terça-feira, 1 de setembro de 2015

A VIDA É DURA




Por Theófilo Rodrigues


Foi Marx quem observou em meados do século XIX que “os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente”.

A famosa máxima de Ortega y Gasset segue pelo mesmo caminho: “o homem é o homem e suas circunstâncias”.

A elegância estilística dos dois filósofos pode causar confusão em alguns. Mas poderia ser facilmente substituída por uma simples expressão popular: “a vida é dura”.

Ora, a recente vida política brasileira é um baita exemplo de como a vida é dura ou, em outras palavras, de como o ator político é constrangido permanentemente por circunstâncias externas que não controla.

Tendo saído vitorioso da eleição presidencial de 2014 o PT acreditou ter forças para eleger o novo presidente da Câmara dos Deputados no início de 2015. Lançou naquele momento o deputado Arlindo Chinaglia (PT) contra o candidato do PMDB, o deputado Eduardo Cunha.

O PT acreditou que tivesse uma musculatura que a história demonstrou ser insuficiente. Ignorou a regra mais básica da política: a correlação de forças. Como resultado Eduardo Cunha não apenas saiu vitorioso como à vontade para ser um autônomo opositor do PT. A vida foi dura com o PT.

Ao ser acusado por um delator da Operação Lava Jato de ter recebido uma propina de R$ 5 milhões Cunha optou por uma jogada ousada: em busca do apoio da opinião publicada – leia-se, apoio da imprensa – resolveu anunciar que a partir daquele dia faria oposição severa ao governo Dilma. Mas a estratégia não deu certo. A imagem de Cunha já estava abalada demais na esfera pública para convencer a imprensa a ser seu bote salva vidas.

Aécio Neves e seus correligionários também têm sofrido na pele as sequelas de uma vida dura. Ao embarcar na nau do impeachment Aécio viu sua base de sustentação econômica afastar-se de seu projeto político. Pois nem a burguesia financeira, nem a industrial, nem a agrária, nem a comercial estão dispostas a seguir por um caminho que possa afetar seus interesses e seus lucros.


Assim, Aécio ignorou uma outra regra básica: a de que a política não é plenamente autônoma da economia.
Mas não é apenas o mundo da política institucional lá de cima que tem percebido que a vida é dura. Cá do lado de baixo da sociedade essa percepção também é clara.

Vide o caso dos movimentos sociais que organizaram a campanha nacional pela reforma política. Como resultado a Câmara dos Deputados que nunca quis tratar desse tema acabou por aprovar uma reforma pelo avesso: ou seja, colocou na Constituição dispositivos contra os quais os movimentos sociais lutavam como o financiamento empresarial de campanhas.

Ou seja, a sociedade civil conseguiu colocar a roda da reforma política para girar. Só que a roda girou para o lado contrário.
Nossas ações são constrangidas por muitos vetores sobre os quais não temos controle.

A virtude na política, tal qual em Maquiavel, não está no domínio sobre todas as múltiplas determinações da totalidade. Por óbvio, isso seria impossível.

Virtuoso é o ator que tem noção de sua insignificância frente a todas as outras forças do mundo e que a partir dessa consciência adota a tática e a estratégia mais adequada à conquista de seus objetivos.

Virtuoso é aquele que sabe que a vida é dura.



Theófilo Rodrigues é cientista político.

sábado, 29 de agosto de 2015

A REALIDADE E OS SONHOS



Por Fidel Castro


Escrever é uma forma de ser útil se você considerar que nossa sofrida humanidade deve ser mais e melhor educada diante da incrível ignorância que nos envolve a todos, à exceção dos pesquisadores que procuram nas ciências uma resposta satisfatória.

É uma palavra que implica em poucas letras seu infinito conteúdo.

Nós todos em nossa juventude escutamos falar alguma vez de Einstein e, especialmente, após a explosão das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, que puseram fim à cruel guerra desatada entre Japão e os Estados Unidos.

Quando aquelas bombas foram jogadas, depois da guerra deflagrada em decorrência do ataque à base dos Estados Unidos, em Pearl Harbor, o império japonês já estava vencido.

Os Estados Unidos, o país cujo território e indústrias permaneceram alheios à guerra, passou a ser o de maior riqueza e melhor armado da Terra, frente a um mundo destroçado, cheio de mortos, feridos e famintos.

Juntas, a URSS e China tinham perdido mais de 50 milhões de vidas, além de uma enorme destruição material.

Quase todo o ouro do mundo foi parar nos cofres dos Estados Unidos. Hoje se calcula que a totalidade do ouro como reserva monetária dessa nação chega a 8.133,5 toneladas do referido metal. Apesar disso, espezinhando os compromissos subscritos em Bretton Woods, os Estados Unidos declararam, unilateralmente, que não fariam jus ao dever de respaldar a onça Troy com o valor em ouro de seu papel moeda.

Tal medida decretada por Nixon violava os compromissos contraídos pelo presidente Franklin Delano Roosevelt. Segundo um elevado número de especialistas nessa matéria, assim foram criadas as bases de uma crise que, entre outros desastres, ameaça golpear com força a economia desse modelo de país.

Entretanto, os EUA devem a Cuba o montante das indenizações equivalentes a danos, que equivalem a muitos milhões de dólares, como já denunciou nosso país com argumentos e dados irrecusáveis, ao longo de suas intervenções nas Nações Unidas.

Como foi expresso claramente pelo Partido e o governo de Cuba, em um gesto de boa vontade e de paz entre todos os países deste hemisfério e do conjunto de povos que integram a família humana, e assim contribuir para garantir a sobrevivência de nossa espécie no modesto espaço que nos cabe no universo, nunca deixaremos de lutar pela paz e o bem-estar de todos os seres humanos, independentemente da cor da pele e do país de origem de cada habitante do planeta, bem como pelo direito pleno de todos a possuir ou não um credo religioso.

A igualdade de todos os cidadãos à saúde, à educação, ao trabalho, à alimentação, à segurança, à cultura, à ciência e ao bem-estar, quer dizer, os mesmos direitos que proclamamos quando iniciamos nossa luta mais os que emanem de nossos sonhos de justiça e igualdade para os habitantes de nosso mundo, é o que desejo para todos; aos que por comungarem em tudo ou em parte com as mesmas ideias, ou muito superiores, mas no mesmo rumo, agradeço imensamente, queridos compatriotas.


Fidel Castro Ruz é advogado, membro do Partido Comunista Cubano.
Artigo publicado, originariamente, no diário cubano Granma.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

CARTA A UMA EX-ALUNA



Oi guria.

Te vi ontem, numa foto.

Estavas participando da marcha de protesto contra a Dilma.

Não entendi o cartaz que carregavas.

Dizia que querias de volta a Ditadura?

Lembro bem que estavas presente nas aulas que falei desse período da nossa história.

Tão rebelde me perguntou como o povo aceitava calado tanta repressão e violência. Lembra?

Também manifestau incompreensão com os artífices do golpe, seus apoiadores.

Que ironia, guria, tu até riu quando falamos da “Marcha com Deus pela Família e Liberdade” e agora te vejo tão ativa num movimento com as mesmas matizes conservadoras.

Tinha muitas perguntas pra te fazer, mas, como sei que médicos são muito ativos trabalhando em várias clínicas, achei melhor não ser extenso.

Então te pergunto apenas, onde foram parar teus ideais de liberdade?

Foram transplantados em alguma aula de anatomia?

Um dia tu me disse que quando fosse médica iria sempre estar ao lado de teu povo mais carente, mas agora renega o “Mais Médicos”. Em que semestre desnudasse os teus sonhos para vestir o corporativismo?

Sabe, professor é um ser estranho. Ele vive achando que foi, de alguma forma, capaz de fazer melhor os seus alunos.

Teimamos em acreditar que o mundo se transforma a partir da educação pois a educação obrigatoriamente leva ao desejo de igualdade e de fraternidade e justiça.

Por isso, minha querida aluna, teu cartaz doeu em mim como se fosse uma sirene irritante despertando do sono de forma brusca.

Será que não usei as palavras certas? Os exemplos mostrados em imagem nos slides de mulheres torturadas foram poucos?

Aquelas fotos de ossadas encontradas em vala clandestina no cemitério de Perus... tu chorou, recordo bem.

Qual a parte de crimes contra os direitos humanos tu não entendeu?

Por que não fizesse perguntas para tirar as dúvidas?

Bem, vou ficando por aqui.

Professor tu sabe, assim como médico trabalha o tempo todo em vários lugares, embora a remuneração não tenha nada de parecido.

Ah... sobre aquela moça desaparecida que te falei, bem, acho que não mais te interessa, mas... ela não voltou ainda pra casa e nem jamais voltará embora sua mãe ainda a espera todos os dias.

Muito bonito teu cartaz. Colorido e com aquelas letras bem feitas que sempre elogiei.

Tomara que um dia eu não as veja num cartaz que pede notícias de alguém amado desaparecido.

Na verdade, a história não se repete, nós é que repetimos erros.

Tchau. Que teus caminhos sejam coerentes com tuas ações e palavras e que ele siga realmente o que vai em teu coração.

Te cuida,



Prof. Péricles





sábado, 22 de agosto de 2015

EUROPEU CONTRA GAUCHO


Por Santiago, de Porto Alegre


Fiquei sabendo da existência do “Gaucho” na leitura de um artigo da edição de 15 de julho de 2015 do heroico Charlie Hebdo. O texto de Fabrice Nicolino fala da crise grega e comenta a dívida não paga da Alemanha desde a Primeira Guerra e principalmente atenta para a dívida ambiental que as germânicas Bayer e BASF tem com a Europa, devido aos seus terríveis venenos agrícolas.

Pois o “Gaucho”, assim sem acento no “U” e com grafia hispânica, é um poderoso pesticida fabricado pela Bayer e que está exterminando abelhas na Europa e Estados Unidos. A sua substância é a Imidacloprid.

Tem havido manifestações na Europa contra a Bayer e o “Gaucho” – não contra nós, o povo cavaleiro da pampa sul americana, mas contra o agrotóxico inimigo das abelhas e com cujo nome a Bayer teve a bela ideia de nos homenagear.

O Imidacloprid substância da família dos neonicotinóides, afeta o sistema imunológico do inseto.

A Bayer fazia parte do grupo IG Farben, que fabricava o gás Zyklon-B, usado nas câmeras de gás dos campos de concentração nazistas.

De acordo com organização PANNA da América do Norte, 94% das sementes de milho dos Estados Unidos são tratadas com neonicotinóides, portanto as abelhas são submetidas a uma carga tóxica cada vez maior nas lavouras de milho.

Afirmam os biólogos que se as abelhas desaparecerem, a humanidade teria poucos anos de vida, já que a reação em cadeia começará a erradicar certas espécies devido à falta de polinização e afetará culturas de passarinhos.

Num estudo publicado na revista Science, o biólogo da Universidade de Sussex Dr. Dave Goulson, diz que a “exposição a pesticidas neonicotinóides, que são uma neurotoxina em essência, estava afetando a capacidade das abelhas de aprender, de encontrar o caminho de volta para casa, de navegar, de coletar alimento, e assim por diante, o que não é surpreendente se acaso percebermos se tratar de neurotoxinas.

O que encontramos, e que tenho que confessar ter sido surpreendente em seu âmbito, foi que os ninhos tratados cresceram mais lentamente, porém, de forma mais dramática, o efeito sobre a produção da rainha foi realmente forte. Assim, tivemos uma queda de 85% na produção dos ninhos da rainha que foram expostos durante um período de apenas duas semanas a concentrações bastante baixas destes pesticidas em comparação com os ninhos de controle.

Mas a generosa homenagem não ficou num nome só, tem o “Poncho” um outro veneno também da Bayer, para controle de pragas do milho à base de Clothianidin. Injusta denominação, já que o “poncho” é a capa grossa de lã ou feltro, usada contra as intempéries dos campos do sul e não só é inofensivo às abelhas, como ao contrário, fornece abrigo no caso de algum campeiro que se veja atacado por um enxame, no descampado das coxilhas.

As gigantes da área biotecnológica, Bayer et Syngenta, que fabricam os neoniconinoides, estão gastando milhões de dólares para evitar a suspensão destas substâncias, além de terem processado a Comissão Europeia pelo banimento destas classes de inseticidas.

Na época da Segunda Guerra a Bayer era uma das cinco empresas que formavam a IG Farben, acusada de fornecer ao nazismo o produto Zyklon-B para as câmaras de gás. Por isso a IG Farben foi levada ao Tribunal Militar dos Estados Unidos em 1948 e alguns dirigentes foram parar na prisão.

Espera-se para breve enérgica manifestação nas assembleias da ONU por parte dos CTGs (Centros de Tradição Gaúcha) contra o uso indigno do nome. Tão logo nós gaúchos, que mal nenhum fazemos às laboriosas abelhas, exceto em algum momento em que o gaúcho é tão macho, mas tão macho, que não chupa o mel – come a abelha!


Santiago, artista gráfico e cartunista ilustrador gaúcho.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O PROFESSOR DE DENIZARD



Ele nasceu antes da Revolução Francesa, em 12 de janeiro de 1746, na bela Zurique, Suíça.

Ainda muito criança aprendeu sobre as dificuldades da vida, vendo a mãe empobrecida batalhando pelo sustento diário, após a morte de seu pai.

Certa vez, um menino rico do colégio o desdenhou por não ter pai e o chamou de ralé.

Naquela época, na França, o nascimento ditava a forma como as pessoas eram tratadas e não os valores da dignidade e da personalidade, mas, seus estudos sempre foram prioridade para sua mãe.

No país de Calvino, recebeu instruções e dogmas do calvinismo, mas jamais se confessou ser de qualquer religião. Dizia apenas ser cristão.

Naqueles tempos conspiratórios, onde os ventos vindos de França sussurravam sobre uma revolta contra o Rei, os jovens inflamavam-se rapidamente, e Johann Heinrich Pestalozzi, já na Universidade, entra para o grupo de Lavater, o poeta, que defendia reformas liberais. Mas, em 1781, após a morte de um amigo por questões políticas, desencanta-se e abandona o partido e a vida política definitivamente.

Casou-se uma única vez, aos 23 anos.

Em 1798, aos 52 anos, assiste as tropas comandadas por Napoleão Bonaparte invadir seu país.

Seus olhos atentos perceberam um número cada vez maior de órfãos da guerra vagando no Cantão (estado) de Unterwalden,principalmente às margens do Lago de Lucerna.

Ele também perdera o pai muito criança, mas essas crianças, a maioria delas, perdera pai, mãe, lar e identidade e perambulavam sem abrigo e comida, sendo quase todos não alfabetizados.

Johann ocupou, clandestinamente, um convento abandonado após as ruinas da guerra e levou tantas crianças abandonadas quanto pode para lá. Dedicou-se aos pequenos com extrema devoção e foi nessa experiência que nasceu o revolucionário “método pedagógico Pestalozzi”.

Em 1799 os invasores franceses ocuparam o convento para instalar um hospital e Pestalozzi e suas crianças tiveram que abandonar o seu “esconderijo”, mas conseguiu licença para manter uma escola em Burgdorf, para onde se transferiram e lá ficaram por 5 anos, até 1804.

A permissão para criar uma escola e manter seus órfãos deu-se, provavelmente, por já ser naquela época uma pessoa conhecida. Havia escrito em 1780 “As Horas Noturnas de Um Ermitão” e em 1781 “Leonardo e Gertrudes” um conto sobre os esforços de uma mulher bondosa para reformar sua casa, sua praça e sua cidade, que já trazia muitos aspectos de sua visão pedagógica. Ambos os livros, mas especialmente o segundo, considerado sua obra prima, fizeram enorme sucesso na Suiça e na França.

Nesse período, em Burgdorf, escreve “Como Gertrudes Ensina Suas Crianças onde usa a personagem Gertrudes para explicar suas ideias sobre educação.

O método Pestalozzi era revolucionário para a época (e para algumas escolas, até hoje) na medida em que prioriza a educação integral não limitada pela absorção de conteúdos via informações. Em sua pedagogia a escola deveria ser uma extensão do lar das crianças oferecendo segurança, amor e afeto junto com a informação (na época as escolas eram extremamente frias havendo uma enorme distância entre ensino e afeto).

Inspirado nos tempos em que sofria bulling por ser pobre e na sua enorme experiência como educador que educa enquanto vive o dia a dia (no convento e na sua escola), Pestalozzi discordava de outros pedagogos que supervalorizavam a razão e o conhecimento científico.

Para ele, na voz de Gertrudes “só o amor tem a força salvadora, capaz de levar o homem à plena realização moral, e possibilitar que cada um encontre dentro de si mesmo a essência divina que lhe dá verdadeira liberdade”.

O processo educativo, ensinava, deveria englobar três dimensões humanas, identificadas com a cabeça (intelectual), a mão (físico) e o coração (afetivo ou moral).

Em 1805, todas as suas crianças já estavam encaminhadas e a salvo do abandono e Pestalozzi mudou-se para Yverdon, onde, nos próximos vinte anos se dedicaria integralmente a aprimorar e divulgar seu método de ensino e educação.

Sua casa tornou-se famosa pois era visitada constantemente por homens poderosos como o ministro das relações exteriores da França Talleyrand e a culta Madame de Stael.

Foi citado em obras de importantes pensadores seus contemporâneos.

Aceitou vários educadores como discípulos e entre os mais notáveis figura a pessoa extraordinária de Denizard Rivail, o Allan Kardec, codificador da Doutrina Espírita.

Seus últimos anos foram de tristeza pelas disputas de egos e ódios entre professores de sua escola que diziam ter, cada um, entendido melhor as lições do mestre.

Em 1825 escreveu seu último trabalho “O Canto do Cisne” e aos 81 anos, faleceu em 17 de fevereiro de 1827.

O velho mestre jamais escondeu que os anos mais felizes de sua vida não foram como escritor e professor consagrado, mas os anos passados com os órfãos de Stans quando, segundo ele, aprendeu a amar e entender melhor as dores de seus semelhantes.

Ele ensinou que educação só se faz com o coração e que fazemos tudo melhor (inclusive aprender) quando gostamos do ambiente em que vivemos e somos bem tratados.

Johann Heinrich Pestalozzi, um revolucionário da educação.

Obrigado, querido mestre.


Prof. Péricles

terça-feira, 18 de agosto de 2015

CRIMES EM CANAÃ


Na madrugada do dia 31 de julho passado, um grupo de extremistas judeus em número ainda não definido, quebrou as janelas de uma casa Palestina no vilarejo de Duma, na Cisjordânia.

Por que aquela casa? Por que aquela família? Não se sabe. Provavelmente por uma escolha totalmente aleatória, isso é, poderia ser qualquer outra casa de outra família palestina.

Pelas janelas quebradas, e antes que a família despertasse completamente, bombas incendiárias foram lançadas.

Saad Dawabsha era o chefe daquele grupo familiar e, com a velocidade que lhe foi possível conseguiu tirar um dos filhos, de quatro anos, e a esposa, do meio das chamas e leva-los para fora do inferno em que a casa havia se tornado.

Em seguida retornou em busca do outro filho, um bebê de 18 meses.

O pessoal do socorro chegou em seguida e encontrou Saad inconsciente, abraçado ao corpo do filho, totalmente carbonizado.

Retirado ainda com vida, o pai foi hospitalizado com queimaduras de terceiro grau, mas, autoridades palestinas informaram a sua morte no sábado, 1º de agosto.

A mulher de Dawabsha e seu outro filho seguem internados em estado grave.

Os assassinos picharam a palavra “vingança” nos muros da vizinhança além da frase “vida longa ao Messias”.

O que tem essa tragédia de inédito na região? Nada. Crimes assim são bem comuns. Ano passado, por exemplo, um jovem palestino foi queimado vivo em Jerusalém, depois do assassinato e sequestro de três adolescentes israelenses por militantes palestinos na Cisjordânia.

Assim tem sido há décadas e assim será enquanto os homens que têm o poder para fazer parar a matança, homens como o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, não aceitarem que, a construção da paz só será possível com mútuas concessões.

A paz no Oriente Médio é possível, e isso já foi demonstrado por Itkaz Rabin e Yasser Arafat, mas para isso, a postura prepotente dos senhores da guerra deve ceder espaço para o desejo real de construí-la.

Enquanto isso acontecer, homens como Saad Dawabsha, que não participava de nenhum grupo extremista, nem partido político, e que tinha apenas para si a responsabilidade sobre sua família, continuarão morrendo abraçados aos corpos sem vida de seus filhos.

Apenas a paz pode deter os crimes em Canaã.


Prof. Péricles