sábado, 10 de outubro de 2015

TERRAS INDÍGENAS, UM GRANDE NEGÓCIO



Por Maria Fernanda Arruda 
Gerações aprenderam na escola que o Brasil foi descoberto em 1500, onde Pedro Alvares Cabral encontraria os índios, logo ofertando a eles uma primeira missa. Hoje, postas de lado as versões inventadas pela História Oficial, as crianças são informadas sobre a invasão ocorrida naquele ano, quando os portugueses navegantes se encontraram com os povos habitantes e senhores daquelas terras.
Estimativas, por razões evidentes, e mais que vagas: seriam entre 6,8 milhões e 1 milhão. Como informa o IBGE, hoje são 900 mil, uma população que tem crescido a partir de 1980, compreendendo 300 etnias e aproximadamente 274 línguas.
Na escola, as crianças aprendem o que não quis e não quer saber o homem branco, dono e proprietário de todas as terras e matas. Para os jesuítas, aqueles reais senhores dessas terras foram tratados como almas a serem conquistadas para a Igreja, Anchieta e Nóbrega, que se fizeram santos heróis europeus em terras da América. Mas os jesuítas foram expulsos do Brasil em 1759. O que fazer com os silvícolas?

Participação na história dos homens brancos? Poucas e discutíveis. Na guerra da Independência da Bahia, os índios, então chamados “caboclos”, foram vestidos como heróis e são celebrados a cada 2 de Julho. Além disso, o movimento indianista vivido pelas letras brasileiras: as Americanas, de Gonçalves Dias; O Guarani, Iracema, Ubirajara, de Jose Alencar; A Confederação dos Tamoios, de Gonçalves de Magalhães.
A Lei de Terras, de 1850, inaugura a agressão ilimitada às terras das aldeias indígenas.
Dai a pergunta de resposta pronta: onde estão os índios? A província do Ceará foi a primeira a negar a existência deles em suas terras; em 1853 é o Sergipe que define sua inexistência. Adornado em sua túnica produzida com penas de papagaios, o pequeno Imperador de longas barbas tranquiliza-se: não há mais índios no Brasil.
O massacre promovido desde os primeiros tempos com os bandeirantes, que os “caras-pálidas” transformaram em estátuas de heróis, foi a regra implementada sem descanso a partir de 1850, procedendo-se a uma expropriação total.
Eventuais embargos legais, passaram a ser levantados com a emancipação dos índios que passavam a ser entendidos como “aculturados”. Ou ainda, muitas aldeias de Goiás, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo passavam a ser declaradas extintas, sob alegação de que abrigavam populações mestiças.
O que são então os povos indígenas no Brasil do século XXI?

No Sul restam 75 mil, no Rio Grande do Sul representando 0,4% da população, 8,9% em Santa Catarina, 0,33% no Paraná.

Em fins do século XIX, quatro indígenas foram levados do Rio Grande do Sul para serem exibidos em circos europeus.

Em São Paulo, são 44,8 mil, representando 0,11% da população. Os kaingangs que habitavam todo o vale do rio Peixe, foram chamados de coroados pelos antropólogos.

Esta tribo enfrentou e resistiu a colonização branca. Já os Cayúas que habitavam o vale do rio Paranapanema, à sua direita, tinham terras de campos agricultáveis, os primeiros a desaparecer.

Por último, os Xavantes, considerados sociáveis, ocupavam toda bacia inferior do Rio Pardo (Mato Grosso) atravessando o rio Paraná (São Paulo) indo se estabelecer nos campos de Jaquaretê e Laranja Doce. Estes oferecendo grande resistência.

Quase sempre foram sangrentos os contatos entre índios e pioneiros. Os verdadeiros habitantes da terra lutaram muito, mas, foram dizimados pelos colonizadores.

O empenho de um militar, Cândido Rondon, de formação positivista, foi decisivo na criação de um primeiro órgão de proteção aos índios, o SPI – Serviço de Proteção ao Índio, que não impediu a transferência de terras para colonização, defendendo o respeito e o trato amigável com os indígenas, o que não foi mais do que uma exceção, com gente como os Irmãos Villas Boas e o médico sanitarista Noel Nutels.
Sob a égide de um governo tíbio, o Congresso Nacional pretende assumir a tarefa de demarcação das terras indígenas, o que em termos práticos significa entrega-las aos ruralistas comandados pela ministra Katia Abreu.
Nos últimos meses, a ação de pistoleiros vai se multiplicando, animada pela fraqueza de um Ministério de Justiça omisso. Os abusos vão tomando todas as formas possíveis.
Recentemente, a Agência Nacional de Petróleo lança pré-edital de licitação para exploração de petróleo em sete blocos próximos de 15 terras indígenas, sem qualquer consulta prévia à FUNAI.
Avá Uerá Arandú é um dos líderes do povo Kaiowá Guarani no Mato Grosso do Sul. Doutorando em Antropologia no Museu Nacional da UFRJ, ele tem a voz que fica muito acima dos grunhidos dos matadores, que não são gente simples e nem mesmo jagunços. São pessoas ricas, recrutadas pelas organizações ruralistas e por políticos.
É o índio antropólogo que nos diz o que é obrigação nossa saber: “Há fontes consistentes e diversos documentos oficiais que comprovam essa história recente de compra e venda das terras indígenas, envolvendo no comércio dessas terras somente para a elite, a classe rica, políticos poderoso e os agentes dos governos.
Os povos indígenas foram expulsos e dispersados. O Estado-Nação brasileiro doou e vendeu as terras indígenas: isso é uma imensa dívida histórica no Mato Grosso do Sul”.
A política de genocídio do índio, praticada pelos bandidos brancos, é uma tradição profundamente arraigada entre nós.
Os ruralistas brancos têm poder de dinheiro e político. Comandam a Polícia e a Justiça. Agora, são donos do Ministério da Agricultura e estão próximos de conseguir a “solução final”.

Maria Fernanda Arruda é escritora e colunista do Correio do Brasil.
  


quinta-feira, 8 de outubro de 2015

AS AMORAS SÃO VERMELHAS


Era uma vez um jovem chamado Píramo. Era o mais garboso, o mais belo e agradável jovem de toda a Babilônia.

Píramo amava loucamente a jovem Tisbe, a mais bela virgem (sim, já houve), a mais encantadora, a mais simpática, enfim, a mais tudo.

Eram vizinhos, separados apenas por uma parede comum a casa de ambos e cresceram fazendo juras de amor, beijando e se enroscando na mesma parede, cada um do seu lado.

Por motivos desconhecidos, os pais de Píramo e de Tisbe não gostavam dessa relação endoidecida e proibiram o namoro entre os pombinhos.

Oh crueldade! Queriam muito ser um do outro, casar, ter filhos e uma casinha de cerquinha branca, mas a intransigência dos velhos era total.

Mas nada pode segurar o amor, muito menos uma paredezinha de nada.

Havia, sim havia uma pequena fenda na maldita parede, quase imperceptível e conhecida apenas pelos dois, e por aquela estreita fenda seus hálitos se cruzavam e suas juras de amor tornavam-se incandescentes e cada vez mais rebeldes.

Todas as noites despediam-se beijando a parede e agradecendo a pequena e única fenda pela qual por instantes se sentiam mais próximos.

Até que um dia os hormônios em ebulição assumiram o comando.

Combinaram fugir.

 Naquela noite, protegidos pelas sombras da falta de lua, se encontrariam num point da gurizada apaixonada chamado “o Túmulo do Nilo”.

A ideia era enlaçarem-se apaixonados e felizes, próximos a uma fonte e sob uma grande árvore, uma amoreira cheia de frutos maduros e brancos como a neve (sim, naquela época as amoras eram brancas).

Então, sem parede para atrapalhar, iriam se amar loucamente e depois partir em busca de outros ares já que os dali ficariam pesados com a fúria de seus pais.

Aquele dia pareceu interminável para os jovens apaixonados, mas, finalmente caiu a noite e a hora chegou.

Tisbe, mais apressadinha, chegou primeiro ao lugar combinado, cheia de medo e de desejos.

Sozinha na mais completa escuridão, ela ficou encolhida, à espera do amado.

De repente, porém, com a visão já acostumada ao escuro, percebeu o vulto de um animal selvagem que se aproximava com o andar típico dos predadores noturnos. Era uma leoa e já que tinha acabado de matar uma presa, chegava com as mandíbulas ensanguentadas.

Tisbe percebeu que, de barriga cheia, a fera não iria se esforçar para alcança-la e correu em busca de um abrigo na floresta ali próxima. Ao correr, desajeitada diante do perigo, deixou cair a capa que lhe protegia os ombros.

A enorme predadora deixou Tisbe se ir e após alguns minutos de descanso retornou para as profundezas das matas virgens de onde viera. Antes, porém, atraída pelo movimento da capa empurrada pelo vento, abocanhou-a e a fez em pedaços.

Minutos depois, nosso herói Píramo chegava para o encontro marcado e a cena que encontrou foi a seguinte: a capa que bem sabia ser de sua amada, toda rasgada e cheia de sangue (o bicho estava com a mandíbula ensanguentada, lembra?) e por toda volta as pegadas inconfundíveis de uma leoa.

O que foi que ele pensou?

Como fui estúpido. Demorei demais comendo a sobremesa que minha mãe fez e permiti que ela ficasse aqui sozinha. Céus, enquanto eu devorava o pudim a leoa devorava minha amada. Como fui marcar um encontro num lugar tão perigoso? A culpa é minha, sou um retardado, um imbecil, eu a matei.

Desesperado, abraçado aos trapos da capa de Tisbe, foi para debaixo da amoreira, e, entre soluços, zaz, enfiou sua espada no coração.

O sangue explodiu em borbotões atingindo as amoras que se tingiram de vermelho-escuro.

Mais tarde, apesar de apavorada com a leoa, mas, querendo muito encontrar seu amado, Tisbe retornou ao “Túmulo do Nilo”.

E encontrou o pobre rapaz agonizante. 

Desesperada abraçou o corpo moribundo de Píramo que ao sentir seu calor abriu os olhos pela última vez (deve ter pensado “sou uma besta mesmo” que é que fui fazer) para em seguida morrer.

Enlouquecida de dor, Tisbe pegou a espada encharcada com o sangue de Píramo e, também zaz, a cravou no coração, morrendo instantaneamente.

Arrependidos os pais babacas incineraram os corpos de seus filhos e guardaram a cinza de ambos numa mesma urna para dizer que nem a morte iria os separar.

Até os deuses, normalmente insensíveis, se tocaram com o drama dos jovens e desde então os frutos das amoreiras são vermelhos para lembrar esse louco e infeliz amor.

Esta história era contada, mais ou menos assim, por Ovidio, poeta latino do século I.

Prof. Péricles


segunda-feira, 5 de outubro de 2015

OS ARRASTÕES E SUAS ESTRANHAS OCORRÊNCIAS





Por Mário Augusto Jakobskind


Os arrastões nas praias da Zona Sul do Rio de Janeiro e até mesmo no centro da cidade maravilhosa não são propriamente fatos novos.

Quem não tem memória curta lembra perfeitamente que nos dois governos de Leonel Brizola ocorreram os tais arrastões. No governo de Benedita da Silva, numa antevéspera de eleição, também.

Em várias ocasiões constatou-se que os incidentes foram forjados e a participação da mídia hegemônica, leia-se Rede Globo, foi decisiva no sentido de criar pânico entre a população.

Os arrastões mais recentes ganharam dimensões e as imagens da violência correram o mundo, provocando consequentemente sérios danos ao turismo no Rio de Janeiro e do Brasil.

Por coincidência ou não, mais uma vez a TV Globo esteve presente no momento exato de um dos arrastões na praia do Arpoador, tendo com uma das vítimas uma turista europeia que fez questão de afirmar que jamais voltaria ao Rio de Janeiro.

A mesma Rede Globo não cobre a violência que vem sendo praticada sistematicamente pela polícia em áreas carentes do Rio de Janeiro. São mortas gente inocente, em sua maioria afrodescendentes, e o Secretário de Segurança José Mariano Beltrame não aparece da mesma forma como nos acontecimentos recentes na Zona Sul carioca.

Beltrame parece que nesta hora se esconde ou então a mídia hegemônica não o procura para explicar as violências policiais.

No caso dos recentes arrastões na Zonal Sul as autoridades agiram de forma inconsequente. Como a Justiça tinha impedido a prisão de menores nos ônibus sem flagrante delito, o Secretário José Mariano Beltrame disse em entrevista que a polícia se sentia “constrangida” e “obedecia à lei”. Na prática, para usar uma expressão popular “deixou correr”.

Ficou evidente que no fundo ele queria o apoio da opinião pública contra a medida da Justiça. Foi a forma que encontrou para justificar a incompetência de sua gestão. A polícia não foi impedida de agir preventivamente e obedecer a lei. Beltrame deixou as praias vazias de policiais que foram atender aos organizadores do Rock in Rio.

Os arrastões se multiplicaram e acirraram o preconceito e racismo de setores da classe média da Zona Sul carioca que decidiram fazer justiça pelas próprias mãos. Foram gravadas cenas chocantes de menores sendo retirados à força de ônibus em plena Avenida Copacabana.

Tudo realmente, no mínimo muito estranho, ainda mais quando se sabe que a polícia e a Secretaria de Segurança Pública têm um setor de inteligência. Uma pergunta que não quer calar: por qual motivo a inteligência não foi acionada para identificar quem faz os arrastões? Seria apenas incompetência?

Na prática, os maiores atingidos pelo esquema truculento, seja por parte dos integrantes dos arrastões ou dos justiceiros de índole fascista, são os pobres, afrodescendentes que vão às praias de ônibus ou metrô. E que as autoridades querem proibir.

Não é de hoje também que esses cidadãos brasileiros pobres são mal vistos pelos truculentos de índole fascista que agora se organizam através de redes sociais para agredir os que consideram “invasores” de seu território.

No governo Brizola quando linhas de ônibus foram autorizadas a utilizar o Túnel Rebouças para facilitar a ligação da Zona Norte e subúrbio com a Zona Sul, houve protestos de frequentadores (racistas) das praias. Neste setembro de 2015, os racistas estão se valendo de justiceiros truculentos para atacar.

Os que se consideram donos das areias, sobretudo das praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, não excluindo moradores de bairros como a Lagoa, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes podem ser facilmente identificáveis.

São os mesmos integrantes da classe média de médio ou alto poder aquisitivo que em meses anteriores saíram às ruas de Copacabana pedindo o impedimento da Presidenta Dilma Rousseff e os ainda mais radicais a volta da ditadura militar que assolou o país por 21 anos.

Na carona dos arrastões se consolida também a decisão dos proprietários dos ônibus, juntamente com a Prefeitura, de cancelar várias linhas que fazem a ligação das Zonas Norte e subúrbios com a Zona Sul. Com isso, os usuários, a maioria absoluta de trabalhadores, serão obrigados a fazerem baldeação, tanto na ida como na volta.

Redução de linhas para possibilitar ainda maiores lucros aos proprietários de veículos coletivos, como Jacob Barata, identificados como detentores de contas no exterior com polpudas quantias que não passaram pelo crivo do Imposto de Renda, mas que são beneficiados pela impunidade promovida por decisão da Câmara dos Deputados que ordenou a suspensão do aprofundamento das investigações nas contas do HSBC na Suíça.

O que vem acontecendo no Rio de Janeiro deve ser objeto de uma profunda investigação para evitar não só interpretações equivocadas sobre os nefastos acontecimentos, como também a manipulação da informação. E, além do mais, para acabar de uma vez por todas com a barbárie, que pode estar sendo estimulada para fins inconfessáveis.

Mário Augusto Jakobskind, jornalista e escritor, correspondente do jornal uruguaio Brecha; membro do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (TvBrasil). Consultor de História do IDEA



sábado, 3 de outubro de 2015

DICIONÁRIO BRASILEIRO DA ESTUPIDEZ



 Armagedom” – Final dos tempos; é quando você se liga no noticiário da mídia brasileira.

Guerra Fria” – há duas definições. 1. Período geopolítico posterior à Segunda Guerra Mundial até a dissolução da União Soviética em 1990, e 2. Atualidade Geopolítica no pensamento dominante da mídia brasileira e de seus fiéis seguidores, conservadores de os matizes.

Hipocrisia” – criticar nos outros, especialmente no pessoal da esquerda, aquilo que ele mesmo ou seus representantes fazem o tempo todo. Chorar quando vê um corpinho de criança morta na beira da praia e chamar refugiado de escória também vale.

Classe Média” – Quem primeiro usou a definição de Classe Social foi Marx para denominar o estamento social que não detém os meios de produção e o poder, nem faz parte da massa mais explorada e menos especializada do trabalho. No Brasil essa denominação define a galera que por não ser dos mais pobres se acha ameaçada por esses e por isso adquirem um comportamento mais conservador do que os que realmente mandam.

Diabo ou Capeta” – ser sobrenatural que assume toda a responsabilidade sobre nossos erros e nos livra da responsabilidade de corrigi-los.

Salvação” – aquilo que os pastores dizem que vem depois que os fiéis pagam (e esse pagar é infinito) para a Igreja botar tudo na conta do capeta.

Crise de Consciência ou Alucinação Coxinhógena” – argumentação de que Golpe Militar é uma coisa Constitucional, ou seja, que tem alguma justificativa justamente no instrumento que preserva a democracia num país.

Comunista” – Demônio que come criancinha.

Cuba” – Inferno comunista que quer dominar o mundo e invadir o Brasil com falsos médicos.

 “Heróis” – agentes da morte de inocentes quando provocada pelas gloriosas forças armadas dos Estados Unidos ou de seus subordinados, a força militar de Israel.

Terrorista” – quando a tragédia é provocada por palestinos ou qualquer um que use turbante ou simplesmente, os outros.

"Cidadão” – cãozinho amestrado que balança o rabinho faceiro quando o dono, ianque ou doutor joga um ossinho.

Estados Unidos” – Canaã, terra prometida onde não haverá esquerdistas nem qualquer ideia que questione às ordens e interesses dos mais ricos.

Professor de História” – idiota que estudou história por anos mas não sabe nada sobre o assunto.

Petralha” – todo aquele que não concorda com o pensamento golpista.

Aguardem para breve, mais alguns verbetes do nosso dicionário do ódio.



Prof. Péricles

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

MUNDO FESTIVO DA IMPUNIDADE


Por Moisés Mendes

Racistas, homofóbicos e xenófobos (inclusive os que choraram vendo a foto da criança síria morta no naufrágio) nunca estiveram tão à vontade no Brasil. 

Todos, incluindo os golpistas, circulam com desenvoltura, sempre em nome da liberdade de expressão e da democracia. 

O grande deboche cometido pelo reacionário folgadão é exatamente este: ele fala em nome de uma democracia que pretende ver pisoteada. Fala e nada acontece.

Mas nos Estados Unidos o bicho pega. A escrivã Kim Davis, do Kentucky, decidiu que não casaria gays. Contrariou uma determinação da Suprema Corte, e a Justiça foi acionada.

O juiz federal John Heyburn mandou que a mulher fosse presa. Uma multa, disse ele, não adiantaria nada. 

No Brasil, o que mais se aplica é multa ou fiança. Se fosse aqui, com dinheiro no bolso, ela estaria solta.

Às vezes nos falta um juiz como esse Heyburn. Ele é o mesmo que no ano passado enfrentou autoridades ultraconservadoras. Procuradores decidiram, “em defesa do Estado”, que não haveria casamento gay no Kentucky. Porque a Constituição era contra e a região precisava de casais héteros, ou a reprodução de kentuckyanos estaria ameaçada.

O juiz ordenou que se cumprisse a decisão da Corte. O cartórios obedeceram, mas não a católica ortodoxa Kim Davis. Ela não casaria gays nem com ordem do Papa. Kim acha que só os casamentos héteros dão certo. Tanto que se casou quatro vezes, sempre sob as bênçãos divinas.

Há um componente na idiotia de Kim nem sempre presente nos reacionários brasileiros: a sinceridade. A escrivã não tem outro interesse que não seja o de defender seu ponto de vista ultraconservador.

Aqui, não. Aqui os reacionários mais estridentes usam o ódio contra gays, negros “e tudo o que não presta” — como já disse um deputado — como grande negócio político. 

O mercado do ódio é próspero no Brasil. 

A pilantragem se escora na religião só como desculpa.

Aqui, temos pelo menos a juíza Carine Labres, que não se acovardou diante dos homofóbicos dos CTGs que tentaram impedir casamentos de gays em Livramento. 

No Estado dos machos galhofeiros, quem se impõe é uma juíza. 

Mas ainda falta mandar um homofóbico para a cadeia.

sábado, 26 de setembro de 2015

TE ENXERGA

As melhores ideias foram utilizadas para as piores aberrações.

Algumas sofreram metamorfose tão grande que se inverteram, se não no conteúdo, em sua forma.

O Cristianismo, por exemplo.

A ideia original, o ponto de partida da doutrina cristã é a solidariedade e a igualdade.

Talvez nenhuma outra doutrina tenha destacado tanto a prática da tolerância

A cena descrita nos evangelhos em que Jesus confrontado pela observância da lei que determinava apedrejar as prostitutas, apresenta uma das mais belas respostas que se tem notícia na história humana.

O atire a primeira pedra aquele que não pecou é a expressão máxima do “questione a ti mesmo, assuma teus próprios erros” ou, simplesmente, como se diz no Rio Grande “te enxerga”.

No entanto, posterior a seu nascimento, o cristianismo se tornou propriedade do estado e de um clero profissional que se formou em torno de sua popularidade.

A Igreja deformou de tal maneira a ideia inicial do cristianismo que, na Idade Média justificava a intolerância com a invenção do pecado, financiou campanhas de terror baseada na tortura e na fogueira. O clero profissional criou um exército para impor a sua visão das coisas e as Cruzadas promoveram massacres terríveis, piores até do que o ocidente costuma acusar os muçulmanos.

Nada poderia ser mais intolerante e por isso, menos cristão.

Com certeza, se pudesse, Jesus diria para os cruzados e papas se enxergarem antes de agredir, não com pedras, mas com o aço das espadas.

O capitalismo também.

Nasceu de um sonho diante do desespero.

Homens sem esperança diante das obrigações feudais que lhes tornavam a vida impossível encontraram no comércio à longa distância a centelha de luz para iluminar suas trevas feudais e no lucro honesto uma nova forma de viver e buscar ser feliz.

Lendo obras como “A Riqueza das Nações” de Adam Smith, o papa do liberalismo, percebe-se claramente a preocupação com o humano. A vontade de que o novo sistema trouxesse vida melhor para todos, donos dos meios de produção e meros trabalhadores, até porque os fundadores do capitalismo eram isso mesmo, trabalhadores.

Entretanto, a ideia original do capitalismo foi distorcida por visões encasteladas no egoísmo mais cruel, cuja preocupação sempre foi a concentração da riqueza, tornando o rico cada vez mais rico e o pobre que se lixe.

O maior holocausto da terra que foi o massacre dos povos ameríndios em nome do lucro do estado e das classes mercantis europeias, além da escravidão, foram justificadas (até pela Igreja) como um mal necessário diante da imposição do civilizado (e capitalista) sobre o selvagem e inútil (entrave ao capital).
Igual o cristianismo, tornou-se algo distante e distorcido do próprio início.

O socialismo também.

Desde os utópicos a ideia era a construção de uma sociedade mais justa.

Marx e Engels lapidaram com talento científico o sistema que nascia do mais humano e cristão dos desejos: a igualdade.

Ao despojar os seres da propriedade privada, os fundadores do socialismo jamais pensaram em punir os ricos, mas, de superar a pobreza.

Da mesma forma, ao conceituar a religião como o ópio do povo, eles, como cientistas, referiam-se à religião oficial e dogmática, instrumento utilizado para a exploração e não a qualquer conceito teológico.

Aliás, de várias maneiras percebesse ser o socialismo muito mais próximo das ideias do cristianismo do que mesmo, o Capitalismo, na medida em que prega o total despojamento de qualquer instrumento que permita a exploração do homem pelo homem.

Mas, premido por suas limitações históricas o socialismo, se apresentou alguns êxitos, também deu origem aos mais bizarros ditadores e a ditaduras cruéis que, assim como massificou a propriedade massificou também as criaturas e a liberdade.

Tanto o cristianismo como o capitalismo e o socialismo, eram belos em essência e foram indevidamente reescritos por quem os utilizou a seu proveito.

Assim também ocorre com os movimentos que, de forma justa e democrática expressam oposição e contrariedade ao governo do PT, mas que se tornaram instrumentos utilizados por defensores de ditaduras, homofóbicos e religiosos radicais.

Intolerantes que cultivam o ódio como prática, sem nenhum pudor.

Por isso, é bom manter-se atento à bandeira que se empunha e a máscaras que se prende ao rosto.

É bom ter certeza que expressam e defendem realmente o que pensamos e sentimos ou se o melhor ao convite para ingressar na turba não seria o gaudério e sincero "te enxerga".




Prof. Péricles