domingo, 6 de dezembro de 2015

PORTA VELHA A GENTE TRANCA


A sede de nosso partido ficava no segundo andar de um velho casarão, bem no centro da cidade.

Estávamos no apagar das luzes da ditadura, mas sabíamos que ainda haviam forças que apostavam no retrocesso.

Uma caça às bruxas no velho estilo anticomunista era algo possível, embora não esperado, mas a bomba do Rio Centro também não era esperada, e, no entanto, aconteceu.

Por isso a palavra de ordem era discrição.

O partido ainda estava na ilegalidade e o melhor era manter uma rotina sóbria aguardando que os tempos de abertura removessem os últimos entulhos.

Numa noite estávamos somente cinco, no segundo andar arrumando panfletos a serem distribuídos numa manifestação do dia seguinte.

O andar debaixo era vazio, tinha a porta de entrada e a escada para o andar de cima.

O trinco era antigo, e o último que entrou esqueceu de passar a chave.

Lá em cima, nós cinco fazíamos as últimas arrumações movidos a cafezinho quando ouvimos um estouro.

Juro que nunca imaginei que em segundos se pudesse pensar em tantas coisas.

Uma bomba? Pé na porta? Polícia? Um tiro?

O medo é um sentimento mais veloz do que a luz, e flexível, podendo tomar várias formas.

Uma entrada excessiva de água na embarcação causa pânico.

Barulho no quintal em plena madrugada traz apreensão.

Nuvens carregadas e sombrias riscadas por relâmpagos podem aflorar verdadeiras fobias.

Medo é um sentimento que contagia, mas, por outro lado, relativamente fácil de extirpar.

O segredo? Combatê-lo. Enfrenta-lo em sua raiz não fugindo das consequências porque nenhuma consequência é pior do que cultivar o medo, viver com ele, tentar fingir que ele não existe.

No estouro do prédio do nosso partido, passado o primeiro impacto despencamos pelas escadas para ver o que era em vez de pular pela janela dos fundos, para descobrir que era apenas o vento e o estouro de uma velha porta pesada.

No caso da água da embarcação o melhor é saber de onde ela vem e se necessário preparar os recursos de emergência.

No barulho do quintal as luzes que se acendem acompanhadas de um bom sistema de alarme pode ser a solução.

E no caso das nuvens carregadas o melhor é buscar abrigo numa área protegida e esperar que a tempestade passe, porque, toda tempestade, não importa sua fúria, irá passar.

O medo é covarde pois ataca nossas fraquezas, mas, não resiste quando se ergue a cabeça para enfrenta-lo.

Hoje os que acreditam na democracia sentem um indisfarçável sinal de medo.

Temos confiança nas instituições, mas é inegável que os acordos de interesses, as traições e as alianças dos poderosos sempre nos causarão desconforto.

Ao ver a Polícia Federal o Judiciário agindo partidariamente mais preocupados com as luzes da ribalta de uma mídia comprometida do que com a verdade, como não ter medo?

Mas o medo não pode ser maior que a esperança, como diria o ex-presidente Lula.

É necessário enfrentar as ameaças à ordem democraticamente constituída.

Cada um de seu jeito, devemos lutar: levando informação aos mal informados, conhecimentos que a história nos dá a quem não a conhece.

Mensagens em redes sociais são importantes já que os inimigos da democracia controlam as mídias oficias e a desinformação se esparrama em toda a rede.

E, principalmente, temos que ir para a rua. Participar do esforço que será demonstrar aos que decidiam os próximos passos, que, no Brasil a democracia será defendida com unhas e dentes.

Ao que parece a guerra a recém se inicia.

Haverá tempo para a luta e por mais desgastante que ela seja temos que ter vivo em nossa mente que pior, muito pior, seria o conforto dos indignados se a presidente aceitasse a chantagem para manter a normalidade.

A presidente, guerreira de muitas batalhas optou pelo enfrentamento e era bem isso que esperava dela seus eleitores.

A nós, cidadão que prezamos a liberdade e as conquistas populares ao longo desses treze anos, cabe combater o medo, enfrenta-lo e dissipar as nuvens de ódio que escurecem os céus do Brasil.

Até porque, sabemos bem, por pior que seja a tempestade, ela passará, assim como porta velha a gente tranca.



Prof. Péricles

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

DÉDALO E ÍCARO, SONHAR É POSSÍVEL



Dédalo era um extraordinário artista e engenheiro da cidade de Atenas. Sua fama corria o mundo de tal forma que num determinado momento não tinha mais como atender todos os pedidos que lhe faziam.

Então convenceu o sobrinho Talo a ser seu aprendiz.

Talo revelou um talento até então insuspeito. Inventou o serrote observando a mandíbula de uma serpente. Inventou ainda o compasso e outros instrumentos úteis.

Em pouco tempo a popularidade de Talo magoou o ego de Dédalo de tal maneira, que o mestre resolveu assassinar o aprendiz, ou seja, o próprio sobrinho, e assim o fez, empurrando o pobre rapaz do alto do templo de Atena.

Quando tentou se livrar do corpo, Dédalo foi descoberto.

Talo, por sua vez recriou vida por vontade da deusa Atena, na forma de uma perdiz.

Por esse crime, o grande artista, agora desprezado por seu povo, foi condenado à morte.

Ele, porém, conseguiu fugir para Creta onde passou a ser protegido pelo rei Minos.

Em troca da segurança em Cnosos, capital da ilha, tornou-se funcionário do rei, atendendo a todos os trabalhos de engenharia, independente de sua própria vontade.

Uma das ordens de Minos para Dédalo foi à construção do Labirinto, onde foi presa a fera Minotauro (corpo de homem e cabeça de touro), na verdade, o resultado da traição de Pasífae, esposa do rei, apaixonada por um touro branco.

O rei exigiu do engenheiro que a prisão fosse inviolável, pois não queria que o povo soubesse da vergonha que passava.

O labirinto se tornou a maior obra de seu tempo, admirada por reis e engenheiros de todo o mundo.

Algumas virgens sacrificadas depois (só assim o Minotauro amainava sua fúria) o Labirinto acabou sendo invadido pelo herói Teseu que veio salvar sua amada Ariadne das garras do monstro.

Minos culpou Dédalo que havia garantido a impossibilidade de uma fuga ou invasão e o condenou juntamente com seu filho Ícaro à prisão perpétua no próprio labirinto.

Foi lá, sem esperança de recuperar a liberdade, que Dédalo teve a ideia de fugir pelo único caminho possível, o céu.

Passou a recolher todas as penas que caiam das aves que cruzavam o céu de onde estavam e juntar toda a cera disponível das colmeias de abelhas.

Unindo todas as asas uma a uma com fio de linho e colando-as ao corpo com cera, Dédalo deu origem a dois pares de asas.

Antes do voo o pai recomendou o jovem filho a voar numa altitude média.

Não muito baixa, pois poderia molhar as asas no mar nem e muito alta para que o sol não derretesse a cera.

E num certo dia de sol, alçaram voo da liberdade.

O plano de Dédalo tinha tudo para dar certo. As asas funcionaram perfeitamente, porém... Ícaro deixou-se inebriar pelas belezas profundas que viu. Céu e mar, terra, matas... Liberdade! Ícaro se embriaga de tanta liberdade, voa alto, e cada vez mais alto e mais alto onde nem as aves chegavam.

O sol faz derreter a cera e a queda é profunda e mortal.

Dédalo está só. Viverá ainda muitos anos, mas nunca conseguirá recuperar a alegria depois da perda do único filho.

Na história de Dédalo os gregos nos falam da necessária liberdade criadora do artista.

Quando recebeu a proteção do rei Minos após a condenação pelo assassinato do sobrinho, Dédalo perdeu essa liberdade passando a produzir aquilo que o Rei queria, e isso limita sua liberdade artística.

Dédalo escapou da prisão física, mas não da prisão de sua arte.

Os gregos ainda resvalam em algo muito presente em sua cultura, a bestialidade, que envolve o nascimento do minotauro, fruto da paixão entre uma mulher, a esposa de Minos e um animal, no caso, o touro branco, assim como Zeus fez para possuir Europa e na forma de um cisne para seduzir Leda.

Seu filho, Ícaro, é instruído ao meio termo “nem tão baixo que as águas do mar molhem suas asas, nem tão alto que o sol derreta a cera das asas”, mas, nós humanos, somos Ícaro e preferimos o sonho radical ao “meio termo”.

O sonho de voar está na essência da alma humana e seduzem como só os sonhos impossíveis podem seduzir.

Preferimos o mais profundo. Preferimos a loucura que engana o bom senso e o próprio medo, embora a consequência seja a queda, que se faz mais profundo quanto mais radical seja a ousadia do sonho sonhado.

Já com idade avançada Dédalo chegou a hora de sua morte e sua prolongada velhice nos faz questionar o que mais vale na existência humana: o sonho radical que nos ameaça com as quedas profundas, como o de Ícaro, ou a segurança do mediano que nos permite longa existência, muitas vezes cativa como a arte de Dédalo?

O que se sabe, com certeza, é que antes de fechar os olhos pela última vez, Dédalo enxergou voando alto, sobre sua cabeça, a figura de uma perdiz.

Era a alma de Talo, o jovem e talentoso sobrinho assassinado pela vaidade do mestre.

Talo vinha lembrar ao velho tio que o talento é capaz de fazer voar sem artifícios. E que seremos humanos, enquanto existir em nós o sonho de Ícaro.




Prof. Péricles

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

COMO DIZIA JÚLIO CESAR



Caio Júlio Cesar

Tenho um amigo que após um exame teve diagnosticado um problema grave que exigia cirurgia. O procedimento cirúrgico foi marcado para três meses após.

De início meu amigo gostou desse prazo. Daria tempo para se preparar, dizia.

Mas, ele não conseguiu administrar a doença que o incomodava, apesar de não trazer perigo imediato à sua vida, e esses três meses acabaram se tornando uma verdadeira tortura.

Ele não podia manter sua rotina, os incômodos o impediam de uma vida normal, e por fim ele acabou ansiando que cada minuto passasse mais ligeiro para entrar logo na sala de cirurgia e resolver questão.

Precisava retomar sua vida, sua rotina, e seguir em frente.

Felizmente a cirurgia foi um sucesso e ele pode voltar, contudo para suas aulas, seus amigos, sua família, sua vida.

O governo Dilma estava mais ou menos na mesma situação.

Essa ameaça ridícula de impeachment engessou o governo faz mais de ano.

Na verdade, Dilma não conseguiu governar em paz durante todo esse primeiro ano de seu mandato.

Tentou administrar a doença, isso é, conviver democraticamente com a oposição fascista e um criminoso que ocupa o cargo de presidente do Congresso.

Não conseguiu. Jamais conseguiria.

Não se convive “pacificamente” com um tumor. Extirpar o mal é a única terapia recomendável.

O enfrentamento por essa via do impeachment acabará sendo muito bom pra Dilma e seu governo e péssimo para seus opositores.

A tentativa de golpe fracassará e perdendo sua única bandeira que é atacar sistematicamente o governo e seduzir os inconformados com um governo popular que não perde eleição há três mandatos, deixará a oposição nua.

Sem essa demência utilizada como política o povo brasileiro verá a oposição como ela é e perceberá que na verdade, não nada além de inconformismo e arrogância.

O que a oposição tem, sustentada pela mídia oportunista e golpista e por parte de um judiciário e polícia federal engajados politicamente, são sofismas.

Uma mentira pode sobreviver enquanto não for desmascarada.

Li que a presidente comentou com assessores que “foi melhor assim” e concordo plenamente.

A batalha não assusta. Pior e decepcionante seria que o PT defendesse o presidente do congresso num acordo tácito para evitar o processo. Isso sim seria constrangedor e indesculpável para seus eleitores..

Esse processo terá esse efeito benéfico. Forçará o governo (como se diz no gauchês) mais bunda mole da história do Brasil a sair das cordas e enfrentar o fascismo que ameaça a própria democracia brasileira.

E isso, acredite, será muito bom para o próprio governo.

O grande estrategista Júlio Cesar ensinava que um exército só marcha em ofensiva quando possuí força consistente e maior que a do inimigo. Nunca atacar num impulso e sim quando houver chances reais de vitória.

Os que querem impeachment esqueceram que não possuem argumentos jurídicos, materialidade em suas acusações, culpabilidade, ou qualquer prova sobre ilícito cometido pela presidenta.

Temos que acreditar nas instituições do país.

Vão perder.

E isso será ótimo para o país.

Do jeito que estava não podia ficar. O governo fingia que governava e o país não se movia, num momento difícil na economia mundial.

Bem vindo processo de impeachment!

O governo Dilma começa agora.

E para certos bandidos e uma oposição bandida que apoia bandido, restará apenas choro e ranger de dentes.



Prof. Péricles






terça-feira, 1 de dezembro de 2015

NO IRAQUE TODAS AS LENDAS JÁ MORRERAM

Estado Islâmico toma Kirkut



Noite alta na província de Kirkut, Iraque.

Normalmente a população dorme na madrugada. Mas não no Iraque.

Os habitantes que não puderam fugir ou resolveram tentar a sobrevivência após a chegada do Estado Islâmico ouvem um som de um avião.

Um som abafado, mas que aumenta de volume de forma constante.

Alguns corajosos erguem os olhos para o céu, afinal, pode ser, quem sabe, uma aeronave da Cruz Vermelha que joga mantimentos e remédios de paraquedas que se perdeu do destino e tenha chegado só agora... quem sabe?

Os olhos escondidos atrás das janelas percebem que o avião vira suavemente para a esquerda e diminui a altitude.

Já na parte oeste da cidade, fortemente dominada por milicianos armados do EI, soltam algo, de paraquedas, mas, definitivamente não é mantimentos.

O povo de Kirkut conhece todas as caixas, lonas e adágios referente à mantimentos.

O povo de Kirkut convive com isso há quinze anos, tempo suficiente para diferenciar se a caixa traz alimentos ou armas.

E aquelas caixas são sim, de armas e munições.

A operação é rápida. Em menos de quatro minutos duas dezenas de caixotes são jogados nos braços do EI. Armas para mais mortes. Alimento para a fome interminável de vidas daquele grupo de bandeira e coração negros.

O avião leve, não planador, mas cargueiro, refaz a curva agora para a direção leste e inicia a ação para ganhar altitude.

Talvez por um descuido do piloto, a subida é lenta demais, ou talvez não acreditem que possam ser identificados.

O fato é que os olhos apavorados por trás das janelas e embaixo dos cobertores percebem nitidamente a identidade da aeronave... USA Army.

Golpe fatal em quem acredita nos filmes hollywoodyanos em que os norte-americanos são os “mocinhos” do mundo, gladiando-se contra vilões pela liberdade e em favor dos mais fracos.

Em Hollywood, talvez. Nas páginas dos jornais do ocidente, com certeza.

Mas não na vida real. Não em Kirkut, Iraque, numa província esquecida por Alá.

Em Kirkut todos sabem quem arma, fortalece e enriquece o EI.

Todos lembram como tudo começou.

No Iraque, todas as lendas já morreram.




Prof. Péricles

sábado, 28 de novembro de 2015

OLHAI AS ONDAS DO MAR


Muitos admiradores da mitologia da cultura clássica desconhecem a mitologia brasileira. E isso realmente é lamentável.

Quando os africanos vieram cativos para o Brasil, trouxeram consigo sua fé, esperança e seus mitos.

Aqui, submetidos aos trabalhos forçados mais cruéis da história, foram impelidos a abdicar de suas crenças ancestrais e adotar a religião dos seus senhores.

Apesar de negro não ter alma, conforme a igreja, era preciso combater o paganismo.

Entretanto, a criatividade inata desse povo, ousou criar uma nova concepção religiosa que cresceu entre as frestas de liberdade permitindo, de alguma forma, continuar cultuando seus deuses.

O segredo era “botar uma roupagem” de homem branco em seus deuses e em suas crenças.

Essa mescla de culturas que dá origem a uma outra cultura, chamamos de sincretismo. E é devido ao sincretismo religioso que encontramos tantos elementos cristãos, como incenso, sinos e estatuetas de santos como São Jorge, São Jerônimo, Santa Bárbara e outros, nos terreiros dos cultos afro-brasileiros.

Nos cultos afro-brasileiros os orixás são elementos da natureza e suas relações com o mundo, entre eles e com a humanidade, explica uma série de segredos insondáveis pela razão.

Entre os orixás mais populares encontra-se Iemanjá, a rainha do mar.

Ao contrário dos gregos e latinos que imaginavam uma divindade homem assustadora (Posseidon ou Netuno) como o senhor dos sete mares, os africanos adoravam a figura meiga de uma mulher.

Em vez do homem de tridentes ameaçador, uma mulher, serenamente bela.

Em oposição ao temor, o amor de mãe.

O mar, caminho dos padecimentos desse povo e estrada natural entre seu passado de liberdade que findava com sua travessia e o mundo do cativeiro que o esperava, do outro lado, tinha tudo para representar o que mais doloroso se poderia carregar na alma, e a divindade dominante sobre as águas tinha tudo para ser tenebrosa e cruel.

Entretanto, Iemanjá é bela. É bondosa. É mãe amorosa de todos os seus filhos.

O mar, de onde saiu o primeiro aminoácido que daria origem à primeira célula, é mulher.

Como explicar visão tão sublime diante do caos?

Iemanjá não é a separação de um povo de seu passado, mas o elo que os une.

A estrela do mar, a rainha, a personificação da mãe, travestida de Nossa Senhora da Conceição, da Glória ou dos Navegantes nos cultos cristãos.

Ainda chamada em Angola de Kianda, rege todas as uniões, os aniversários além de todas as comemorações familiares e festas porque Iemanjá é alegria, é esperança, é compreensão, sem tridentes e sem ameaças.

Nos tempos em que os membros de uma mesma família eram separados pelos interesses comerciais de compra e venda, era a Iemanjá a geradora do sentimento de amor entre os entes queridos, dando sentimento e personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos.

Enquanto os gregos viam no senhor dos mares o poder e a força que utiliza suas filhas, as sereias para encantar e levar os homens à morte, os africanos percebem tiveram uma visão mais humana na harmonia das ondas, a beleza das curvas e a eternidades dos seres

Em Cuba, também veste as cores azul e branca e é negra. Rainha negra do mar.

O mar se completa com a personificação feminina visto que nenhum outro lugar do planeta é tão fecundo.

Sabem os negros que no mar não existem senhores e diante de sua fúria não existem privilégios, por isso, todos sofrem do mesmo medo e suplicam do mesmo jeito por suas vidas.

Iemanjá tudo vê e a todos os seus filhos protege, não só aqui, mas lá na dimensão dos oceanos infinitos, onde a liberdade não se negocia pois está expressa em cada uma de suas gotas.

Haverá no universo mais segredos do que no mar e no coração de uma mulher?




Prof. Péricles



sexta-feira, 27 de novembro de 2015

REDE GLOBO, A TV QUE ILUDE O BRASIL

Por Vanessa Barbara


No ano passado, a revista "The Economist" publicou um artigo sobre a Rede Globo, a maior emissora do Brasil.

Ela relatou que "91 milhões de pessoas, pouco menos da metade da população, a assistem todo dia: o tipo de audiência que, nos Estados Unidos, só se tem uma vez por ano, e apenas para a emissora detentora dos direitos naquele ano de transmitir a partida do Super Bowl, a final do futebol americano".

Esse número pode parecer exagerado, mas basta andar por uma quadra para que pareça conservador. Em todo lugar aonde vou há um televisor ligado, geralmente na Globo, e todo mundo a está assistindo hipnoticamente.

Sem causar surpresa, um estudo de 2011 apoiado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que o percentual de lares com um aparelho de televisão em 2011 (96,9) era maior do que o percentual de lares com um refrigerador (95,8) e que 64% tinham mais de um televisor.

Outros pesquisadores relataram que os brasileiros assistem em média quatro horas e 31 minutos de TV por dia útil, e quatro horas e 14 minutos nos fins de semana; 73% assistem TV todo dia e apenas 4% nunca assistem televisão regularmente (eu sou uma destes últimos).

Entre eles, a Globo é ubíqua. Apesar de sua audiência estar em declínio há décadas, sua fatia ainda é de cerca de 34%. Sua concorrente mais próxima, a Record, tem 15%.

Assim, o que essa presença onipenetrante significa?

Em um país onde a educação deixa a desejar (a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico classificou o Brasil recentemente em 60º lugar entre 76 países em desempenho médio nos testes internacionais de avaliação de estudantes), implica que um conjunto de valores e pontos de vista sociais é amplamente compartilhado.

Além disso, por ser a maior empresa de mídia da América Latina, a Globo pode exercer influência considerável sobre nossa política.

