terça-feira, 28 de maio de 2013

MEDÉIA



Até onde pode chegar o desejo de vingança?
Qual o limite do ódio? Estará ele ligado por uma tênue linha ao amor, como alguns supõem?
Haverá fúria maior do que o de uma mulher traída?
Em tempos de crianças jogadas em esgotos, encontradas em sacolas nas águas de lagoas ou esquecidas em carros superaquecidos, talvez seja interessante buscar o pensamento helênico sobre o assunto..

Descrita na peça “Medea” de Eurípedes, Medéia era uma mulher mortal, filha de rei e neta do deus Hélio, o deus do sol. Alguns mitos afirmam que era ligada, de alguma forma, à deusa Hécade, deusa da bruxaria e das encruzilhadas.

Ela morava num lugar chamado Cólquida, e seu drama inicia quando o herói Jasão chega a sua terra. Medéia apaixona-se profundamente pelo bonitão e para conquista-lo promete auxilia-lo numa enrascada que era obter a lã de ouro do carneiro alado Crisómalo, única maneira dele, Jasão, recuperar o trono que já fora dele de Tessália.

Juntos enfrentaram touros gigantes, dragões e um exército, e Medéia sobressaiu-se na luta com sua astúcia e suas bruxarias, até a vitória de seu amado Jasão.

Jasão se apodera da lã de ouro e vai embora com Medéia, conforme o combinado.

A bordo da nau Argos os dois pombinhos enfrentam inúmeras aventuras, cantadas em verso e prosa pelos gregos, inclusive ressaltando que entre tantas guerras tiveram tempo de ter filhos. Até que, finalmente chegam à pólis de Corinto. Lá a tragédia os esperava.

Jasão se apaixona por Gláucia, a linda e famosa filha do Rei.

Jasão e Medeia discutem a relação, ele com o argumento da paixão sem controle, que pode acontecer a qualquer homem e que não poderia deixar de casar com uma princesa enquanto que ela, Medéia, era apenas uma mulher rude e bárbara. Ela, por sua vez, argumenta que abandonou a sua família por ele, sua ilha, sua casa, tudo o que tinha, para segui-lo e que muitas vezes havia lhe salvado a vida. Ele propõe que ela seja sua amante, uma boa proposta masculina, mas ela rejeita completamente.

Medéia terá que partir. Mas antes disso, resolve se vingar.

Com todo amor e carinho envia para Gláucia um lindo vestido (nenhuma mulher resiste a um lindo vestido) e uma pequena coroa envenenados, o que resulta na morte da princesa e de seu pai, o rei de Corinto que tenta socorrer a filha.

Mas, o pior vem agora. Enlouquecida de dor, humilhada e desprezada, Medéia decide matar seus filhos com Jasão, para fazê-lo sofrer toda a dor que um pai pode sentir ao perder seus rebentos.

Jasão corre para vingar-se, mas vê Medeia à distância, em uma carruagem dourada enviada por seu avô, Hélio, deus do Sol, a dizer, mais ou menos o seguinte:
“nem mesmo os corpos dos nossos filhos eu te deixarei para lembrar de mim. Para vós, que me fizeste sofrer tanto deixo apenas meu desprezo."

Medéia ainda aparecerá em vários mitos gregos posteriores sem que nenhum deles relate qualquer castigo pela morte de seus filhos e morrerá em Cólquida, livre, porém, abandonada.

Na psicologia e em outros ramos, denomina-se “Complexo de Medéia” o assassinato dos próprios filhos com objetivo de causar dor ao companheiro conjugal.

Prof. Péricles

2 comentários:

Anônimo disse...

Mais um texto de qualidade! Obrigada amigo!

Anônimo disse...

Interessante texto!
Prof. aproveito pra dizer que está difícil votar na atual enquete. Gosto de todos os assuntos postados aqui no Blog. Muito difícil fazer uma escolha.
Paz.
Marcos.