terça-feira, 7 de junho de 2016

SOBRE MITOS, PODER E MENTIRAS


Eram duas irmãs que disputavam o poder na Terra: Democracia e Ditadura.

Democracia era bela, modos elegantes, tratava a todos da mesma maneira.

Ditadura era uma ordinária, só gostava de cafajestes e tratava as pessoas de acordo com seus próprios e íntimos interesses.

Democracia nasceu na Grécia, passou muitos anos afastada de todos e voltou só no fim da Era dos Feudos, infelizmente, muito mal acompanhada por um tal de capitalismo, que a promoveu como estrela de seu show de ilusionismo.

Ditadura era mais velha, inclusive ninguém sabia sua real idade pois sempre fora vista junto com os homens desde os tempos mais remotos.

Na verdade, Ditadura era meio revoltada já que, injustamente, diziam que ela só andava com socialistas e comunistas, quando na verdade sempre fora a preferida do capitalismo, aquele infiel.

Isso mesmo, o capitalismo fazia as maiores sacanagens com ditadura, mas, andava com democracia só para manter as aparências.

Ditadura gostava muito do Brasil.

Esteve em nosso país desde o nascimento da nação.

Era a melhor amiga de “Café com Leite”, brilhou no Estado Novo da Era Vargas e chegou a seu momento apoteótico com os militares (Ditadura adora os homens de farda, é um fetiche).

Democracia, coitadinha, nunca foi bem aceita em nossas terras.

Quando tentou se impor um presidente se suicidou em pleno mandato, outro renunciou e outro foi derrubado.

Democracia é assim mesmo, incompreendida entre os brasileiros.

Depois que sua irmã feiosa foi embora em 1985, Democracia ficou se achando. Inspirou a Constituição de 1988 e incentivou avanços sociais.

Pensou que agora sim, promoveria a diminuição das diferenças entre ricos e pobres, igualdades raciais e de gênero, enfim, Democracia ficou assanhada e fresca.

Ah... Dona Democracia, não aqui em terras tupiniquins... pensou uma velha inimiga sua, uma tal de Classe Média.

Classe Média era uma recalcada que ficava na janela invejando o progresso dos outros e torcendo para que sua janela fosse o centro do mundo.

Então, resolveu usar uma velha arma de sua querida amiga ditadura, a corrupção, para expulsar Democracia do país.

Quais das irmãs vencerá e permanecerá em nossas terras?

Bem isso dependerá de uma outra deusa pouco frequente nessas terras, mas decisiva nos momentos de crise - a Vontade, prima-irmã da dignidade, melhor amiga da Vergonha na Cara....

Mas esse... já é um outro mito.





Prof. Péricles

Nenhum comentário: