sábado, 2 de abril de 2011

O 1º DE ABRIL

No maior Dia dos Bobos de nossa história, em 1º de abril de 1964, se consolidava o golpe militar que derubou do poder um presidente legitimamente constituído dando origem a uma Ditadura que se estenderia até 1985, com o fim do governo do último ditador, o General Figueiredo (1979-1984) e a posse do civil Tancredo Neves (que aliás, não assumiu, sendo substituído pelo vice, José Sarney).

Incentivados pela CIA e pelo governo norte-americano que, no auge da Guerra Fria temia que as propostas de Reformas de Base do Presidente João Goulart abrissem as portas do país para governos de esquerda, os militares brasileiros estabeleceram um longo período de autoritarismo, exclusão, alargamento da concentração da renda e crescimento da dependência econômica do país, principalmente em relação aos Estados Unidos.

Nessa longa noite de 20 anos, o golpe se recriou em 13 de dezembro de 1968 com a edição do nefasto Ato Institucional nº 5 (AI-5).

Toda e qualquer forma de democracia, participação popular ou oposição foi duramente combatida, inclusive com o uso indiscriminado da violência do estado, com prisões arbitrárias, torturas, mortes, e todo o elenco de horrores que caracterizam o fascismo.

Nesse dia, façamos um minuto de silêncio pelos mortos e desaparecidos que ousaram lutar pela liberdade. Renovemos o nosso compromisso com a democracia e façamos um pacto com a história para que nunca mais ocorram em nosso país 1º de abril, como esse.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Péricles.
Muito interessante teu blog. Quanto mais leio, mais percebo o quanto estou desinformada sobre política e economia. Mas a tua aula e a do Renato são tão instigantes e dadas de uma maneira tão acessível que estou mudando minha postura diante desses assuntos. Estou lendo o jornal com outros olhos. Agradeço à voces pela mudança.
Solange (Bco do Brasil)