terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ORIENTE MÉDIO – ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS

Para aqueles que procuram compreender melhor o mais complexo entrevero político de nossos tempos (a questão do Oriente Médio), o entendimento de alguns conceitos é fundamental para acompanhar a linguagem das notícias e dos livros que se publicam sobre o assunto. Então, aí vão algumas coisas que você deve saber antes de entrar nesse “labirinto”:

- SEMITA: Povo antiguíssimo que habitava o planalto da Turquia e que a milhares de anos ao migrar para áreas mais amenas deram origem a três povos: os hebreus, os Assírios e os Fenícios. Os dois últimos já desapareceram, mas os hebreus são os modernos judeus. Quando os livros dizem que os nazistas eram anti-semitas estão dizendo que eram anti-judeus.

- SIONISTA: nome que se dá ao movimento nascido na Áustria no final do século XIX que buscava estabelecer um espaço nacional, uma área geográfica onde se estabeleceria o estado Judeu, ou Israel.

- PALESTINA: genericamente designa toda uma região do Oriente Médio, em vários aspectos sagrada para as três maiores religiões do mundo – Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. Mais especificamente designa a pátria do povo palestino, muçulmanos de turbante quadriculado. O estado Palestino criado pela ONU em 1948 é composto de duas regiões não contínuas, a Faixa de Gaza e a Cisjordânia.

- GUERRA DOS SEIS DIAS: Conflito ocorrido em 1967 que estabeleceu uma vitória militar completa de Israel/Estados Unidos. No final do conflito a Palestina não existia mais como nação independente já que foi totalmente anexada por Israel. Além da Faixa de Gaza e da Cisjordânia, Israel tomou a Península do Sinai, do Egito e as Colinas de Golan, da Síria.

- INTIFADA: ou “revolta das pedras”. Designação dada a uma resistência civil dos palestinos contra Israel nas áreas ocupadas.

- OLP: Organização para a Libertação da Palestina, grupo criado na década de 60 onde se destacou a liderança de Yasser Arafat. A OLP defendia a luta armada contra o invasor e ações de impacto, como seqüestros de aviões, por exemplo, para chamar a atenção do ocidente para a sua luta. Na década de 90 a OLP acabou, transformando-se em ANP. Atualmente lideranças políticas palestinas falam em recriar a OLP agora com outras funções.

- ANP: Criada por Yasser Arafat nos anos 90 com o intuito de substituir as ações armadas e de terror contra Israel pela diplomacia, reconhecendo o estado judeu e negociando o reconhecimento por parte deste.
- HAMAS e FATAH: grupos políticos e ativistas dos palestinos. São rivais e, de certa forma, inimigos. O Hamas não é reconhecido por Israel e governa (depois de eleito em eleições livres) a Faixa de Gaza. O Fatah consegue dialogar diplomaticamente com Israel e governa (também foi eleito) a Cisjordânia.

- LIKUD: Partido político radical de Israel. Defensor da manutenção do controle da questão palestina mantendo-se o uso da força. O diálogo que se pretende avançar em busca da paz com os palestinos sempre é mais difícil (ou impossível) quando esse grupo, como agora, está no poder.

Nenhum comentário: