o primeiro lugar... jamais.
Por isso o gesto das Olimpíadas Especiais de Seatle causou tanta comoção.
Por isso ela é lembrada até hoje...
Porque definitivamente o que os jovens fizeram foi, revolucionário.
Foi subversivo à ordem capitalista e contrário aos ditames da vaidade capitalista.
Prof. Péricles
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