Um exemplo: há dois anos, em um leve pedido de desculpas, o grupo Globo confessou ter apoiado a ditadura militar do Brasil entre 1964 e 1985.

Com esses riscos em mente, e em nome do bom jornalismo, eu assisti a um dia inteiro de programação da Globo em uma terça-feira recente, para ver o que podia aprender sobre os valores e ideias que ela promove.

A primeira coisa que a maioria das pessoas assiste toda manhã é o noticiário local, depois o noticiário nacional. A partir desses, é possível inferir que não há nada mais importante na vida do que o clima e o trânsito.

O fato de nossa presidente, Dilma Rousseff, enfrentar um sério risco de impeachment e que seu principal oponente político, Eduardo Cunha, o presidente da Câmara, está sendo investigado por receber propina, recebe menos tempo no ar do que os detalhes dos congestionamentos. Esses boletins são atualizados pelo menos seis vezes por dia, com os âncoras conversando amigavelmente, como tias velhas na hora do chá, sobre o calor ou a chuva.

A partir dos talk shows matinais e outros programas, eu aprendi que o segredo da vida é ser famoso, rico, vagamente religioso e "do bem".

Todo mundo no ar ama todo mundo e sorri o tempo todo.

Histórias maravilhosas foram contadas de pessoas com deficiência que tiveram a força de vontade para serem bem-sucedidas em seus empregos. Especialistas e celebridades discutiam isso e outros assuntos com notável superficialidade.

Eu decidi pular os programas da tarde –a maioria reprises de novelas e filmes de Hollywood– e ir direto ao noticiário do horário nobre.

Há dez anos, um âncora da Globo, William Bonner, comparou o telespectador médio do noticiário "Jornal Nacional" a Homer Simpson –incapaz de entender notícias complexas. Pelo que vi, esse padrão ainda se aplica.

Um segmento sobre a escassez de água em São Paulo, por exemplo, foi destacado por um repórter, presente no jardim zoológico local, que disse ironicamente "É possível ver a expressão preocupada do leão com a crise da água".

Assistir à Globo significa se acostumar a chavões e fórmulas cansadas: muitos textos de notícias incluem pequenos trocadilhos no final ou uma futilidade dita por um transeunte. "Dunga disse que gosta de sorrir", disse um repórter sobre o técnico da seleção brasileira.

Com frequência, alguns poucos segundos são dedicados a notícias perturbadoras, como a revelação de que São Paulo manteria dados operacionais sobre a gestão de águas do Estado em segredo por 25 anos, enquanto minutos inteiros são gastos em assuntos como "o resgate de um homem que se afogava causa espanto e surpresa em uma pequena cidade".

O restante da noite foi preenchido com novelas, a partir das quais se pode aprender que as mulheres sempre usam maquiagem pesada, brincos enormes, unhas esmaltadas, saias justas, salto alto e cabelo liso. (Com base nisso, acho que não sou uma mulher.)

As personagens femininas são boas ou ruins, mas unanimemente magras. Elas lutam umas com as outras pelos homens. Seu propósito supremo na vida é vestir um vestido de noiva, dar à luz a um bebê loiro ou aparecer na televisão, ou todas as opções anteriores.

Pessoas normais têm mordomos em suas casas, que são visitadas por encanadores atraentes que seduzem donas de casa entediadas.

Duas das três atuais novelas falam sobre favelas, mas há pouca semelhança com a realidade.

Politicamente, elas têm uma inclinação conservadora. "A Regra do Jogo", por exemplo, tem um personagem que, em um episódio, alega ser um advogado de direitos humanos que trabalha para a Anistia Internacional visando contrabandear para dentro dos presídios materiais para fabricação de bombas para os presos.

A organização de defesa se queixou publicamente disso, acusando a Globo de tentar difamar os trabalhadores de direitos humanos por todo o Brasil.

Apesar do nível técnico elevado da produção, as novelas foram dolorosas de assistir, com suas altas doses de preconceito, melodrama, diálogo ruim e clichês.

Mas elas tiveram seu efeito. Ao final do dia, eu me senti menos preocupada com a crise da água ou com a possibilidade de outro golpe militar –assim como o leão apático e as mulheres vazias das novelas.



Vanessa Barbara é colunista do jornal "O Estado de São Paulo" e editora do site literário "A Hortaliça".