sábado, 9 de abril de 2011

VICE-PRESIDENTE

O cargo de vice-presidente sempre foi muito questionado no Brasil.
Qual sua função? É realmente necessário? Estimula conspirações?
As opiniões se dividem.

Importante notar que sua existência (sempre submetida à Constituição) não é (como é nos Estados Unidos)uma convicção.
Durante o Estado Novo (1937-1945), ditadura de Getúlio Vargas,o cargo não existiu, visto que, não estava previsto na "Polaca" (a Constituição de 37).

Pela Constituição de 1946 sua eleição era independente da eleição de Presidente (o eleitor podia escolher um vice de um partido e um candidato a presidente de outro partido). Por isso tivemos nas eleições de 1960 o resultado, aparentemente incoerente do vice João Goulart, o Jango, pelo PTB e para Presidente Jânio Quadros candidato apoiado pela UDN. Naquele momento, dois partidos completamente opostos.
Como Jânio renunciou 8 meses após assumir, abriu a crise que levaria ao golpe de 1964, já que o vice Jango, era odiado pelos militares e pelos conservadores. Se o vice fosse do mesmo partido de Jânio, bem...a história poderia ser diferente.

Tivemos também o caso singular, que seria engraçado se não fosse triste, de Pedro Aleixo.
Para manter um disfarce de "democrática" a Ditadura designou o civil Pedro Aleixo vice do General Artur da Costa e Silva. Acreditavam que o cargo teria apenas efeito simbólico, já que vice "não mandava nada". Porém, Costa e Silva teve um derrame e teve que abandonar o poder. Meio sem jeito os miliatres tiveram que passar por cima de sua própria decisão. Pedro Aleixo jamais assumiu e uma Junta Militar passou a governar o país.

Na nossa enquete foi quetionado "Qual vice-presidente foi o mais importante para a história do Brasil?". Importante lembrar que não houve, de nossa parte, qualquer julgamento, e sim, apenas a vontade de conferir as preferências pessoais dos votantes. E o resultado foi:

1º lugar José de Alencar (vice nos dois mandatos de Lula de 2003 a 2010) recentemente falecido.

2º Lugar Itamar Franco (vice de Fernando Collor que terminou o mandato do presidente entre 1992 e 1994, após este ser impedido de continuar no cargo por corrupção. Itamar é o "pai" do Plano Cruzado, lançado em seu governo.

3º Lugar José Sarney, vice de Tancredo Neves, primeiro civil pós ditadura militar, que acabou governando no lugar do Presidente eleito indiretamente pelo Congresso e que morreu sem assumir as funções, de 1995 a 1999.
Café Filho, que assumiu após o suicídio de Getúlio Vargas em agosto/1954, não foi votado.

A todos os que participaram, nosso agradecimento e convite para que votem, assim como os outros, que não votaram, na próxima enquete.

Nenhum comentário: