segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O MUNDO DE PÉRICLES (01)

Dessa vez não era nenhum tipo de encenação. Seus gestos dramáticos eram realmente fruto de sua angústia vinda da face oculta do coração e não ensaiados como gostariam de supor seus detratores.

O público, tanto os admiradores como os inimigos, estava verdadeiramente hipnotizado, magnetizado sem poder desviar os olhos e a atenção daquele homem que falava na tribuna.

Péricles, o nobre, o mais brilhante político e militar de Atenas (a Nova York de sua época) bradava usando todo seu talento para defender... uma prostituta.

Aspásia, a prostituta, estava presente. E sua presença próxima a Péricles era algo que causava a mais exasperante curiosidade e admiração.

Aspásia de Mileto era a mais bela das prostitutas de Atenas. Para ser aceita no sindicato das prostitutas (sim, as prostitutas tinham sindicato, aliás, um dos mais organizados) a jovem ateniense tinha que ser linda, atualizada, boa ouvinte e boa de papo, além de boa de cama, pois não era pra qualquer uma transar profissionalmente com os homens mais inteligentes do mundo, pelo menos, do seu mundo.

Além de mais bela, Aspásia era também considerada a mais inteligente das prostitutas. Líder do sindicato durante a famosa greve sexual que acabara com as Guerras Médicas na sua primeira fase. Oficialmente, apenas conselheira e conversadora do grande orador.

Desde que Péricles se divorciara, formava com Aspásia o mais conhecido dos casais secretos de Atenas. O amor entre os dois era tão intenso, tão verdadeiro, que, provocava todo tipo de comentários e inveja. Ao contrário dos homens famosos e poderosos de seu tempo que consideravam fraqueza a demonstração de afeto, Péricles jamais negou que amava Aspásia.

O amor provoca ódios e o próprio filho de Péricles, Xantipo,ridicularizava a relação atacando o próprio pai por ser 26 anos mais velho que a amada.

Depois de atacarem Fídias e o filósofo Anaxágoras, seus melhores amigos, acusados de ateísmo, agora, as forças políticas adversárias de Péricles atacavam Aspásia, acusando-a de corromper as mulheres de Atenas com suas idéias de liberdade e de igualdade, inclusive, se rebelando contra a proibição das mulheres votarem na Eclésia. Se condenada, Aspásia seria, no mínimo, expulsa de Atenas para sempre.

Agora, todos assistiam o grande orador defendendo a amada com o talento que só Péricles tinha e só Péricles teve em todo o dourado século V a.C que mais tarde a história chamaria de “o século de Péricles”.

Foi então, ninguém sabe exatamente quando, mas juram que entre uma frase que falava de amor, que Péricles fez o impensável. O inimaginável. O inacreditável. Aquilo que jamais nenhum outro homem ousara fazer na tribuna exposta dos oradores...

Péricles chorou.

Seu choro foi profundo, vindo de alguma parte perdida da alma. Emergiu pela garganta impulsionado pela revolta dos inocentes e pelo hálito ardente dos apaixonados e materializou-se num som de inconfundível dor.

Diante dos mais cultos personagens de seu tempo. Diante de generais, sábios e políticos. Diante dos populares que apinhados assistiam o discurso, Péricles chorou. As lágrimas substituíram os argumentos.

Chorou de amor e de inconformidade com o espetáculo armado. De amor paternal ferido pelo deboche do próprio filho. Um choro de indolência, de cansaço, de rebeldia adolescente e do mais adulto e maduro amor que só um homem na casa dos cinquenta pode sentir.

Houve alguns segundos do mais absoluto silêncio que aquela assembléia jamais assistiu.

E, enquanto Aspásia também se entregava ao mais profundo pranto a Assembléia explodiu.

Viva Péricles! Viva Aspásia! Chega de acusações!

Péricles, o povo chora contigo!

Liberdade para Aspásia!

Dizem que até Xampito, o filho revoltado, abraçou o pai.

Aspásia foi absolvida. Os dois voltaram juntos para casa, aplaudidos de pé ao cruzarem a saída da grande praça.

O grande orador grego acabara de provar que as vezes, a verdade não precisa de palavras.


Prof. Péricles

domingo, 22 de janeiro de 2012

FHC E SUAS FRASES BRILHANTES

Preste atenção nessa frase:


"Não vamos prometer o que não dá para fazer. Não é para transformar todo mundo em rico. Nem sei se vale à pena, porque a vida de rico, em geral, é muito chata"


Ela foi escolhida pelo "Book of All-Time Stupidest: Top 10 Lists" de Ross e Kathryn Petras como uma das maiores bobagens ditas em todos os tempos por um político.

Para nosso “orgulho” seu autor é um brasileiro. Ele, o Príncipe dos Sociólogos, o Intelectual, Fernando Henrique Cardoso, também conhecido por FHC.

Sejamos justos, vaidoso como é, e sempre em busca de reconhecimento internacional, deve ter sido a glória.

Fernando Henrique Cardoso, considerado nos tempos da ditadura militar como um intelectual de esquerda. Na abertura política tornou-se um dos cardeais do PSDB, o partido “dos tucanos” que acabaria encarnando a doutrina neoliberal no Brasil.

Em 1994 era Ministro das Relações Exteriores do governo Itamar Franco quando foi, cuidadosamente deslocado para o Ministério da Fazenda, isso porque, seria lançado o Plano Real, e como ele seria lançado candidato a presidente, era importante ser visto como o criador da coisa.

Montado no Plano Real foi eleito Presidente. Ainda encostado na segurança econômica do Plano e após uma campanha intensa no Congresso (que mudou a própria Constituição) foi reeleito.

Atualmente FHC perambula nos corredores da vida partidária e ainda é uma voz forte no seu partido.

Em homenagem aos saudosistas e para provar que a frase vencedora de nosso ex-presidente não é uma brilhante frase isolada (dessas que nenhum metalúrgico consegue repetir), listamos a seguir outras “pérolas” do nosso “Príncipe”.

- "Não existe esse fenômeno de gente morrendo de fome no Brasil." (2002, comentando a situação social do país.)
"Logo que eu iniciei o governo, eu disse que era fácil governar o Brasil. Talvez tivesse que refazer o que disse. Não dá mais para viver em um país tropical." (2002, gripado, ao receber o presidente do Timor Leste.)
"São uns ignorantes. (1998, irritado com os críticos de sua aula inaugural na faculdade do Hospital Sarah Kubitschek.)
"São vagabundos". (1998, sobre os brasileiros que se aposentam com menos de 50 anos.)
"O Rio é uma maravilha. Falam em crise e esse pessoal todo na praia!"(1999, para o governador Anthony Garotinho, sobrevoando a Praia de Copacabana.)
"Se a pessoa não consegue produzir, coitada, vai ser professor."(2001, sobre a angústia dos pesquisadores bolsistas.)
"Tem muito pobre. Não tem outra conclusão, tem muito pobre." ( 2002, reconhecendo que, apesar dos avanços na área social, ainda há muito o que fazer.)
"Essa coisa de ser brasileiro é quase uma obrigação."
"Que ninguém se engane...não vai haver nenhum espetáculo de crescimento, nada que se compare à China ou à Índia. Continuaremos nessa falta de entusiasmo, nesse desânimo."
"Parada militar no Brasil é pobre pra burro. Brasileiro não sabe marchar. Eles sambam … A cada bandeira de regimento a gente tinha que levantar, era um senta levanta infindável. Em setembro venta muito em Brasília e o cabelo fica ao contrário."

Agência Brasil/Revista Piauí e Prof. Péricles

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

PEQUENO HISTÓRICO DAS DROGAS

Sendo o homem um ser gregário e entendendo o consumo das drogas como uma necessidade para preencher vazios, fácil é a conclusão que, a incapacidade humana em criar uma sociedade justa, sem excluídos, pode ser apontada como uma das principais causas do uso abusivo de drogas.

Há 7 mil anos atrás o homem já consumia o álcool, seja como cerveja (Egito) ou como vinho (Europa meridional) conhecido como a “dádiva de todos os deuses”.

Há mais de 6 mil anos os Sumerianos utilizavam a papoula (uma flor de onde se extrai o ópio) como a “planta da alegria”, que traduzia o contato com os deuses.

Quase na mesma época o povo Cita queimava a maconha (cânhamo) em pedras aquecidas e inalavam os vapores dentro de suas barracas ou tendas.

Já em nossa era, aproximadamente no ano 1500, o cactus peyote (de substância alucinógena) era utilizado em cerimônias religiosas na América, enquanto o ópio (base da morfina e da heroína) era cultivado livremente por camponeses, como fonte de alívio de sua realidade sofredora. Na mesma época os espanhóis utilizavam as drogas alucinógenas como uma forma de auto-castigo, pois, para este povo (os espanhóis) droga significa “demônio”.

O consumo de ópio foi fartamente incentivado na Guerra Civil Americana (1860-1865), utilizado também para fornecer alívio à dolorosa vida dos soldados.

Nesse mesmo século (XIX) os ingleses utilizam a proibição do consumo do ópio por parte do governo chinês para declarar guerra a esse povo, invadir o país, e, claro, liberar o consumo da droga aos chineses (embora fosse proibido na Inglaterra).

Na década de 20, depois da I Guerra Mundial (onde, aliás, o consumo de morfina foi indiscriminado), os Estados Unidos instalam a “Lei Seca”, simplesmente proibindo o consumo de bebidas alcoólicas no país. O consumo não só continuou existindo como ainda gerou um mercado negro que faturou, em estimativas moderadas, cerca de 200 bilhões de dólares, controlado por gangster como o famigerado Al Capone.

Na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) prosperou o consumo de anfetaminas para combater a fadiga, não só entre militares, como também entre a população civil.

Barbitúricos/hipnóticos, como por exemplo, o Gardenal, tiveram seu auge a partir dos anos 50. “Viva Melhor Com A Química” era o apelo de marketing usado pelos laboratórios.

Já a década de 60 conheceu o apogeu do LSD (ácidolicérgico). Muitos defenderam em debates televisivos o seu consumo para, entre outros benefícios, possibilitar a entrada da mente em novas dimensões da realidade (mais ou menos como se imaginava o peyote).

Também na década de 60, mas principalmente na década de 70, ocorreu uma vertiginosa proliferação do uso da cocaína e de drogas sintéticas (além do LCD) como o Ecstasy.

Atualmente, derivados de cocaína, como o crack e a merla são as drogas predominantes, mas, percebe-se um crescimento muito significativo da produção e consumo das drogas sintéticas (feitas em laboratório).
O maior produtor mundial de ópio é o Afeganistão, de cocaína a Colômbia e a Bolívia, de maconha o Paraguai e drogas sintéticas os países desenvolvidos como os Estados Unidos.

Prof. Péricles

domingo, 15 de janeiro de 2012

MERCADO DE VAIDADES

Talvez você já conheça a história:

Há alguns anos atrás nas Olimpíadas Especiais de Seatle, nove participantes, todos com deficiência mental ou física, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos.

Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar. Todos, com exceção de um garoto, que tropeçou no asfalto, caiu rolando e começou a chorar.

Os oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Então eles viraram e voltaram. Todos eles.

Uma das meninas com Síndrome de Down, ajoelhou, deu um beijo no menino e disse:

- Pronto, agora vai sarar.

E todos os nove competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada.

O estádio inteiro se levantou e os aplausos duraram muitos minutos. E as pessoas que estavam ali, naquele dia, continuam repetindo a história até hoje.

Talvez os atletas fossem deficientes mentais.

Mas, com certeza não eram deficientes de sensibilidade.

Por quê? Porque, lá no fundo, todos nós sabemos que o que importa nesta vida é mais do que ganhar sozinho.

O que importa nesta vida é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir o passo e mudar de curso.

Precisamos, com urgência, usar o direito à rebeldia e à subversão diante do sistema que criou a lenda do "primeiro", do "único", da idéia de que fora do primeiro lugar não existe vida.

Tudo no capitalismo envolve a cultura de ser o vencedor, de ser o máximo. Ter as melhores jóias, o melhor emprego, o carro mais avançado, a mulher (vista como objeto) mais bela. Ostentar pois a ostentação implica em ter posse e em provocar respeito.

Uma vida em que ter é infinitamente mais importante do que ser.

Todos os passos do capitalismo levam à comparação, ao culto do vencedor e da exclusão do perdedor.

É belo ser um vencedor. É feio, decrepto, ser um perdedor.

Logo na infância aprendemos isso.

Tudo o que nos dizem possui uma forte conotação de elogio ou de censura. Aprendemos que temos que ser os melhores. Logo buscamos agradar para receber a recompensa/elogio. Essa "coleção" do que pensam de nós forma o que chamamos de ego. Nos tortura a censura, o ato envergonhado. Em pouco tempo vivemos em função das opiniões dos outros sobre nós e não sobre o que realmente queremos acreditamos que somos ou gostaríamos de ser.

