segunda-feira, 5 de setembro de 2016

TEMER E A VINGANÇA DE HEFESTO



Hefesto era filho de Zeus e de Hera.


Nasceu muito feio, com problemas nas pernas e aparência de anão.


Hera, sua mãe, ficou muito envergonhada de ter um filho deficiente e o jogou no mar, recém-nascido.


Mas foi recolhido e salvo pela dôce ninfa do mar Tétis, mãe do herói Aquiles, que o criou com todo amor.


Hefesto se tornaria deus do fogo, da metalurgia e dos vulcões (Vulcano, em latim).


Tempos mais tarde foi reconhecido como filho de Hera, e a deusa, arrependida, fez de tudo para que o filho feioso voltasse para o Olimpo, seu verdadeiro lar.


Ele não quis voltar imediatamente, mas sabia que seria impossível resistir à pressão dos deuses (inclusive de Dionísio que o embebedou de vinho para convencê-lo).


Mas, antes de dar o braço a torcer resolveu fazer uma pequena vingança contra sua mãe.


Construiu, então, um lindo trono de ouro e mandou entregá-lo à mamãe. Hera, exultante de felicidade, sentou no trono, mas nele, havia milhares de fios transparentes que a seguraram de uma forma que nenhum deus conseguiu soltar.


Chamado com urgência, Hefesto foi ao Olimpo e, antes de libertar sua mãe, aproveitando sua imobilização, usou todo o tempo do mundo para dizer tudo o que tinha trancado na garganta, assim, magoando e humilhando a deusa desnaturada.


O vice-presidente que traiu a parceira política que deveria proteger dentro do correto numa aliança política, finalmente está sentado no trono que, agora sabemos, sempre desejou.


Mas, já deve ter descoberto que milhares de fios invisíveis o prenderão à sua culpa e que, muitos, irão querer amassa-lo com verdades que talvez, ele preferisse não ouvir.


Ele já disse que não aceitaria ser chamado de golpista, mas, já está tendo que ouvir os gritos das ruas que, aos milhares, e de forma crescente, assim o definem.


Já retumbam em seus ouvidos críticas de parceiros de traição, como no PSDB, onde Aécio Neves já reclama de maior diálogo para as reformas que pretende impor ao país.


Estarrecido, já ouve a reação dos trabalhadores e suas centrais sindicais contra a terceirização do trabalho que prometeu fazer aos empresários, cúmplices do golpe.


Terá que ver escrito com tintas cada vez mais fortes o jargão que já toma o país de norte a sul “Fora Temer”.


Michel Temer descobrirá que está preso a fios invisíveis de forma que não poderá, nem mesmo, tapar os ouvidos ou fechar os olhos com as mãos, como aconteceu com Hera, que teve que ouvir todas as verdades que seu filho tinha a dizer.


E esse será apenas um dos castigos reservado aos traidores que terá que provar.



Prof. Péricles

Nenhum comentário: