domingo, 11 de setembro de 2011

DÍVIDA PÚBLICA

Ultimamente estão escrevendo e falando muito sobre Dívida Pública.

Mas, você sabe o que é dívida pública?

A Dívida pública acontece quando todos os recursos arrecadados pelo Estado com impostos, não é suficiente para cobrir os gastos (do Estado) com as políticas públicas que incluem saúde, obras, aposentadorias, entre outras.

Então, para cumprir suas metas, o governo assume dívidas. É parecido com o orçamento doméstico: se não temos dinheiro para fazer uma reforma na casa, podemos pedir emprestado ao banco.

Essas dívidas são contraídas por meio de emissão de títulos públicos. O título é uma garantia de que o valor investido naquele país (emprestado) por bancos, empresas, particulares ou outro estado, será ressarcido com juros.

Em algumas circunstâncias, o endividamento pode atingir o patamar previsto no orçamento. Foi o que aconteceu nos Estados Unidos. Os gastos militares com as guerras do Iraque e do Afeganistão, somados à crise financeira de 2008, fizeram com que o limite (US$ 14,3 trilhões ou cerca de R$ 22,2 trilhões), fosse atingido em 16 de maio. Uma manobra do Executivo permitiu estender esse prazo-limite para 2 de agosto, mas algo precisava ser feito.

Então, tivemos os debates no Congresso.

O Partido Democrata, do Presidente, defende que, para conter o déficit público é necessário cortar os gastos de guerra, e talvez aumentar os impostos.

O Partido Republicano, que é oposição ao presidente, mas tem a maioria no Congresso é contra o aumento dos impostos e defende o corte nos gastos públicos (saúde, aposentadoria, etc.).

Agora, preste atenção como está sendo tratado esse assunto pela mídia nacional. De repente as dívidas dos estados tornaram-se as explicações únicas para a crise financeira internacional. Não é o sistema capitalista que atravessa uma crise estrutural – é a dívida do estado.

Provavelmente a idéia seja desviar o foco da necessária reforma fiscal (no Brasil os mais ricos pagam muito menos do que deveriam) e culpar os custos com aposentadoria e saúde (o Brasil possui um dos melhores sistemas mundiais, que inclui saúde universal e aposentarias e pensões para grupos antes esquecidos como o trabalhador rural e empregada doméstica, mas claro, que isso tem preço).

Ou seja, a culpa da crise é a dívida. Mas não a dívida com guerras, com negociatas e favorecimentos, mas a dívida com o povo (a pública).

Não são as falências fraudulentas, as especulações irresponsáveis, os investimentos e trocas de favores os responsáveis pelas dificuldades atuais. São os benefícios, na maioria de um salário mínimo, os medicamentos gratuítos, as pensões...essas são as causas da crise.

Entendeu?

Não concorda? Então, observe os noticiários e depois me diga.

Prof. Péricles

Nenhum comentário: