domingo, 19 de agosto de 2012

JULIAN ASSANGE


Julian Assange fundou o WikiLeaks, um site genial, capaz de encontrar despachos e mensagens secretas de várias áreas diplomáticas, particularmente dos Estados Unidos.

Um fofoqueiro de marca maior, sem dúvida, e pior, um fofoqueiro capaz de tornar público comentários constrangedores da metrópole sobre o resto do mundo. Sabe aqueles comentários da gente fina sobre pobre dito na proteção das maciças paredes de suas mansões? Desagradáveis, desagradáveis...

Ficamos sabendo o que Nixon pensava de Médice, coisa que deve ter estremecido muita gente dentro da farda. Soubemos também o que Israel pensa realmente dos palestinos, algo assim como uma epidemia de barata que deve ser exterminada, e outras coisinhas mais.

Em pouco tempo tornou-se o inimigo público número 1 do Tio Sam e de todos os seus sócios e admiradores e/ou puxa-sacos.

A vingança, prato preferido da culinária dos irmãos do norte mais do que o hamburger, foi logo tramada.

Trataram de manipular um daqueles casos de acusação de estupro na Suécia, e estupro na Suécia é algo de menor credibilidade do que palavra de bebum prometendo não beber mais no dia seguinte.

Usando essa acusação que com certeza passou pelos gabinetes de Washington, a Suécia pede sua extradição (Assange está em Londres) e, claro, já está tudo acertado com os norte-americanos para que a tal extradição seja só uma voltinha em Estocolmo antes de ser recambiado, aí sim, para seu verdadeiro destino, os esteites, onde possivelmente lhe aguarde uma condenação à pena de morte por crime contra a segurança nacional.

Vendo o circulo se fechar Julius Assange se refugiou na embaixada do Equador, em Londres.

Embora Quito tenha fornecido asilo, considerando o refugiado um perseguido político, o governo da Inglaterra se nega a permitir que se retire para o Equador e inclusive, já ameaçou, por escrito (segundo o chanceler equatoriano, Ricardo Patiño) invadir a embaixada equatoriana.
Assange permanece na embaixada do Equador em Londres desde 19 de junho.
Vinte policiais britânicos continuam de guarda em frente ao edifício da representação diplomática, que se transformou em uma prisão.

Se Assange arriscar sair da embaixada, será imediatamente preso.

Entre vários aspectos curiosos desse caso, duas questões se destacam.

Primeiro, porque a Inglaterra que deu asilo político para uma dos maiores assassinos da história sul-americana, o general chileno Augusto Pinochet e apoiou o ditador a ponto de desafiar uma decisão judicial de um juiz espanhol e que exigia do mundo civilizado respeitasse às decisões de sua Corte, não respeita, agora, as decisões diplomáticas e institucionais dos outros?

Segundo, onde anda a mídia brasileira, ardorosa defensora dos direitos democráticos da divulgação da notícia e dos direitos de informação? A liberdade de expressão é só a deles? Por onde andam os meios de comunicação brasileiros, tão incansáveis na luta pelo respeito aos atos instituídos que não noticia além de duas linhas de fim de página o que está acontecendo em Londres? São dois meses de um drama quase sem divulgação na terra em que qualquer questionamento ao papel da imprensa é interpretado como heresia.

E o que está acontecendo em Londres é simplesmente o maior desafio do direito à informação nas novas tecnologias contra os velhos mecanismos de repressão e de manutenção do monopólio da informação.

É. Pensando bem, dá pra entender o silêncio de nossos paladinos.

Plim-plim pra vocês.

Prof. Péricles

2 comentários:

Anônimo disse...

Professor, bom dia!
Não estou conseguindo ter acesso a parte da POLICIA E PREFEITURA, na qual vc disse ontem em aula sobre a dica postada.
Gostaria de salvar a dica mas não estou conseguindo, poderia ver pra mim por favor?!
Abs.
Mariana

Anônimo disse...

Eu também não estou conseguindo. Quando tento aparece a mensagem "a página que você procura não existe".
Poderia ver pra nós por favor? \o/
Marcos.