Em pouco tempo a nossa vaidade torna-se nosso guia.

Os elogios são substituídos por melhores salários, pelo título de doutor.

Fazemos o que causa mais admiração aos outros, o que provoca mais “inveja” aos outros. Vivemos segundo os outros. Temos que ser melhores. Temos que ter mais.

O capitalismo criou a egolatria.

Assim como no mercado as empresas competem e, buscam conquistar o mercado e garantir consumidores. Assim como o consumo determina os investimentos e por isso novos antigripais possuem muito mais recursos para pesquisa do que remédios para o mal de Aizeimer, nós reproduzimos toda essa louca concorrência em nossas vidas, determinando a nossa individualidade.

Dar as mãos, só se houver “publicidade”.

Ceder o primeiro lugar... jamais.

Por isso o gesto das Olimpíadas Especiais de Seatle causou tanta comoção.
Por isso ela é lembrada até hoje...

Porque definitivamente o que os jovens fizeram foi, revolucionário.

Foi subversivo à ordem capitalista e contrário aos ditames da vaidade capitalista.


Prof. Péricles

A ÚLTIMA SOBREVIVENTE DA CELA 4

Morreu, aos 102 anos, Beatriz Bandeira, a última sobrevivente da famosa cela 4 – onde foram presas, na Casa de Detenção, no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, as poucas mulheres que participaram da revolta comunista de 1935 no Brasil.

Foi na cela 4 que ficaram confinadas Olga Benário (esposa do líder da intentona, Luiz Carlos Prestes), a futura psicanalista Nise da Silveira, a advogada Maria Werneck de Castro e as jornalistas Eneida de Moraes e Eugênia Álvaro Moreyra.

Por conta dessa passagem, Beatriz virou personagem de livros como “Memórias do Cárcere”, o relato biográfico de Graciliano Ramos, que também esteve preso por causa da revolta.

Pouco antes, como militante comunista e da Aliança Nacional Libertadora (ANL), Beatriz conheceu seu marido, Raul, que viria a ser jornalista e secretário de Imprensa do governo João Goulart (1961-1964). Com ele se casou três vezes.

Os dois foram exilados duas vezes. Em 1936, depois da libertação, foram expulsos para o Uruguai. Em 1964, após o golpe militar, receberam abrigo na Iugoslávia e, posteriormente, na França.

Ao regressar ao Brasil, Beatriz continuou a militância política nos anos 70 e 80. Foi uma das fundadoras do Movimento Feminino pela Anistia e Liberdades Democráticas, que lutou pelo fim da ditadura no País.

Além de militante política, Beatriz foi poeta (publicou “Roteiro” e “Profissão de Fé”) e professora (foi demitida pelo regime militar da cadeira de Técnica Vocal do Conservatório Nacional de Teatro). Também escreveu crônicas e colaborou para o jornal A Manhã e as revistas Leitura e Momento Feminino. Há dez anos ela contou um pouco de sua história em uma entrevista à TV Câmara.

Beatriz morreu na noite de segunda (dia 2) após um AVC. Foi enterrada no final da tarde do dia 3 no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

Uma nota pessoal:

Beatriz Bandeira Ryff era minha avó. Nos últimos anos de sua vida centenária a senilidade tinha lhe tirado totalmente a visão. Ela quase não falava e mal se comunicava com o mundo.

Há uns dez dias, fui visitá-la levado pelo meu filho de 8 anos que queria dar um beijo na “bisa”. Encontramos ela mais presente do que em todas as visitas nos anos anteriores. Chegou a cantarolar algumas músicas que costumava embalar o sono dos netos quando pequenos, como os hinos revolucionários “Internacional”, “A Marselhesa” (embora ela também cantasse obras não políticas, entre elas a “Berceuse”, de Brahms).

Ao me despedir, perguntei-lhe se lembrava o trecho do poema “Canção do Tamoio”, de Gonçalves Dias, que ela costumava recitar. Ela assentiu levemente com a cabeça e começou, puxando do fundo da memória. Foram suas últimas palavras para mim.

“Não chores, meu filho;
Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos,
Só pode exaltar.”
(“Canção do Tamoio”, Gonçalves Dias)

Autor: Luiz Antonio Ryff

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

VÍTIMAS DA DITADURA 7 - FINAL

É muito difícil fazer um inventário sobre as vítimas da ditadura militar brasileira.

Poderíamos dizer que a primeira vítima da ditadura foi a frágil democracia brasileira que, desde 1946 quando havia sido elaborada a mais liberal de suas Constituições, lutava em terreno movediço para se consolidar.

Essa frágil democracia havia sobrevivido ao suicídio do Presidente Getúlio Vargas em agosto de 1954 graças ao povo nas ruas que impediram um golpe militar já articulado. Sobreviveu às tramas golpistas de Carlos Lacerda que tentou impedir a posse de Juscelino em 1956, ironicamente, devido à atuação enérgica de um militar, o General Henrique Teixeira Lott, e ainda no governo de Juscelino sobreviveu a pelo menos duas articulações golpistas graças ao traquejo político do presidente.

Sobreviveu também a própria renúncia de Jânio Quadros, um ato que deve ser entendido como uma tentativa de centralização política que não deu certo e principalmente, sobreviveu ao golpismo que se seguiu a essa renúncia quando os militares impediram a posse do vice João Goulart. Sem dúvida, a sobrevida de nossa democracia em 1961 deve muito ao heroísmo do Governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola e aos apoiadores da Campanha da Legalidade, especialmente ao Comandante do 3º Exército, General José Machado Lopes.

Mas, não sobreviveu aos arranjos norte-americanos aliados às elites brasileiras e à sua conservadora e hipócrita classe média, em 1964.

Outra vítima da ditadura foi toda uma geração de brasileiros das mais diferentes matizes sociais que não aceitou o cabresto e lutou pela democracia, da sua forma e do seu jeito, alguns participando da oposição consentida do MDB, dos que militaram pela democracia em organizações que discordavam da luta armada como o PCB, ou mesmo dos que não militaram em nenhuma organização oposicionista, mas que, fizeram do seu silêncio e do seu amargor uma arma para lembrar que viviam no arbítrio.

Vítimas da ditadura foram os estudantes brasileiros, secundaristas e universitários, que optaram pela luta armada. Jovens que deram suas vidas em organizações como o PC do B, ALN (de Carlos Marighela), VPR e MR-8 (de Carlos Lamarca), da Colina e da VAR-Palmares (como Dilma Roussef), e especialmente dos sonhadores, apaixonados e livres, porque nunca aceitaram a escravidão, os heróicos guerrilheiros do Araguaia.

Foram também intelectuais, expoentes da música, das letras e das artes cênicas, como o genial Glauber Rocha ou o talentosíssimo Taiguara, músico campeão de perseguição ao seu trabalho.

Lideranças e militâncias sindicais e camponesas também foram suas vítimas.

Também foram vítimas os nacionalistas que percebiam com clareza a forma entreguista com que o Brasil foi governado nesse período, vendendo-se aos interesses estrangeiros, especialmente ianques, por um punhado de dólares.

Os servidores públicos civis e militares demitidos arbitrariamente por real ou suposta simpatia ao governo deposto.

Foram presos políticos de todas as idades torturados de forma desumana e cruel nos porões da ditadura, massacrados por sádicos servidores do estado, pagos pelo contribuinte.

Foram os mortos, assassinados pelo aparelho da repressão, em crimes quase sempre não assumidos por seus carrascos.

Foram vítimas da ditadura os “desaparecidos”. Brasileiros que, sabemos todos, estão mortos, mas cujos corpos jamais foram encontrados. Cuja sepultura clandestina permanece um mistério.

Essa série “Vítimas da Ditadura” apresentada por esse Blog a partir de farto material arquivado pela “Revista O Berro” se encerra aqui com uma homenagem especial aos familiares desses desaparecidos.

Nas palavras da mãe de uma dessas desaparecidas:
“Eu sei, eu sei que ela morreu. Mas, enquanto não me disserem onde está seu corpo, enquanto não me permitirem enterrar seus restos mortais e fazer uma prece sobre eles, eu sempre terei a ilusão que ela vai romper por essa porta a qualquer momento, me abraçando e beijando enquanto me chama de mama, como sempre fez”.

A essas vítimas da ditadura, suas maiores vítimas, pois seu sofrimento não conheceu anistia e que sofrem hoje na mesma intensidade que sofreram naquela época. A essas vítimas da ditadura para quem a ditadura ainda não terminou, a nossa mais humilde e singela, porém verdadeira, homenagem.

Prof. Péricles